Detonado: Chrono Trigger (Super Nintendo)



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
===================================================================================
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

# # # . O . D E T O N A D O ! . # # #

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
===================================================================================
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
### - Escolhendo o modo de batalha - ###

A primeira coisa a se escolher é o modo de batalha. Você tem 2 opções: 'Active' ou 'Wait'. Na opção 'Active' os inimigos atacarão mesmo se você não estiver preparado. Já na opção 'Wait', você tem tempo para escolher seus itens e montar sua estratégia. Eu particulamente prefiro a opção 'Wait', mas cada um tem o seu modo de batalha preferido.

### - Crono's house (1.000 A.D.) - ###

Itens - 200 G / Tonic / 300 G / 100 G

Escolha outro nome para Crono ou então deixe o original. Logo em seguida você verá a mãe de Crono o acordando. No quarto de Crono você poderá abrir ou fechar as cortinas se quiser. Desça e converse com sua mãe. Escolha outro nome para Lucca ou deixe o mesmo. Converse com ela de novo e ganhe 200 G de mesada. Saia e vá até a casa do prefeito (Mayor's Manor). Lá há várias pessoas que irão te ensinar detalhes sobre o jogo. Perto da janela você encontrará um baú contendo um Tonic. Vá ao andar de cima e converse com o velho entre as camas. Converse com ele 2 vezes respondendo 'Yes' e ganhe 300 G. Há um baú atrás dele contendo 100 G. Os tesouros por aqui acabaram, mas você pode conversar com as pessoas da cidade e dormir no Truce Inn pagando 10 G, mas na casa de Crono você pode dormir de graça. Sem mais lugares para ir, vá então para a Leene Square.

### - Leene Square - ###

Itens - Pendant

Siga direto para a próxima tela e então esbarre em uma garota loura de branco. Ela irá cair. Converse imediatamente com ela e pegue o seu pendante no lado direito. Devolva na mesma hora para ela respondendo 'Yes' e logo em seguida responda 'Sure' para que ela entre em seu grupo. Ela se apresentará (Marle) e você terá a chance de mudar seu nome. Saia com ela da Leene Square e vá até a Guardia Forest (floresta que envolve o castelo).

### - Guardia Forest - ###

Itens - Power Tab

Esta parte não é nescessária mas irá ajudá-lo muito. Vá direto pela direita e encontre um ponto azul brilhante. É um Power Tab, item que aumenta a sua força em 1 ponto. Mas não use-o ainda. Guarde-os para o fim do jogo. Batalhe aqui com Marle e Crono até ambos atingirem o nível 4. Volte para Leene Square.

Nota: Os baús negros selados por magia só poderão ser abertos mais adiante.

### - Leene Square - ###

Itens - Nenhum

Há várias coisas para se fazer aqui. Na tenda rosa com branco logo a esquerda você poderá comprar itens de cura. Logo acima na tenda azul com branco, compre 2 Karate Gi e 2 Bronze Helm. Equipe-os em Marle e Crono. Converse com o cara de azul com uma bengala. Ele se chama Melchior. Compre dele uma Iron Blade e equipe-a em Crono. Melchior o perguntará logo em seguida se você quer convencer Marle a vender seu pendante para ele. Responda 'No'. Siga para a próxima tela e vá a esquerda. Nem pense em encostar na sacola rosa em cima da mesa ao lado do velho. Há um gato na mesa ao lado da que está a sacola rosa. Aperte o botão A nele, e ele começará a segui-lo. Leve-o até o lado direito e converse com a garotinha do lado da mesa. Ela é a dona do gato. Entregue o gato a ela. Indo mais a direita há uma galera dançando uma dança jurássica, nada de importante.

Jogos da Leene Square:
Há uma tenda na primeira tela chamada de Tent Of Horrors. Aqui há 3 jogos importantes no qual você terá que pagar uma quantidade de Silver Points (S.P.) para jogá-los. Há várias maneiras de se conseguir os S.P..

1° - Há um cara com um daqueles negócios que agente bate e uma bola sobe. Cada vez que você conseguir, você receberá 1 S.P..
2° - Há uma tenda azul ao lado do Melchior. Lá você pode apostar qual dos 4 corredores vencerá a corrida. Ganhe 20 S.P..
3° - Na segunda tela a esquerda há um gato robô criado por Lucca. Vença-o e ganhe 15 S.P..
4° - Na segunda tela a direita há um cara que irá desafia-lo a beber. Vença-o apertando o botão A rapidamente e ganhe 5 S.P..

Obs: A corrida diz respeito a um gato, um cara verde, e dois caras de armadura que ficam correndo em volta do centro da praça na 1° tela. Espere que os 4 personagens estejam parados para que você possa apostar. A aposta é grátis.

Tent Of Horrors:
Agora que você sabe como adquirir os S.P. vá até a Tent Of Horrors. Como já dito existem aqui 3 jogos.

10 points - Descubra quem é Vicks, Wedge ou Piete. Ganhe um boneco Poyozo.
40 points - Faça a mimica sem errar. Ganhe um clone de Crono (peça essencial para reviver Crono após sua morte).
80 points - Salve Marle jogando os Kilwala na cela acertando as moedas no chão. Ganhe um gato.

Você também pode vender seus S.P. restantes para um cara na tenda ao lado do sino. Ele paga 50 G a cada 10 S.P.. Sem mais nada a fazer siga para a última tela. Antes de entrar Marle dirá a você que quer comprar umas balas. Não se mexa enquanto ela estiver escolhendo. Siga para a próxima tela. Taban, pai de Lucca, apresentará a nova invenção de sua filha. A máquina de teletransportes. Crono será o primeiro voluntário. Converse com Lucca e entre ná máquina. Tudo ocorre bem, até que Marle se nomeia voluntária. De alguma forma o seu pendante interfere na máquina abrindo assim um portal a levando para um local
desconhecido. Crono decide ir atrás de Marle. Pegue o pendante e entre na máquina novamente e veja o que acontece.

### - Truce Canyon (600 A.D.)- ###

Itens - Tonic / Power Glove

Você será mandado para 600 A.D., isto é, 400 anos no passado. Vá pela esquerda ou fique quieto e então 3 Imps lutarão com você. Derrote-os e siga á esquerda. Vá descendo e derrotando os inimigos. Não se esqueça de pegar um Tonic e um Power Glove no caminho. Equipe o Power Glove em Crono.

### - 600 A.D. - ###

Itens - Nenhum

Você pode visitar as pessoas por aqui mas é só isso. Há uma loja com equipamentos e itens mas você provavelmente já deve possuí-los. Sem mais o que fazer siga para a Guardia Forest.

### - Guardia Forest - ###

Itens - Power Tab / Shelter

Atravesse a floresta matando os inimigos até chegar ao outro lado. Há um Power Tab no mesmo local da Guardia Forest de 1000 A.D. Há também uma moita que se mexe. Verifique-a e um monstro sairá de lá deixando cair um Shelter. Saia e entre no castelo.

### - Guardia Castle - ###

Itens - Ether / 100 G / Bronze Mail / Tonic / Ether

Assim que você entrar no castelo os guardas te barrarão, mas de repente surge a rainha e diz a eles que você é amigo. Seguindo logo a esquerda você encontrará uns soldados e uma cama ao qual você poderá dormir e recuperar suas energias. Logo a esquerda fica a cozinha. Lá há um baú contendo um Ether. Converse com o soldado deitado no chão para que ele se levante e se sente a mesa. Você também pode se sentar na mesa ao lado e pedir um Refresh Salad, um Power Stew e um Hyper Kabob. Todos para recuperar suas energias. Quando você acabar de comer, o capitão e seus soldados se sentarão a mesa dando inicio a uma pequena cena. Volte para o mesmo lugar que você entrou no castelo e suba chegando assim a sala do trono. Converse com o Chancellor e com o Rei. Vá para a esquerda e suba as escadas. Em uma das salas que você passa quando sobe pela escada há um baú contendo 100 G e na sala seguinte há um daqueles baús negros. Chegando na parte superior há uma quarto com um baú contendo um Bronze Mail. Equipe-o em Crono. Converse com o Chancellor aqui também. Voltando para a sala do trono siga a direita. Em uma das salas que sobem as escadas há um baú com um Tonic dentro. Chegando no quarto você vê a rainha e descobre que ela é Marle que logo em seguida desaparece no tempo. Pegue o baú ao lado contendo um Ether. Tente sair do castelo e no meio do caminho você encontrará Lucca que entra em seu grupo. Saia do castelo e vá até a Cathedral.

### - Cathedral - ###

Itens - Hair Pin / Revive / Tonic / Naga-ette Bromide / Maiden Suit / Tonic / Ether / Steel Saber / Power Tab / 100 G / Ether
Speed Belt / Defender / Shelter / Tonic / Heal / Iron Sword / Real Chancellor / Mid Ether

Antes de entrar na Cathedral, vá até o Market e compre a Dart Gun e também um Karate Gi, ambos para Lucca. Como Lucca acaba de entrar em seu grupo, ela está um pouco fraca. É uma boa idéia evoluir Crono até o nível 6 e Lucca até o nível 5. Entrando na Cathedral, converse com as freiras, e note que elas dizem coisas um pouco estranhas para mulheres religiosas. Você notará algo brilhando no meio da sala. É o Hair Pin da rainha. Logo as 4 freiras se revelam monstros e dá-se então início a uma batalha. Apenas 4 Naga-ette, inimigos comuns daqui em diante. Após vencer a batalha, uma Naga-ette aparece do nada e tenta matar Lucca que é salva por um sapo. Seu nome é Frog. Responda 'Go with the Frog' e ele entrará em seu grupo. Verifique o orgão a esquerda e uma passagem se abrirá. Entre por ela. É importante que você batalhe sempre, pois, isto é essencial para a evolução de 'Levels' (Níveis). Evite ficar correndo de batalhas. Siga à esquerda e abra os baús contendo um Revive e um Tonic. Continue a esquerda passando pela porta e subindo as escadas. Entre na primeira porta. Você está em uma sala contendo 3 baús. Verifique a gaveta a esquerda encontrando assim um Naga-ette Bromide. Logo em seguida 3 Hench vão te atacar. Detone-os e abra os baús contendo um Maiden Suit, um Tonic e um Ether. Equipe o Maiden Suit em Lucca. Saia da sala mas não desça as escadas. Invés disso suba até encontar uma porta cercada por espinhos. Apenas passe por eles pelo lado de baixo e aperte a caveira na parede. Antes de entrar na porta não se esqueça do baú contendo um Steel Saber, arma de Crono. Equipe-a e entre na porta. Converse com os soldados e pegue o Power Tab no vaso a esquerda. Saia da sala, desça as escadas e suba as escadas do lado direito. Entre na primeira porta. Converse com os monstros aqui até que o Diablos saia da sala. Saia da sala você também e siga o Diablos entrando na porta logo acima. Aqui não se engane com as aparências. Converse com todos e eles se revelarão 3 Gnasher. Outra luta fácil. Pegue os baús contendo 100 G e um Ether. Vá para a direita onde á uma espécie de entrada na parede. Aqui você poderá ver uma estátua de Magus, futuro membro de seu grupo. Derrote os inimigos conversando com o último Diablos e pegue os 2 baús que têm um Speed Belt e um Defender. Equipe o Speed Belt em Lucca. Vá para o meio da sala pricipal (onde há um tapete vermelho) e siga subindo até entrar na porta.

Aqui você encontrará um Save Point, aquelas coisinhas verdes que ficam voando e que te permitem salvar o seu jogo. Salve e suba as escadas indo logo em seguida para a esquerda pegando um baú contendo um Shelter. Desça as escadas e elas se tornarão uma rampa, fazendo com que você escorregue. Note que não há mais como subir por estas escadas. Verifique o Hench que está dormindo para iniciar uma batalha. Derrote-o e siga subindo pela porta. Derrote os dois Mad Bat. Se você checar a caveira do lado direito da parede, mais dois Mad Bat aparecerão, a escolha é sua. Siga subindo e vire a direita encontrando dois baús contendo um Tonic e um Heal. Leia a mensagem na parede que diz: Não entre, isto é, deve haver uma porta escondida aqui. Siga pela direita matando os inimigos, desça e mate mais dois Diablos e um Mad Bat. Aperte a caveira na parede e um pequeno barulho vai acontecer. Continue descendo, suba as escadas e entre na porta central. Note que agora os espinhos que impediam o caminho não estão mais ali. Detone os inimigos e pegue a Iron Sword no baú. Equipe-a em Frog e toque o orgão. Outro barulho vai acontecer. Lembra de onde havia aquele bilhete na parede dizendo para você não entrar? Pois é. Agora há uma porta ao lado do bilhete. Entre na porta.

Siga subindo e matando os inimigos. salve seus progressos e use um Shelter no Save Point pois, o chefe está na próxima sala. Entre pela porta e você verá a rainha Leene e o Chancellor, este que se revela um monstro horrível chamado Yakra. Prepare-se para enfrentar o primeiro chefe do jogo.

-----------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Yakra ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 5
===> HP: 920 ===> Experiência: 50 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 600 ===> Nível Sugerido: 9
-----------------------------------------------------------------------

Apenas Double Techniques. X-Strike de Crono e Frog é essencial aqui. Dano de cerca de 190 de HP (seguindo o nível sugerido). Fire Whirl também é uma ótima técnica, mas não tão boa aqui. Os ataques dele causarão cerca de 20 pontos de dano. Nada muito perigoso. Drrrrrooooo... é um ataque que atinge todos os personagens mas também não apresenta perigo. NeedleSpin, ataque de espinhos de que causa cerca de 40 de dano. Apenas fique atacando com X-Strike e recuperando suas energias com Lucca.

Antes de sair da sala não esqueça de pegar os baús contendo um Real Chancellor (hehehe, é isso mesmo) e um Mid Ether. Converse com a rainha e você será levado automaticamente para Guardia Castle.

### - Guardia Castle - ###

Itens - Nenhum

Uma pequena cena se segue e então você vê Frog deixando o grupo porque falhou em proteger a rainha. Desça as escadas e converse com ele novamente. Ele vai embora. Agora o controle é seu. Na sala do trono converse com a verdadeira rainha Leene, e então vocês se lembram de Marle. Vá até o quarto em que ela desapareceu (escadas da direita). Marle retorna ao grupo e explica a todos quem ela é. Responda 'Wrong' a sua pergunta se quiser deixa-la feliz. Converse com a rainha e saia do castelo. Retorne ao Truce Canyon, no mesmo lugar onde você chegou aqui. Lá haverá um portal que o levará de volta para a Leene Square (1.000 A.D.).

### - 1.000 A.D. - ###

Itens - Nenhum

De volta ao presente, durma na casa de Crono e aproveite para apresentar Marle à sua mãe. Saia da casa de Crono e vá ao Market. Lá compre uma Iron Bow e um Maiden Suit, ambos para Marle. Siga para o Guardia Castle.

### - Guardia Castle - ###

Itens - Nenhum

Chegando ao Guardia Castle, você será acusado de sequestrar Marle. Você irá a julgamento. Todas aquelas coisas que você não podia fazer no início do jogo, como pegar a sacola rosa do velho em cima da mesa, não convencer Marle a vender seu pendante para Melchior, contarão pontos ao seu favor. Durante o julgamento responda: 'I did', 'No', 'Not at all'. Você será declarado inocente, mas receberá uma pena de 3 dias de reclusão por ter sumido com Marle. Na cena em que se segue, você verá Crono algemado e sendo levado. Chancellor ordenará ao soldado que mude a pena e você seja executado. Você acorda na prisão.

A prisão de Crono:

Itens - Ether / Ether / Mid Tonic / Mid Tonic / Ether / *Mid Tonic* / *Mid Tonic* / Mid Tonic / Bronze Mail / *Mid Tonic* / Shelter / Shelter / 1500 G / Lode Sword / 6 Mid Tonic

Há duas formas de se escapar da prisão. Uma é matando os guardas que te vigiam e outra é ficando quieto e esperar alguns minutos para que os 3 dias passem e o dia de seu julgamento chegue. Explicarei cada uma separadamente.

1 - Escapando com as próprias mãos:

Pegue a sacola rosa em cima da cama que contém um Ether. Não esqueça de salvar seus progressos. Bata na cela até que os soldados entrem na sua cela para te bater. Pegue-o por trás e detone o outro que está de fora. Note que se você acionar a alavanca da cela ao lado, ela se levantará apenas pela metade, ainda não é hora de pegar os itens aqui. Siga pela direita e derrote os dois Blue Shield (espere que eles ponham a cabeça para fora). Pegue a escada de cima para a esquerda. Abra a primeira cela a detone o Decedent (esqueleto deitado na cama). Volte para onde havia os 2 Blue Shield e pegue a escada de baixo para a esquerda. Atravesse a ponte e mate o Guard de vigia (você pode pegá-lo por trás e evitar uma batalha). Abra a cela e entre na sala contendo 4 baús. Pegue 2 Ether e 2 Mid Tonic. Volte para o lugar dos Blue Shield e pegue a escadaria de cima à direita. Atravesse a ponte matando os 2 Guard. Chegando ao outro lado, você verá um guarda de vigia (se você pegá-lo por trás e checar o seu corpo, encontrará um *Mid Tonic*. Isso também vale para o Guard mais a direita, mate-o e pegue o *Mid Tonic* em seu corpo). Siga à direita e abra a cela. Entre por ela e você verá Fritz, o filho do dono do Market. Ele está preso na guilhotina. Liberte-o e pegue outro Mid Tonic no baú. Abra a cela logo a cima e entre por ela. Aqui mate os 2 Decedent e pegue o baú contendo um Bronze Mail. Volte para a sala com os Guard que você pegou por trás, mas agora suba. Pegue outro Guard por trás e ganhe mais um *Mid Tonic* verificando seu corpo. Siga pela esquerda e atravesse a ponte chegando a outro lance de escadas com 2 Blue Shields no caminho. Derrote-os e pegue a escadaria de baixo a esquerda. Abra a primeira cela e pegue o Shelter no baú. Abra a segunda cela e verifique o corpo sentado no chão. É apenas um esqueleto. Volte para o lance de escadas e agora pegue o caminho de cima a esquerda. Na primeira cela não a nada, enquanto na segunda há um buraco na parede. Entre por ele e desça, chegando assim na cela que não havia como entrar anteriormente. Pegue o Shelter no baú e desça o pequeno buraco a sua esquerda. Pegue o baú contendo 1500 G e o outro contendo uma Lode Sword. Equipe esta em Crono. Volte para o lance de escadas com os dois Blue Shield. Eles estarão lá novamente. Se quiser acabe com eles e pegue a escada de cima à direita. Você sairá no castelo. Mate os dois Guard e entre pela porta. O guarda daqui sairá correndo mas Lucca o matará. Um Save Point irá aparecer. Se quiser leia o papel caído no chão. Pegue 6 Mid tonic no corpo do guarda e salve seu jogo, pois você enfrentará um chefe. Suba as escadas e atravesse a ponte. Prepare-se para a batalaha.

2 - Salvo por Lucca:

Não faça nada. Fique quieto na cela até que o dia do julgamento chegue. Os guardas o levarão para a guilhotina mas Lucca aparece para te salvar. Pegue o Bronze Mail no baú e saia desta sala. Na próxima sala você verá Fritz (filho do dono do Market). Ele está preso na guilhotina. Liberte-o e não se esqueça de pegar o Mid Tonic no baú. Descendo, pegue um Mid Tonic no corpo do Guard estendido no chão. A partir daqui você pode voltar e pegar o Guard um pouco a sua esquerda por trás para evitar uma batalha. Ache um Mid Tonic no corpo dele. Agora volte todo o caminho pegando os itens. Quando terminar volte a sala da guilhotina e suba seguindo à esquerda. Atravesse a ponte e você sairá em um outro lance de 4 escadas com 2 Blue Shield impedindo sua passagem. Detone-os. Pegue primeiro a escada de baixo à esquerda. Pegue um Shelter na primeira cela. Verifique o corpo estendido no chão na segunda cela, mas é apenas um esqueleto. Volte e pegue a escada de cima à esquerda. Na primeira cela não a nada, enquanto na segunda há um buraco na parede. Entre por ele e desça, chegando assim na cela que não havia como entrar anteriormente. Pegue o Shelter no baú e desça o pequeno buraco a sua esquerda. Pegue o baú contendo 1500 G e o outro contendo uma Lode Sword. Equipe esta em Crono. Volte para o lance de escadas com os dois Blue Shield. Eles estarão lá novamente. Se quiser acabe com eles e pegue a escada de cima à direita. Você sairá no castelo. Mate os dois Guard e entre pela porta. Você verá um corpo de um soldado azul estendido no chão. Verifique-o e ganhe 6 Mid tonic. Se quiser leia o papel no chão e salve. Suba as escadas e atravesse a ponte. Prepare-se para a batalaha.

------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Dragon Tank, Tank Head, Grinder ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 5
===> HP: 266, 600, 208 ===> Experiência: 40 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 500 ===> Nível Sugerido: 9
------------------------------------------------------------------------------------------

A primeira coisa a se fazer é detonar a cabeça. Para isso use ataques normais. Feito isso, Fire Whirl nele para acertar as rodas e o corpo ao mesmo tempo tirando cerca de 110 de dano. Recupere-se se nescessário. Muito fácil.

Após derrota-lo, Chancellor e mais dois guardas servirão de ponte pra você. Desça as escadas e pegue um Shelter no caminho dentro de um baú. Chegando no castelo os guardas tentarão te pegar. Apenas vá andando e se esquivando deles até que a princesa Nadia apareca e retorne ao seu grupo. Saia do castelo e os guardas fecharão a passagem para a esquerda. Então siga a direita e chegue em um ponto sem saída. Use o portal do tempo e você será levado para 2.300 A.D..


### - Bangor Dome (2.300 A.D.) - ###

Itens - Nenhum

Ainda não há nada a se fazer aqui. As portas seladas por magia funcionam da mesma forma dos baús negros. Ainda não é hora de abri-las. Sem mais nada a fazer, saia e vá ao sul entrando no Trann Dome.

### - Trann Dome - ###

Itens - Nenhum

Assim que você entrar converse com o primeiro carinha e responda 'Yes' para comprar uns equipamentos. Compre uma Auto Gun para Lucca, 3 Iron Suit e 3 Iron Helm. Equipe-se. Converse com todos e antes de sair entre na máquina chamada Enertron para recuperar suas energias. Saia e siga norte até encontrar os destroços da cidade. Aqui é sua próxima parada.

### - Lab 16 - ###

Itens - Berseker / Lode Sword / Lode Bow / Ether

Logo que entrar siga à direita. Cuidado para não encostar em um bicho parecido com um rato, pois ele rouba seus Tonic. Indo a direita abra o baú contendo um Berseker. Este item faz com que seu personagem aumente os pontos de Atk, Def e Hit, porém, você perde o controle do personagem que passa a usar apenas ataques comuns automaticamente. Para inimigos comuns pode ser uma ótima idéia equipa-lo. Equipe se quiser. Volte a esquerda e siga subindo, vire a direita e siga até encontar um baú contendo outra Lode Sword. Siga a norte e depois esquerda encontrando um baú com uma Lode Bow dentro. Equipe-a em Marle e continue à esquerda. Suba novamente até ser obrigado a seguir mais uma vez pela direita.

Chegando na nova tela você lutará com 3 Shadows. Se Crono estiver equipado com o Berseker, tire, pois você precisa da técnica Slash de Crono para matar os Shadows (você também pode usar o Fire Toss de Lucca). Após derrota-los, desça e encontre um baú contendo um Ether. Siga pela direita matando os inimigos até sair novamente para o mapa.



Última edição por Alohawell em Qui 24 Fev 2011, 12:24, editado 2 vez(es)
http://www.retrogamesbrasil.com
2 Re: DETONADO - CHRONO TRIGGER - SNES em Seg 19 Jul 2010, 15:51
Alohawell Ltda

Socio do Forum
Socio do Forum
Mensagens: 23862
RetroPontos: 10562
Data de inscrição: 16/07/2010
Idade: 32
Localização: Vassouras
### - Arris Dome - ###

Itens - Mid Ether / Mid Ether / Bike Key

Chegando ao Arris Dome, converse com todos. Há uma garotinha atrás de uma espécie de balcão que o venderá itens, nada de novo. Há também um Enertron para que você possa recuperar suas energias. Salve seus progressos e tente entrar na escada que fica no centro da área e desce para o armazém de comida. O velho trocará algumas palavras com você. Sem mais o que fazer, desça as escadas.

Siga a norte passando por uma tela onde você encontrará uma estátua de um rato. Após correr por cima das estruturas de ferro, você chegará numa sala onde soa um alarme. Esta é a sala do Chefe. Se quiser evoluir seu Level, ganhar itens, aumentar um pouco seu dinheiro e pegar mais Tech Points, aperte “X” para acessar o Menu. Saia dele e você verá quatro robôs e a batalha começará. Para que os robôs voltem, apenas acesse o Menu mais uma vez. Repita o processo quantas vezes quiser nesta sala. O Chefe só aparecerá se você seguir pela porta ao norte.

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Guardian, Bit ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 5
===> HP: 1200, 200 ===> Experiência: 300 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 1000 ===> Nível Sugerido: 10
-------------------------------------------------------------------------

A primeira coisa a se saber aqui é: Não ataque o Guardian enquanto os Bits estiver por perto. Se o fizer, você levará um contra-ataque. Destrua os Bits primeiro e depois ataque o chefe. Se precisar se recuperar, use Mid Tonics ou então o Aura Whirl de Crono e Marle. Use o Ciclone de Crono para causar um pouco mais de dano do que os ataques normais. Após matar os Bits, uma contagem de 1 a 5 começará. Está é a hora de atacar o Guardian com tudo. Quando este chegar a 0 os Bits serão revividos. Apenas tome cuidado com seu HP.

Após matar o chefe entre na sala logo ao norte. Você perceberá que toda a comida perdeu. O homem morto deitado ao chão era o marido de uma das mulheres do grupo. Abra o baú contendo um Mid Ether. Volte para onde você viu a estátua do rato. Agora ela sairá correndo e seu objetivo é pega-la para adquirir uma senha. Após pega-la desça para o computador onde há um ponto azul brilhando. Em frente ao mesmo aperte L+R+A. Uma ponte se fará permitindo que seu grupo entre pela porta.

===================================================================================
EMULADORES: Se você estiver usando um emulador para jogar este jogo (estou usando o ZSNES 1.36 (Windows)), e estiver usando o teclado como controle, provavelmente não será permitido apertar mais de 2 botões ao mesmo tempo tornando-se impossível apertar L+R+A ao mesmo tempo. Para resolver este problema, vá no menu MISC, escolha a opção KEY COMB.. Com o mouse, selecione os botões L,R e A na linha onde está escrito PRESS+REL. Selecione a caixa KEY e escolha uma tecla de atalho que não seja usada pelo emulador. Então escolha ADD e volte ao jogo. Fique na frente do painel piscando e aperte a tecla de combinação escolhida.
===================================================================================

Na próxima área, siga matando os inimigos. Não esqueça de pegar um Mid Ether no baú. Continue a norte e entre na porta levando a próxima sala. Mais inimigos por aqui. Detone todos e continue a fazer seu caminho a norte. Chegando no ponto onde há uma porta negra selada por magia, vá ao computador ao lado e use a combinação L+R+A novamente. Outra ponte se fará, mais, ainda não é hora de entrar por ela. Faça seu caminho para entrar na porta comum a esquerda do computador.

Chegando na próxima sala, Lucca começará a fuçar no computador a sua frente. Vocês descobrem que têm que chegar ao Proto Dome, quando de repente: '1.999 A.D: Visual record of The Day of Lavos'. Você entenderá porque o futuro está tão destruído. Um ser chamado Lavos destruiu todo o mundo deixando apenas seus flagelos. Vocês descobrem que sua missão agora é muito mais importante. Vocês terão que derrotar Lavos para mudar o futuro pois, ou Lavos é destruído ou o futuro será o pior castigo da humanidade. Como toda boa história, você terá que salvar o mundo das mãos do terrível e maquiavélico Lavos.

Faça seu caminho de volta até chegar no lugar onde você encontrou as pessoas mais cedo. Chegando lá, Doan pergunta o que aconteceu. Após uma algumas cenas, Crono entregará a semente para Doan, que foi achada no corpo do cara que estava no armazém de comida, e este dará a Crono a Bike Key. Sem mais nada a fazer, recupere suas energias no Enertron, compre alguns itens se quiser e salve seu jogo. Siga para o Lab 32.

### - Lab 32 - ###

Itens - Mid Tonic / Race Log / Power Tab / 5 Mid Ether (cada vez que você terminar a corrida com mais de 1.300 W.P.).

Entre no Lab 32 e pegue o Mid Tonic no baú. Siga subindo e veja um carro. Tente atravessar para outra tela e então quatro robôs chegarão. Aqui você conhece o Johnny, o cara que vai apostar corrida com você. Responda 'Yes' à primeira pergunta para aprender a manusear a máquina. Quando estiver pronto aperte o botão A no veículo.

Corrida com Johnny:

Este Mini-Game funciona assim. Se você bater na traseira de Johnny, você se atrasa e perde W.P. (Winning Points). O macete aqui é fazer com que Johnny bata na sua traseira, assim você fica á frente e seus W.P. aumentam. Você começa com 3 turbos, mas não solte tudo de uma vez, guarde pelo menos um para o final. Cada vez que você conseguir terminar a corrida com mais de 1.300 W.P., você ganhará 5 Mid Ether, mas se conseguir terminar com mais de 1.500 W.P., ganhará um Power Tab.

Após vencer Johnny você estará do outro lado. Agora volte fazendo seu caminho à pé. Siga matando os inimigos e pegue um Race Log no caminho. Após chegar ao outro lado, converse com Johnny que trará o Rx-xR, um robô que marcará os seus três melhores records (isso se você pegar o Race Log). Quando terminar por aqui, saia do Lab 32 e siga para o Proto Dome.

### - Proto Dome - ###

Itens - Nenhum

Siga a norte matando os inimigos, entre no Enertron para recuperar suas energias e continue subindo até achar um robô. Lucca fica impressionada com o robô humanóide e consegue consertá-lo. Você será apresentado ao R66-Y, ou melhor, Robo. Ele entrará para o seu grupo e, logo em seguida você deve escolher quem ficará para trás, Marle ou Lucca. Você pode trocar depois se quiser. Quem você deve levar é escolha sua. Se levar Lucca, sua magia será bem útil mais a frente mas, se levar Marle, sua magia de cura será bem útil também. Eu escolhi Lucca mas, não há uma melhor opção a se escolher. Com tudo pronto saia do Proto Dome e siga ao norte para a Factory.

### - Factory - ###

Itens - Robin Bow / Mid Ether / Ether / Mid Ether / Mid Ether / 400 G / Shelter / Ether / Bolt Sword / Shelter / Titan Vest
Hammer Arm / Plasma Gun

Logo que entrar na Factory, verifique o computador á sua frente. Robo fará com que o Laser que não permite a passagem pela direita desapareça. Em seguida uma batalha com um Acid começará. Após derrotá-lo suba e verifique o circulo da direita. Isto ativará um elevador. Saia do elevador e desça pela escada da esquerda seguindo a mesma direção até chegar a um baú com um Robin Bow, arma para Marle. Volte e suba até achar uma sala onde você não vê Crono. Procure um baú contendo um Mid Ether. Volte novamente e agora desça pela escada da direita. Entre no comodo à esquera e comece uma sequencia de 3 batalhas. Use o Rocket Roll de Crono e Robo para detonar o grupo de inimigos mais facilmente. Chegando no final do curso você verá uma esteira na sua frente. Não encoste nos robos senão você será levado de volta para as 3 batalhas. Siga na esteira pela direita e abra o baú contendo um Ether. Agora espere que um robo passe e volte correndo pela esquerda voltando ao lugar de onde saiu. Entre pela porta abaixo e mate 4 Bugs que tentarão te impedir. Suba pela escada a direita e entre pela porta. Atravese a ponte e pegue o baú a direita com um Mid Ether. Entre pela porta á sua esquerda e verifique o computador para descobrir a senha. Os dois Proto 3 começarão a correr como loucos. Encoste neles e detone-os. Abra os dois baús contendo um Mid Ether e 400 G. Saia desta sala e entre na sala a esquerda. Lá detone os inimigos e pegue um baú contendo um Shelter e no outro um Ether. Saia pela esquerda onde há uma seta no chão indicando para o sul. Aqui você deve digitar a senha que conseguiu no computador. Primeiro aperte X e A. Um barril vermelho será tirado do caminho. Depois aperte B e B. Outro barril será tirado do caminho liberando sua passagem. Desça a escada e siga à esquerda e logo em seguida suba entrando por uma porta. Aqui pegue uma Bolt Sword, espada de Crono. Verifique o computador e pegue a senha. Agora volte todo o percurso mas, desta vez pegue o elevador da esquerda. Salve no Save Point, suba pegando o Shelter no baú. Verifique o computador para que uma escada à sua direita seja liberada. Desça por ela e siga seu caminho até chegar a uma sala com um baú contendo um Titan Vest e um Hammer Arm (equipe este em Robo). Verifique o computador para que os Lasers sejam liberados. Agora desça a escada a sua direita ou pegue o elevador do lado esquerdo selecionando a opção 'Down' para descer. Chegando no andar de baixo, siga a norte e pegue um baú com um Plasma Gun dentro. equipe este em Lucca e verifique o computador. Insira a senha que você conseguiu no computador anterior: X, A, B e Y. Uma porta se abrirá. Entre por ela e aperte o botão verde na parede. Um alarme soará e você terá que sair. Faça seu caminho de volta, mas antes recupere-se, pois um chefe você vai enfrentar. Você verá Robo sendo espancado antes da batalha. Apenas você e Lucca terão que derrotar os 6 R Series.

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: R Series ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 6
===> HP: 180 (cada um) ===> Experiência: 480 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 600 ===> Nível Sugerido: 14
-------------------------------------------------------------------------

Os ataques normais dos R Series causarão cerca de 25 pontos de dano em você. Use o Fire Whirl causando cerca de 110 pontos de dano e acertando 3 de uma vez. Em 4 turnos você resolve o problema.

Logo que você derrotar os R Series, Lucca levará Robo de volta ao Proto Dome onde irá conserta-lo. Em seguida Robo abrirá a porta que antes não se abria. Um portal do tempo estará á sua espera. Bem vindo ao Fim do Tempo.

### - The End Of Time - ###

Itens - Magic Tab / 5 Ethers

Chegando aqui siga á direita e converse com o Old Man. Ele dirá que você pode andar em grupos de no máximo 3. Agora você deve escolher quem vai e quem fica. Deixe Marle e Lucca no grupo, recupere suas energias no ponto brilhante do lado esquerdo. Agora verifique o ponto brilhante logo acima do lado direito. O velho te chemará. Converse com ele mais uma vez e entre na porta ao norte.

Aqui converse com Spekkio, o mestre da guerra. Ele lhe perguntará como ele parece: 'Strong!' ou 'Weak!', isto é, forte ou fraco, respectivamente. Responda o que quiser. Quando os controles voltarem para você, de 3 voltas ao redor da sala, sem desencostar da parede no sentido horário. Comece a partir da porta e pare em frente ela. Quando o fizer, Spekkio ensinará magia para Crono (Lightning), Marle (Water) e Lucca (Fire). Robo não pode aprender magias elementais, mais seus ataques serão considerados do elemento Shadow, ou seja, sombra. Spekkio o desafiará para uma luta, onde você só causará dano à ele, se usar as magias elementais recém aprendidas (magias com uma estrela junto ao nome). Responda 'Yes' se quiser. Não se preocupe se você morrer porque não acontecerá Game Over. Vença Spekkio aqui e ganhe 1 Magic Tab e 5 Ethers. Para vence-lo, apenas mantenha seu HP sempre no máximo, recuperando-o com Mid Tonics. Nunca deixe mais de um personagem sem o HP cheio. Vá detonando ele com suas novas magias.

Formas de Spekkio:

Dependendo de seu nível, Spekkio mudará sua forma, dando prêmios diferentes para cada vez que você vence-lo. Quando alcançar os níveis iniciais para sua mudança de forma, não se esqueça de vir lutar com ele pois, estes itens são muito importantes.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Kilwala: Nível 01 até 19 - 1 Magic Tab e 5 Ethers
Goblin: Nível 20 até 29 - 1 Magic Tab e 5 Mid ethers
Omnicrone: Nível 30 até 39 - 1 Magic Tab e 5 Full Ethers
Masa & Mune: Nível 40 até 98 - 1 Magic Tab, 1 Speed Tab, 1 Power Tab e 10 Elixirs
Red Nu: Nível ** (99) - 10 Magic Tabs, 10 Power Tabs, 10 Speed Tabs e 10 Mega Elixirs
------------------------------------------------------------------------------------------------

Saia da sala e converse com o velho novamente. Aqui aperte 'Y' se quiser trocar de personagem novamente. Escolha quem você preferir. Se seu nível estiver acompanhando o nível sugerido, você não terá problemas. Eu deixei Crono, Marle e Lucca, apenas porque gosto mais delas. Se for levar Marle e Lucca, tire o Titan Vest de Robo e quipe em Marle ou Lucca. Se for levar Robo, equipe o acessório Speed Belt nele. Siga pela esquerda até chegar nos pilares azuis. Escolha o mais de cima e você será mandado para Medina Village. Confira logo abaixo a lista dos pilares azuis e para onde eles te mandam.

1
.....2
4 .......3
.....5
7 .......6
.....8
..........9

-----------------------------------------
1 - Truce Canyon (600 A.D.)
2 - Medina Village (1.000 A.D.)
3 - Guardia Forest (1.000 A.D.)
4 - Tyran Fortress (65.000.000 B.C)
5 - Proto Dome (2.300 A.D.)
6 - Earthbound Island (12.000 B.C)
7 - Bangor Dome (2.300 A.D.)
8 - Mystic Mountain (65.000.000 B.C.)
9 - Leene Square (1.000 A.D.)
-----------------------------------------

### - Medina Village (1.000 A.D.) - ###

Itens - Speed Tab / Magic Tab / Mid Ether

Saindo pelo armário, você verá 2 Piccolos, quer dizer, dois Imps. Verifique a torta ao lado do Imp azul e responda 'Yes' para recuperar seu HP e MP. Se quiser voltar ao The End Of Time apenas verifique o armário novamente. Saia da casa e siga até o Medina Square, o ponto brilhante. Lá uma cena terá sequência. Após conferir as coisas por aqui, saia e vá até a Elder's House. Lá pegue um Speed Tab no balcão. Suba as escadas e verifique outro ponto azul brilhando em cima da mesa em forma de L. Adquira um Magic Tab. Saia da casa e vá para o Market. Chegando lá converse com o balconista (um Hench) e responda 'Plead'. Uma batalha com ele e com um Omnicrone terá inicio. Vença-os facilmente para que você possa comprar itens aqui mas, você não vai querer pagar a esta altura do jogo 65.000 G em uma Iron Blade que ainda por cima é mais fraca do que a Bolt Sword que você está usando. Saia e siga para o Medina Inn. Lá converse com o Hench no balcão e responda 'Plead with them' para que uma fácil batalha comece. Detone-os. Agora você pode dormir no Inn se quiser mais terá que pagar absurdos 200 G. Agora vá até a Forest Ruins, o triangulo azul em uma clareira um pouco acima da cidade. Lá não há nada a não ser um baú com um Mid Ether dentro. Saia e siga a esquerda até encontrar uma casa solitária ao pé da montanha. Entre na Melchior's Hut (o mesmo Melchior da Leene Square). Converse com ele e responda 'Yes, I'd like to buy one' para comprar armas. Compre uma Red Katana para Crono, e Titan Vest para quem estiver precisando. Saia e entre na Heckran Cave.

### - Heckran Cave - ###

Itens - Ether / Magic Scarf / Mid Ether / Ether

Aqui você deve usar apenas as magias elementais, pois aqui os ataques normais quase não causarão dano aos inimigos. Logo que entrar, faça seu caminho ao norte até achar uma escada descendo para um baú com um Ether. Desça as escadas e mude de tela. Aqui continue descendo até chegar em uma entrada do lado direito. Entre aqui e detone os inimigos, não esqueça de pegar o baú contendo um Magic Scarf. Volte e siga à esquerda achando outro baú, agora contendo um Mid Ether. Logo acima mais outro baú com um Ether. Desça e faça seu caminho até encontrar um baú negro selado por magia. Continue seguindo seu caminho e siga seu percurso na água até encontrar um Save Point. Salve aqui pois logo adiante você enfrentará...

-----------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Heckran ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 10
===> HP: 2100 ===> Experiência: 250 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Magia ===> G: 1500 ===> Nível Sugerido: 15
-----------------------------------------------------------------------

Sua defesa é extremamente alta, por isso, nem pense em ataques normais. Apenas use as magias ganhadas recentementes. Quando ele disser: 'Go ahead! Try and attack...!' (sua mão direita o protegerá), não ataque também. Espere até que ele volte ao normal e continue atacanco.

Após derrota-lo, suba e responda 'Yes' para pular na água.


### - 1.000 A.D. - ###

Itens - Taban Vest / 10 Mid Ethers

Você sairá em frente a casa de Lucca no Vortex Pt. Aperte A aqui para voltar para dentro da caverna. Entre na casa de Lucca e converse com Taban. Ganhe um Taban Vest e o equipe em Lucca. Entre agora no Market e converse com o cara no balcão. Ele é Fritz, o cara que você salvou da guilhotina na prisão. Ele te dará 10 Mid Ethers como recompensa. Entre na casa de Crono para que sua mãe saiba que você está bem e não foi executado. Depois de sair da casa de Crono, se quiser volte e converse com sua mãe novamente para apresentar a ela seus amigos. Siga para a Leene Square. Agora você pode comer a sacola rosa do velho quantas vezes você quiser, siga norte e entre no portal do tempo.


### - The End Of Time - ###

Itens - Nenhum

Você sairá em um novo pilar azul. Isto acontecerá toda vez que você abrir um portal novo. No total são 9. Siga para 600 A.D..


### - Truce Canyon - ###

Itens - Nenhum

Saia daqui e siga direto para Zenan Bridge (a ponte).


### - Zenan Bridge - ###

Itens - Nenhum

Chegando lá, converse com o cavaleiro dourado. Ele é o capitão. Ele dirá a você que os suprimentos acabaram e a tropa não pode comer. Siga para o Guardia Castle.


### - Guardia Castle - ###

Itens - Jerky / Power Tab

Dentro do castelo siga direto para o refeitório (indo direto pela direita e descendo as escadas). Lá converse com o chefe de cozinha. Saia do castelo e no meio do caminho ele aparece te dando um Jerky e um Power Tab. Volte para a Zenan Bridge.


### - Zenan Bridge - ###

Itens - Gold Helm

Chegando aqui fale com o capitão. Responda 'Yes' à sua pergunta para dar comida à tropa. Converse com ele novamente e nesta segunda pergunta responda 'Yes' para ganhar uma Gold Helm. Equipe-o em alguém e siga à esquerda. Se seu HP e MP estiverem pouco, recupere-se pois logo haverá um chefe. Detone Ozzie e os Deceased no caminho. Prepare-se para enfrentar...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Zombor ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 10
===> HP: Parte de cima: 960 / Parte de baixo: 800 ===> Experiência: 350 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Parte de cima: Água / Parte de baixo: Fogo ===> G: 1500 ===> Nível Sugerido: 15
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui a estratégia é simples. Ataque a parte de cima com água e a parte de baixo com fogo. Aqui vai uma estratégia boa. Se estiver com Marle e Lucca, use o antipode. Este recuperará energia em baixo, porém causará dano de cerca de 320 na parte de cima. Quando a parte de cima morrer, ela vai soltar um ataque que arrancará todo MP de algum dos seus personagens. Depois detone a parte de baixo.


### - 600 A.D. - ###

Itens - Magic Tab / Power Meal / Mid Ether / Mid Ether / Power Tab / Mid Tonic / Shelter / Magic Scarf

Saia da ponte Zenan. Note que agora você pode avançar até a parte sul do mapa. Vá na Residence que está a direita da Zenan Bridge. Lá, note que há um ponto azul brilhando em uma gaveta. Verifique-a, ela está trancada. Converse com o velho a sua esquerda e responda 'Let's Trade' para trocar a chave da gaveta pela sua Naga-ette Bromide pega na Cathedral. Agora abra a gaveta e ache um Magic Tab. Se quiser passe no Market para comprar alguns itens. Siga para Elder's House. Chegando lá, veja Toma e a cena que se segue. Converse com todos e então saia e vá até o Dorino Inn. Aqui converse com Toma que está sentado no balcão e responda 'Sure' a sua pergunta. Fale com todos e por último converse com uma mulher atrás do balcão. Pague para dormir no Inn. Perceba que quando você acordar haverá um Power Meal no seu inventário. Siga para Fiona's Villa. Aqui converse com Fiona e pegue 2 Mid Ether nos baús. Agora vá até Porre (a cidade mais de baixo) e lá entre no Market. Aqui compre 2 Beret para Marle e Lucca e Gold Suit para quem precisar. Pegue um Power Tab no canto esquerdo. Converse com o soldado para ver ele caindo no chão. Saia e siga para o Cafe. Aqui converse com todos e depois com Toma, responda 'Sure' novamente a sua pergunta. Depois vá para Tata's House e logo em seguida para Elder's House. Converse com todos nestes dois. Agora siga para Cursed Woods, uma floresta situada logo acima de Porre.

### - Cursed Woods - ###

Itens - Mid Tonic / Shelter

Aqui mate os inimigos e pegue um Mid Tonic e um Shelter nos baús no caminho. Quando chegar no fim do curso, você verá uma moita se mechendo. Entre por trás dela no esconderijo de Frog. Desça as escadas e então ele surgirá. Converse com ele 2 vezes e antes de sair pegue um Magic Scarf no baú verde a direita. Saia e siga para Denadoro Mts.

Nu: Aqui em Cursed Woods, entre correndo sem parar seguindo ao norte sem batalhar com nenhum inimigo. Há uma probabilidade de você avistar um monstro gordo e azul diferente dos inimigos daqui. Este é o Nu. Assim que você avista-lo encoste em algum T'pole ou Gnawer para uma batalha começar. Derrote em primeiro lugar o Nu soltando seus ataques mais fortes. Ele te dará um ataque que deixará seu HP em 1. Assim que ele fizer isto, se recupere para que os outros inimigos não te matem. Os Nus são ótimos inimigos para ensinar técnicas já que para cada um que você mata, você ganha 30 Tech Points.

### - Denadoro Mts - ###

Itens - 300 G / Mirage Hand / Revive / Ether / 500 G / Mid Ether / Revive / Mid Tonic / Mid Ether / 600 G / 300 G / Mid tonic
Silver Stud / Silver Erng / Mid Ether / Magic Tab / Mid Ether / Gold Suit / Shelter /

Aqui existem uns inimigos chamados Ogan. Eles possuem uma marreta de madeira que eleva sua defesa. Quando você achar estes inimigos, solte um Fire de Lucca para que a marreta pegue fogo e você possa atacar com ataques normais. Logo de cara pegue o baú com 300 G dentro. Siga a norte até que uma cena com um garotinho se de inicio. Este é Tata. Suba pelo caminho da direita mudando de tela e pegando um baú com uma Mirage Hand para Robo. Volte e agora suba a escada a esquerda. Assim que sair na outra tela desça pela esquerda pegando um baú com um Revive. Suba e pegue um baú contendo um Ether. Continue subindo, atravesse a ponte e suba as escadas chegando a um baú com 500 G dentro. Pegue a ponte que segue a direita e faça seu caminho até mudar de tela pela direita.

Continue até achar um baú contendo um Mid Ether e outro com um Revive. Suba as escadas e ache um Gold Helm. Equipe este em Robo. Suba mais uma escada e faça seu caminho a direita e descendo achando um Mid Tonic. Pegue mais um Mid Ether no caminho, no local onde há um Free Lancer jogando pedras em você. Continue mudando de tela a direita e seguindo este até você achar um baú contendo 600 G. Siga subindo até uma sequência de batalhas começar. Detone todos e saia pela esquerda encontrando um baú com 300 G e mais acima mais um Mid Tonic. Agora se mantenha perto da queda d'agua que está abaixo de você, mas caia pelo lado esquerdo para pegar um baú contendo um Silver Stud. Pule de cima caindo na grama e seguindo a direita até achar um Silver Erng. Volte para o lugar da queda d'agua mas agora suba e siga a esquerda pegando um baú com um Mid Ether. Siga pela esquerda.

atravesse a ponte e encontre um Kilwala. Converse com ele 4 vezes para ganhar um Magic Tab. Desça, organize-se no Save Point e siga ao sul pegando um baú com um Mid Ether e um Speed Tab no ponto azul brilhante no canto inferior esquerdo. Atravesse a tela pela direita e outro Free Lancer jogará pedras em você. Aqui há um baú escondido logo acima, atrás das folhagens contendo um Gold Suit. Desça, pegue o Shelter no baú e siga a norte subindo pela escada da direita até entrar em uma caverna. Vá de encontro a espada e responda 'Yes' a pergunta do garotinho. Prepare-se para enfrentar...

---------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Masa, Mune ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 4
===> HP: 1000, 1000 ===> Experiência: 400 ===> Dificuldade: Fácílimo
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 400 ===> Nível Sugerido: 17
---------------------------------------------------------------------------

Fire Sword nele tirando cerca de 520 pontos. Ataque apenas um deles e resolva o problema em 2 turnos.

Agora eles farão a fusão. Enfrente Gotenks, digo, Masa & Mune.

------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Masa & Mune ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 10
===> HP: 3600 ===> Experiência: 500 ===> Dificuldade: Quase Média
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 1500 ===> Nível Sugerido: 17
------------------------------------------------------------------------------

Sem dúvida a música desta batalha é algo de arrepiar. Mas como o que interessa aqui é o chefe, Fire Sword nele sem parar. Se estiver sem Lucca, Ice Sword nele. Quando ele disser 'Storing Tornado Energy', solte um Slash para neutraliza-lo. Pronto!

Após derrota-lo, pegue a Masamune. Ela está quebrada e precisa ser reparada. Você será mandado para fora da montanha. Siga para a Tata's House.

### - Tata's House - ###

Itens - Hero Medal

converse com o pai e dele e logo em seguida com ele (Tata). Ganhe uma Hero Medal para Frog. Vá para Cursed Woods.

### - Cursed Woods - ###

Itens - Gume da Masamune

Converse com Frog e pegue o gume da espada no baú verde brilhante. Saia e vá para o Truce Canyon pegar o portal do tempo. Chegando no The End Of Time, entre no pilar para Medina Village (1.000 A.D.).

### - Medina Village - ###

Itens - Nenhum

Vá para Melchior's Hut e converse com Melchior. Ele dirá que só é possível forjar novamente a Masamune se usar uma pedra chamada Dreamstone que não é vista já por muito tempo. Volte ao The End Of Time pelo armário da residencia em Medina. Salve seus progressos e pegue o pilar para 65.000.000 B.C..

### - Mystic Mts (65.000.000 B.C.) - ###

Itens - Berseker

Aqui eu recomendo colocar Robo no grupo no lugar de Marle. Saindo do portal você cai e enfrenta alguns Reptites. Solte um Rocket Roll e detone todos eles. A cena que se segue você verá uma garota loura matando os outros inimigos que irão aparecer. Esta é Ayla. Siga ela indo pela direita e desça. Se quiser voltar ao The End Of Time apenas volte subindo e caia em cima do portal. Descendo, pegue o Berseker no baú. Continue descendo até chegar ao mapa.

### - 65.000.000 B.C. - ###

Itens - Nenhum

Siga para Chief's Hut e fale com Ayla. Você será levado para uma festa. Aqui converse com todos. Vá conversando até que Ayla o convide para uma competição de bebida. Se você vence-la ela te dará a Dreamstone que você tanto procura para restaurar a Masamune. Para vence-la, apenas aperte rapidamente o botão A. Aqui vai uma dica boa para quem está usando um emulador. Se estiver usando o ZSNES vá na opção CONFIG e depois em INPUT #1 para configurar seus controles. Aqui você pode escolher um botão turbo para o A. Você a vencerá facilmente. Após vence-la você acordará e perceberá que a sua Gate Key foi roubada. Fale com Ayla que está dormindo e escolha o terceiro membro do seu grupo. Eu sugiro Robo. Saia e vá para a Hunting Range.

### - Hunting Range (Opcional) - ###

Itens - Third Eye

Na Ioka Hut superior direita, se você conversar com o velho encostado na pilastra central, poderá trocar itens ganhos nas batalhas por outros itens. São estes ótimos esquipamentos a esta altura do jogo. Os itens que você ganha nas batalhas são: Fang, Petal, Horn e Feather. Veja aqui a lista de troca. Não deixe de pegar todos os itens para todos os personagens. Você não gastará dinheiro para pegar armas fortes e ainda por cima ganhará níveis. Apenas use o Rocket Roll de Crono e Robo para acabar com os inimigos. Eu REALMENTE RECOMENDO que você evolua uns bons níveis aqui, porque os inimigos são fáceis e a experiência é boa. Até o nível 21 está bom, ou 20 se quiser. Isto ajudará bastante.

--------------------------------------------
Petal + Fang - Ruby Gun (Arma de Lucca)

Petal + Horn - Sage Bow (Arma de Marle)

Petal + Feather - Stone Arm (Arma de Robo)

Fang + Horn - Flint Edge (Arma de Crono)

Fang + Feather - Ruby Vest (Armadura)

Horn + Heather - Rock Helm (Capacete)
--------------------------------------------

Nu: Como em Cursed Woods, aqui você também pode encontrar os Nus. Eles ficam dos lados superior esquerdo, inferior direito e superior direito da Hunting Range. Eles só saem do esconderijo durante a chuva. Não deixe de matá-los, pois, não esqueça que eles dão 30 Tech Points. Aconselho parar aqui algum tempo para ganhar níveis e novas técnicas. Mas isso não é tudo. Você ainda leva de quebra, 3 de cada um dos itens de troca e também um Third Eye que multiplica seu EV. por 2 (Equipe-o em Ayla que passa a ficar com um EV. de 50). Acabando por aqui siga para Forest Maze.

### - Forest Maze - ###

Itens - Mid Tonic / Revive / Mid Tonic / Mid Ether / Revive / Shelter / Mid Tonic / Heal / Mid Ether

Aqui encontre Kino e descubra que foi ele que roubou a Gate Key. Ele diz que os Reptites o tomaram e que roubou porque tem ciúmes de Crono. Para entrar em batalhas aqui, siga andando por cima das pegadas no chão. Após Kino ir embora, siga para a direita pegando um baú com um Mid Tonic, e logo mais abaixo descendo o cipó outro com um Revive. Desça outro cipó e atravesse a ponte formada por uma árvore caida. Desça e pegue um baú com um Mid Tonic. Agora suba e pegue mais um baú a esquerda com um Mid Ether. A partir deste ponto siga a direita e depois desça quando não puder mais ir, até achar um baú com outro Revive dentro. Continue descendo, pegue o Shelter no caminho e faça seu caminho agora por cima (uma espécie de segundo andar gramado). Continue indo a esquerda e pelo lado de baixo da tela para pegar mais um baú com um Mid Tonic. Indo direto à esquerda a partir deste ponto ache mais um baú, mas agora contendo um Heal. Desça o cipó e siga a direita para mais um baú com um Mid Ether. Volte para o cipó que acabou de descer e saia por baixo entrando na Reptite Lair.

### - Reptite Lair - ###

Itens:
Mid Ether / Full Tonic
Mid Ether / Elixir / Ruby Vest
Full Tonic / Full Ether
Rock Helm / Full Ether

Entre, siga a direita e desça as escadas chegando a um lugar repleto de Evilweevil e um buraco no chão. Aqui há um macete para se pegar itens. Não mate nenhum deles. Espere que eles cavem um buraco no chão para que você pule dentro. Só que há os lugares certos para cada lugar. Se eles não cavarem onde você quer, saia da sala e entre novamente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Canto superior esquerdo - Só problemas. 2 Evilweevil e 1 Megasaur.

Canto inferior esquerdo - Ache um baú com um Mid Ether e descendo de novo um Full Tonic.

Canto direito ao meio e acima - Ache um baú com um Mid Ether. Aqui neste local, se você esperar que um Evilweevil cave um buraco do lado direito, você cairá em lugar com um Elixir. Caso entre no buraco que já está cavado, ache um Ruby Vest.

Canto inferior direito - Ache um Full Tonic no baú e espere o Evilweevil cavar outro buraco no canto direito. Caia e ache um Full Ether.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Chegando no ponto mais baixo possível, você encontrará um monte de Reptites correndo como loucos. Destrua tudo por aqui e pegue os baús contendo um Rock Helm e um Full Ether. Siga pela direita entrando pela passagem. Mudando de tela você verá uma porta acima da que você saiu. Esta te levará de volta para onde o inicio. Siga subindo e encontre um Save Point. Use-o e suba as escadas até encontrar Azala, o líder do Reptites. Quando o jogo te perguntar se você quer falar sobre a Gate Key com Azala responda o que quiser. Isto não afetará nada no jogo. Certifique-se de que Ayla tenha aprendido a técnica Charm. Prepare-se para enfrentar...

---------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Nizbel ===> Charm: Third Eye ===> Tech Points: 10
===> HP: 4200 ===> Experiência: 500 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Lightning ===> G: 0 ===> Nível Sugerido: 24
---------------------------------------------------------------------------

Comece de cara com um Lightning para arrancar cerca de 10 pontos de dano. Hehehe, é isso mesmo. Isto fará com que sua defesa física caia drasticamente. Logo em seguida, detone-o com Volt Bite de Crono e Ayla tirando nada mais nada menos que cerca de 830 pontos de vida dele. Use o Robo Tackle de Robo para incrementar com mais uns 410 pontos de dano, ou use-o para se recuperar (isso não será nescessário). Quando Nizbel soltar um Lightning 2 em você, sua defesa voltará ao normal. Mais Lightning nele e continue o espancando até mata-lo.

Você sairá na cabana de Ayla. Converse com ela e saia. Siga para Mystic Mts e entre no portal para o The End Of Time. Chegando lá pegue o pilar que o levará para Medina Village (1.000 A.D.).

### - Medina Village - ###

Itens - Masamune

Siga para a Melchior's Hut e converse com Melchior. Ele consertará a Masamune. Agora é hora de levá-la para Frog. Siga para o The End Of Time e depois para o Truce Canyon em 600 A.D.. Lá siga para a Cursed Woods.

### - Cursed Woods - ###

Itens - Nenhum

Entregue a Masamune para Frog que entrará de volta no seu grupo. Ele te explicará como passou de Glenn para Frog. Siga agora para o The End Of Time.

### - The End Of Time - ###

Itens - Magic Tab / 5 Mid Ethers (se estiver entre os níveis 20 e 29)

Chegando aqui vá para a sala onde está Spekkio. Se você estiver entre os níveis 20 e 29, notará que Spekkio está com uma forma diferente. Converse com ele para que ele possa ensinar magia para Frog (Water). Aproveite para lutar com Spekkio em sua nova forma e ganhar 1 Magic Tab e 5 Mid Ethers. Siga agora para a Magic Cave, uma montanha ao lado direito de Fiona's House em 600 A.D.. (Eu aconselho aqui colocar Robo como terceiro membro do grupo.)

### - Magic Cave - ###

Itens - Nenhum

Depois dos lapsos de memória de Frog e a abertura da caverna, você estará equipado agora com a Masamune (em Frog). Não esqueça de equipar o acessório Hero Medal no nosso verdinho. Entrando, siga a direita e faça o caminho da caverna até sair. Entre no Magu's Lair.

### - Magu's Lair - ###

Itens - Mid Ether / Mid Ether / Shelter / Mid Ether / Slasher / Barrier / Magic Tab / Mist Robe / Dark Mail / Doom Finger /
Lapis / Mid Ether / Barrier / Shelter / Magic Tab / Speed Belt / Revive / Mist Robe / Magic Scarf

Entre no castelo, suba as escadas e pegue o caminho da esquerda. Converse com todos, pegue 2 Mid Ether e um Shelter. Volte e faça o caminho da direita pegando outro Mid Ether e fazendo o caminho até o final. Não se esqueça de conversar com todos. Volte para a sala central e encoste no Save Point. Depois das cenas e da batalha siga pelo lado esquerdo novamente. Vá matando os inimigos até encontrar...

------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Slash ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 10
===> HP: 5200 ===> Experiência: 500 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 1500 ===> Nível Sugerido: 26
------------------------------------------------------------------------

Se você estiver com Crono, Frog e Robo e estiver no nível sugerido, com um pouco de certeza posso afirmar que a técnica tripla Triple Raid já estará disponível. Um ataque causará cerca de apenas 1150 pontos de dano. Slash não é forte. Apenas ataque-o com seus ataques mais fortes e pronto. Não há segredos. Quando ele pegar a espada, continue fazendo a mesma coisa. Apenas tome mais cuidado com o HP.

Após a batalha, pegue a Slasher no chão e a equipe em Crono. Salve se quiser e agora volte e faça seu caminho pela direita. Pegue um Barrier matando os Shadow e continue subindo até encontrar Flea?. Esta não é a verdadeira Flea. Mate-o e enfrente a original.

------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Flea ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 10
===> HP: 4120 ===> Experiência: 500 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 1000 ===> Nível Sugerido: 26
------------------------------------------------------------------------

A mesma coisa que Slash. Detone-a com seus ataques mais fortes. Se algum personagem dormir, mande um Heal nele.

Após derrota-la pegue o Magic Tab no chão e volte para a sala central. Encoste no Save Point e você será mandado para outro lugar. Siga a norte matando os inimigos e pegue um Mist Robe no final. Siga a norte mudando de tela e nesta próxima sala, passe pelas lâminas quando elas estiverem subindo. Pegue um Dark Mail no caminho e no final um Doom Finger para Robo. Na próxima tela, vá matando os inimigos e seguindo a norte. Quando você chegar na próxima sala onde Ozzie está, tome cuidado para não cair. Há um modo certo de passar, apenas vá tentando até conseguir. Se você cair, você sairá em uma sala enorme com 1 Lapis, 1 Mid Ether, 1 Barrier, 1 Shelter e um Magic Tab no canto inferior direito. Note também que aqui há 4 Save Points. Um deles é verdadeiro e outro funcionará como teletransporte. Os outros dois são batalhas. Chegando ao outro lado, suba as escadas detonando os inimigos e na próxima sala continue no mesmo sentido até encontrar um baú com um Speed Belt. Mais norte e mais um baú com um Revive agora. Entre na sala onde Ozzie está, mas ainda não converse com ele. Pegue os baús contendo um Mist Robe e um Magic Scarf. Agora fale com ele e prepare-se para a batalha.

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Ozzie ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 0
===> HP: 65535 ===> Experiência: 0 ===> Dificuldade: Ridículo
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0 ===> Nível Sugerido: 29
-------------------------------------------------------------------------

Não acerte Ozzie, acerte as alavancas ao seu lado.

Ozzie cairá. Pegue o Save Point da direita para salvar seus progressos e o da esquerda para seguir seu caminho. Siga em fente até encontrar...

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Magus ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 15
===> HP: 6666 ===> Experiência: 1500 ===> Dificuldade: Média
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 3000 ===> Nível Sugerido: 29
-------------------------------------------------------------------------

Logo de cara ataque Magus com um ataque comum para que ele mude o modo de batalha. Fique esperto porque é ele quem decidirá o elemento que o causará dano. Leia atentamente as frases que ele disser: "Barrier change/Only 'elemento' damages." O 'elemento' significa o tipo de magia que você vai usar. Se for Water, Marle ou Frog. Se for Lightning, use Crono. Se for Fire use as magias de Lucca e se for Shadow use Robo. Quando ele disser: "Magus risks casting a spell!" use seus ataques mais fortes. Nesta hora, mantenha-se recuperado pois ele pode soltar um ataque fulminante em você.

### - 65.000.000 B.C. - ###

Itens - Nenhum

Você acorda em 65.000.000 B.C. na casa de Ayla. Siga para Laruba Ruins logo acima de onde você acordou. Lá converse com todos e descubra que Kino foi capturado. Antes de prosseguir com o jogo, saiba que os itens de troca na Ioka Hut mudaram. Agora estão melhores. Veja a lista.

-------------------------------------------
Petal + Fang - Dream Gun (Arma de Lucca)

Petal + Horn - Dream Bow (Arma de Marle)

Petal + Feather - Magma Hand (Arma de Robo)

Fang + Horn - Aeon Blade (Arma de Crono)

Fang + Feather - Ruby Vest (Armadura)

Horn + Feather - Rock Helm (Capacete)
-------------------------------------------

Se sobrarem muitos Fang e muitos Horn, troque-os por quantas Aeon Blade conseguir. Cada uma pode ser vendida por 6250 G. É uma ótima opção para se conseguir dinheiro. Siga para Dactil Nest.

### - Dactil Nest - ###

Itens - Mid Ether / Mid Tonic / Meso Mail

Muito simples. Faça seu caminho e pegue o Mid Tonic e Mid Ether no caminho. Quando pegar o Meso Mail equipe-o em quem quiser. Siga subindo até encontrar Ayla e rume para Tyrano Lair (o castelo mais esquisito que você já viu).

### - Tyrano Lair - ###

Itens - Mid Ether / Full Tonic / Tonic / Cera Topper / Revive / Meso Mail / Full Ether / Cera Topper / Mid Ether

Escolha o terceiro personagem (eu escolhi Robo) e entre pela boca da direita. Salve a galera apertando o botão do lado da porta de ossos. Continue seguindo a mesma direção até encontrar Kino. Aqui, converse com ele entre as celas de ossos. Ayla o libertará. Entre na cela e pegue um baú (no formato de um ovo) contendo um Mid Ether. Agora volte ao inicio e entre pela boca da esquerda. Aqui aperte os botões no chão para que os inimigos caiam no andar de baixo ou então mate-os. Desça pela direita e chege a uma sala pequena com 2 baús. Pegue o da esquerda contendo um Full Tonic. Se você pegar o da direita, você cairá onde a galera estava trancada. Apenas volte para a sala dos dois botões no chão e agora siga pela esquerda. Você sairá em uma sala grande onde terá que pisar nos lugares certos se quiser pegar os baús, apenas para dificultar sua chegada neles. Pegue um Tonic, um Cera Topper (que nome mais tosco para um elmo), um Revive e um Meso Mail. Agora suba as escadas e siga até achar outra sala com mais dois botões no chão. Pise no da direita se quiser se safar dos monstros e entre pela boca apertando o botão no fim da sala. Saia e entre pela porta central que antes estava trancada. Aqui vai uma ótima dica para evoluir níveis e técnicas. Toda vez, antes de você entrar por esta porta, 2 Volcano e 1 Reptite vão te atacar. Cada vez que você os mata, você ganha 18 Tech Points. Se estiver usando um emulador, coloque o jogo para rodar super rápido e fique matando estes inimigos aqui. Use o Falcon Hit de Crono e Ayla para elimina-los de uma vez. Assim que acabar com eles entre pela porta, volte e mate-os de novo. Fique fazendo isso até aprender quantas técnicas quiser. Agora entre e veja Nizbel II logo a sua frente. Passe por trás dele e use o Save Point. Você pode até conversar com ele se quiser. Assim que estiver pronto, continue a norte até que ele o impeça de continuar subindo. Arrebente-o.

---------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Nizbel II ===> Charm: Third Eye ===> Tech Points: 15
===> HP: 4200 ===> Experiência: 880 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Lightning ===> G: 0 ===> Nível Sugerido: 30
---------------------------------------------------------------------------

O nível sugerido aqui é 30 mas eu já estou no 34. Faça uma força e evolua para ficar mais fácil. Senão, ataque-o do mesmo jeito do Nizbel de antes. Não se esqueça de usar o Charm para pegar outro Thrid Eye.

Agora continue seguindo seu caminho até chegar em uma sala agora com 3 botões no chão. Um mais em cima e dois em baixo. Pise no de cima para que um Save Point apareça. Depois de usá-lo, pise no da esquerda para 2 buracos aparecerem e agora no da direita para que 2 Megasaur caia neles. Verifique a caveira para que ela abra a boca. Aperte o botão no fim da sala e pegue o baú com um Full Ether dentro. Volte uma tela e entre pela porta central que antes estava bloqueada por uma grade. Encontre Azala que logo fugirá. Abra os baús com outro Cera Topper e um Mid Ether. Continue seu caminho para enfrentar...

------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Black Tyrano, Azala ===> Charm: Power Tab, Magic Tab ===> Tech Points: 25
===> HP: 10500, 2700 ===> Experiência: 1800 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0 ===> Nível Sugerido: 31
------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro detone Azala que é bem mais fraco do que Black Tyrano e é muito chato. Apenas concentre seus ataques mais fortes nele. Black Tyrano o atacará apenas com ataques de fogo. Equipe Ruby Vests nos seus personagens e o problema estará resolvido. De vez em quando ele vai te comer, hehehe, digo, engolir, absorvendo seu HP. Recupere-se na hora. Quando ele disser: "Removes def, and is storing pwr.", uma contagem regressiva começará e, quando esta acabar, um ataque fulminante será lançado em você causando mais de 200 pontos de dano. Recupere-se e repita até mata-lo.

Se você estiver entre os níveis 30 e 39, volte para o The End Of Time e detone Spekkio para ganhar itens. Aproveite para pegar mais Aeon Blades para poder vende-las depois. Você descubrirá como Lavos chegou ao planeta. Logo após as cenas entre na cratera formada e entre no portal para uma nova era.

### - Zeal (12.000 B.C.) - ###

Itens - Magic Tab / Speed Tab / Black Rock / Speed Tab / Magic Tab /

Saia da caverna e rume a direita, entre no Skyway. Seja bem vindo a Zeal. Saindo do Land Bridge siga para Enhasa, a construção a sua direita. Aqui converse com todos. Vai acontecer uma cena de um garoto com um gato encarando Crono. Um cara deitado lhe fará uma pergunta sobre destino, mas não é nada importante, a resposta não interfere em nada no jogo. Logo abaixo da cama onde há um boneco Poyozo, tem uma mesa e nela há um livro verde. Verifique este livro e ele se abrirá revelando a magia água. Um pouco acima de onde o garoto com o gato te encarou, há outro livro. Verifique-o e ele o revelará a magia vento. Agora siga para o balcão que fica logo na entrada. Lá verifique o último livro que se revela fogo. Uma passagem se abrirá. Responda 'Yes' á resposta do Nu para uma briga.

Você enfrentará 6 Nus. Então o mínimo que você tem que esperar é HP = 1 toda hora. Se já tiver aprendido Luminaire, vai facilitar muito. Senão, Falcon Hit de Crono e Ayla é uma boa. Deixe um terceiro personagem apenas para se recuperar. Não é difícil, apenas tome cuidado para não morrer. Ganhe um Magic Tab e um Speed Tab quando vencer.

Saia e vá para o Land Bridge de cima e saia do Skyway. Saia e vá para a esquerda achando outro Skyway. Siga para Kajar.

Aqui primeiro abra os livros (agora vermelhos) na mesma ordem de antes. Outra passagem se abrirá. Pegue uma Black Rock dentro. Converse agora com todos e compre itens do Nu se quiser. Entre na porta acima da direita e pegue um Speed Tab no canto mais inferior direito. Converse com todos aqui também e depois saia. Se quiser entrar na porta da esquerda para conversar mais um pouco, faça. Agora saia de Kajar. Se quiser, entre na Blackbird para conhecer Dalton, seu futuro inimigo. uma cena pequena se fará e ele sairá. Agora entre na caverna a direita de onde você está. Faça o caminho dos teleportes que funcionam como Skyway e Land Bridges. Chegue a Zeal Palace.

Primeiro vá direto conversar com o Nu logo acima á sua frente. Responda 'Sure' para aprender o ponto fraco dos Nus. Agora volte para Kajar e coçe as costas do Nu que fica na sala onde você pegou um Speed Tab no canto mais inferior direito. Ganhe um Magic Tab. Volte para Zeal Palace. Chegando aqui, converse com todos e depois entre na porta da direita. Direita novamente e uma cena começará. Logo após, saia e entre na porta central. Veja Schala usando seu pendante para abrir aquelas portas seladas por magica. Tente você também mas perceba que não há como. Saia e agora entre na porta mais a esquerda. Verifique o ponto vermelho brilhante na Mammon Machine para que seu pendante seja modificado. Agora volte novamente e entre na porta central. Tente novamente entrar na porta selada por mágica e consiga entrar na sala da rainha. Uma cena acontecerá. Logo após enfrente...

----------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Golem ===> Charm: Magic Tab ===> Tech Points: 35
===> HP: 7000 ===> Experiência: 1000 ===> Dificuldade: Depende
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000 ===> Nível Sugerido: 31
----------------------------------------------------------------------------

Se estiver no nível sugerido, dá pra ganhar (média). Se estiver abaixo, nem pense (difícil). Eu estou no nível 36 e foi bem fácil (já disse). Mas sua sorte por melhor ou pior que seja, é que você não precisa vencer esta batalha. Se quiser vencer mesmo, aconselho um grupo com Robo e Ayla. Luminaire, ou se não tiver, Volt Bite. Robo apenas recupera energias.

Derrotando-o (Dalton fica puto) ou morrendo, Schala te libertará. Você será mandado de volta para 65.000.000 B.C. e o portal para 12.000 B.C. será selado.

### - 65.000.000 B.C. - ###

Itens - Nenhum

Siga para Mystic Mts e pegue o portal. No The End Of Time pegue o portal para 2.300 A.D.

### - 2.300 A.D. - ###

Itens - Nenhum

Saia do Proto Dome e entre no Lab 32. Atravesse-o e entre no Sewer Access.

### - Sewer Access - ###

Itens - 600 G / Range Band / Bolt Sword

Chegando aqui siga a direita pegando um baú com 600 G. Agora volte usando a esquerda e siga ao sul achando uma pequena escada. Desça e nesta outra tela siga a esquerda e leia o bilhete no chão. Faça seu caminho agora a direita. Se encostar nos itens no chão (latinha de refrigerante, gato e até um Save Point), batalhas começarão. Faça seu caminho até chegar no fim e subir umas escadas. Nesta outra tela, suba e vire a direita na primeira passagem apertando um botão vermelho. A porta se abrirá. Passe pelo lado de cima e saia por ela subindo até encontrar um Range Band. Enfrente...

---------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Krawlie ===> Charm: Mid Ether ===> Tech Points: 5
===> HP: 500 ===> Experiência: 100 ===> Dificuldade: Ridiculo
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 500 ===> Nível Sugerido: 31
---------------------------------------------------------------------------

Me recuso a me pronunciar aqui.

Desça, passe pelas escadas (mas não suba ainda) e aperte o botão vermelho na parede fazendo uma ponte. Pegue a Bolt Sword no baú e volte subindo a escada que você acabou de passar. Saindo para o mapa entre na Keeper's Dome.

Chegando aqui, siga a norte e abra a porta selada por magica. Vá verificando os pontos azuis brilhantes até abrir outra porta selada. Veja Epoch, sua futura máquina do tempo. Cenas acontecerão aqui, e então entre na nave. Ecolha 'Take Off' para escolher a época que você quer ir. Vá ao The End Of Time para que algumas cenas acontecam. Depois siga para 12.000 B.C. e depois para Terra Cave.

### - Terra Cave - ###

Itens - Power Tab

A partir de agora você estará entrando na parte mais louca do jogo. Daqui para o final é só doidera. Aqui, suba as escadas e entre na passagem á esquerda. Na primeira passagem mais acima, você pode comprar itens do carinha. Compre o que puder de armas e armaduras. Desça um lance de escadas e converse com o pessoal na passagem. Desça mais um lance e apenas converse com o pessoal na passagem. Descendo mais você encontra umas camas onde você poderá dormir. Desça e use o Save Point se quiser. Atravesse a passagem e ache um Power Tab no canto direito. Siga a norte e enfrente 2 Beasts. Use o Charm de Ayla para roubar 2 R'bow Helm. Volte para onde estava o Save Point e volte para enfrentar os Beasts novamente até pegar R'bow Helms para todo mundo. Siga a norte até encontrar...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Blue Beast, Red Beast, Mud Imp ===> Charm: Mermaid Cap, Elixir. Speed Tab ===> Tech Points: 26
===> HP: 5000, 5000, 1500 ===> Experiência: 954 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Fire, Water, Nenhum ===> G: 2600 ===> Nível Sugerido: 31
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não há nada a temer aqui. Se precisar recupere HP e não esqueça de roubar os itens deles. Use Falcon Hit ou se tiver Luminaire cai bem. Se Robo estiver no grupo use-o para atacar e se recuperar.

Suba as correntes para Mt. Woe.

### - Mt. woe - ###

Itens - Lode Helm / Lode Vest / Shield / Barrier / Lapis / Barrier / Lapis / Full Ether / Barrier / Shelter / Shield /
Time Hat / Full Ether / Ruby Knife / Magic Tab

Logo de cara você verá um inimigo chamado Rubble. Ele dá 100 Tech Points a cada vez que você mata-lo. Mas o problema é conseguir acertá-lo. Com ele você não pode usar nem armas nem itens, apenas ataques. Por tanto certifique-se de matar todos porque são uma grande ajuda. Roube uma Alloy Blade dos inimigos chamados Bantam Imp e equipe-a em Crono. Siga a norte e encontre um baú com um Lode Helm. Depois volte e siga a esquerda rumando a norte até subir em uma corrente mudando de tela.

Esquerda para matar o Rubble e direita para seguir seu caminho. Enfrente os Gargoyles e roube Big Hands para Robo. Um pouco a frente você verá um Save Point. Faça juz a ele siga a norte. Vire a direita achando um Lode Vest, um Shield e um Rubble para você detonar. Agora vire a esquerda e continue para um baú com uma Barrier. Depois faça o caminho do centro que leva há um Lapis. Continue a partir daqui fazendo seu caminho a direita matando os inimigos e pegue mais um baú com um Barrier. Siga a direita e mude de tela.

Suba e pegue um Lapis. Roube Pearl Edge dos Man Eaters para Frog. Siga a direita e pegue um baú com um Full Ether e um Barrier. Volte e agora suba detonando mais um Rubble. Desça pegando um Shelter e um Shield e logo em seguida pegue a corrente que leva a direita para um Save Point. Salve e suba mudando de tela.

Aqui pegue um Time Hat e um Full Ether e um Magic Tab no canto inferior direito (obrigado ao meu amigo Bernardo Estivallet) logo em seguida suba a corrente. Prepare-se pois quem vem ai é...

--------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Giga Gaia ===> Charm: Speed Tab ===> Tech Points: 30
===> HP: 9500 (2000 cada braço) ===> Experiência: 3000 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 3000 ===> Nível Sugerido: 36
--------------------------------------------------------------------------------

Primeiro detone os braços de Giga Gaia. Eles serão ressucitados após um certo tempo. Por tanto, aproveite quando destruí-los. Muito cuidado com seus ataques pois, acertarão todos os seus personagens. Fique atento ao seu HP. Logo em seguida destroçe o queixo do chefe. Use Luminaire ou Falcon Hit.

Uma longa cena começará. Quando os controles voltarem a você, converse com Melchior novamente. Receba uma Ruby Knife. Siga para Zeal usando o Skyway e vá a Kajar. Lá converse com o Nu no balcão e responda a verdade: 'No', para poder comprar itens. Siga para Zeal Palace

### - Zeal Palace - ###

Itens - Nenhum

Siga para a sala do trono e...

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Dalton ===> Charm: Power Meal ===> Tech Points: 30
===> HP: 3500 ===> Experiência: 1000 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2500 ===> Nível Sugerido: 36
-------------------------------------------------------------------------

Ele começará com um ataque que tirará metade da energia de algum dos seus personagens. Apenas tome cuidado para seu HP não ficar muito baixo. Luminaire nele e combinação dupla dos outros 2 personagens.

Entre no portal de Dalton.

http://www.retrogamesbrasil.com
3 Re: DETONADO - CHRONO TRIGGER - SNES em Seg 19 Jul 2010, 15:51
Alohawell Ltda

Socio do Forum
Socio do Forum
Mensagens: 23862
RetroPontos: 10562
Data de inscrição: 16/07/2010
Idade: 32
Localização: Vassouras
### - Ocean Palace - ###

Itens - Rune Blade / Aeon suit / Star Sword / Shock Wave / Sonic Arrow / Demon Hit / Kaiser Arm / Aeon Helm / Elixir

Desça, use o Save Point e siga ao sul para mudar de tela. Aqui existem inimigos chamados Scouts. Para mata-los apenas use Lightning nos amarelos, Fire nos vermelhos e Water nos azuis. Pegue o baú com uma Rune Blade para Frog. Desça mais um pouco e siga para a direita pegando outro baú, mas agora com um Aeon Suit. Agora note que aqui, há portas nas extremidades da sala. Existem 6 sem contar com a que você veio. Então agora entre na porta superior esquerda. Pise no botão e saia pela esquerda pegando um baú com uma Star Sword para Crono. Saia e volte a sala principal. Agora entre na porta do meio a esquerda. Note que você sairá no mesmo lugar onde pegou o último baú. Saia e entre na porta inferior a esquerda. Pegue um baú com um Shock Wave para Lucca. Desça, pegue uma Sonic Arrow de Marle e pise no botão no centro da sala. Há uma passagem secreta levando a uma Demon Hit em um baú. Apenas ande nas pequenas bordas ao lado da parede e quando avistar o baú (você vai estar do lado esquerdo dele encostado na perde) ache uma passagem que te fará alcança o mesmo. Agora volte por onde veio até chegar novamente na sala principal. Aqui agora, entre na porta inferior direita e pegue o Kaiser Arm de Robo. Volte e agora entre na porta do meio a direita. Pegue o Aeon Helm no baú e saia pela porta de cima voltando a sala principal. Pegue o caminho agora ao sul mudando de tela. Ao entrar na porta ao sul, você verá dois Scouts, um vermelho e um azul. Mate-os e você verá que há uma entrada mais ao sul. Ela te leva para uma sala vazia, igual as salas de elevadores, porém sem ele. Perceba um “Tab” brilhando no lado esquerdo, mas você não poderá pega-lo. Saia desta sala e retome seu caminho.

Aqui apenas desça as escadas até encontrar um Save Point. Saia pelo sul e chegue ao elevador. Aqui haverá uma sequência de inimigos. Use Falcon Hit de Crono e Ayla para facilitar as coisas.

Quando sair do elevador, você verá um botão azul no chão. Antes de prosseguir, volte para o elevador de onde veio e acione o botão dele. Você subirá para a sala vazia de antes, e agora poderá pegar o Magic Tab, próximo à parede. O problema aqui, é que você terá que enfrentar os monstros novamente, mas isto o ajudará a evoluir o Level. Passe novamente pelo Save Point e prossiga pelo elevador derrotando todos os monstros (obrigado a meu amigo Jonas Otávio).

Chegando em baixo, você verá um botão azul no chão. Aperte-o e perceba que nada aconteceu. Agora siga a esquerda entrando na porta. Aperte o 'Switch' na parede após derrotar os inimigos. Faça a mesma coisa do lado direito. Logo depois pise no botão no chão novamente e o caminho se fará. Entre na porta. Pegue o Elixir no baú e salve seu jogo. Entre na próxima sala e prepare-se para uma surpresa.

-----------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Golem, Golem ===> Charm: Magic Tab, Magic Tab ===> Tech Points: 70
===> HP: 7000, 7000 ===> Experiência: 2000 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 4000 ===> Nível Sugerido: 40
-----------------------------------------------------------------------------------

De cara, HP pela metade. E é isto. Hehehe. Os ataques dele não te causarão problemas (claro, se você estiver no nível sugerido). Cuidado apenas para seu HP não ficar abaixo de 100. Senão, realmente ele pode se tornar um problema. Certifique-se de pelo menos chegar ao nível 37 e ter o Luminaire de Crono para enfrentá-lo.

Siga a norte e veja a Mammon Machine. Cenas ocorrerão e então...

---------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Lavos ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 0
===> HP: ????? ===> Experiência: 0 ===> Dificuldade: Dificílimo
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0 ===> Nível Sugerido: 40
---------------------------------------------------------------------------

Aqui nem tente ganhar. Você tem é que perder mesmo. Não que seja impossível vencer, mas você só irá conseguir quando estiver jogando um New Game + (um jogo que você começa desde o início com as mesmas informações do seu último jogo).

Veja Crono ser morto e descubra que o Prophet era Magus. Você acorda em uma cabana.

### - Commons - ###

Itens - Magic Tab

Coloque Ayla no grupo, mas não como líder. Isto vai ajudar bastante, pois, ela não precisa de armas para atacar. Na Last Village da esquerda há um Save Point. Na do meio há um Nu que vende itens. Uma hora ele sai do lugar dando passagem há um Magic Tab. Na da direita não há nada a não ser dialogos. Entre na Commons (a pequena floresta) e converse com todos. Dalton o capturará.

### - Blackbird - ###

Itens - Equipamentos / Itens / Dinheiro / Magic Tab

Você acorda e nota que todos os seus itens sumiram. Armas, acessórios, armaduras, itens, dinheiro e tudo. Salve seus progressos e suba as escadas a sua frente. Você notará que está voando. Agora suba pela passagem de ar que fica do lado esquerdo da escada (aperte A). Aqui verifique as grades no chão para poder ver onde você está. Agora, a partir do ponto em que você saiu (da sala que começou) siga os passos perfeitamente para não se perder. Primeiro esquerda e depois sul até o final. Você verá Dalton fazendo alguma coisa na Epoch (a melhor coisa que ele podia fazer). Saindo deste ponto, siga a esquerda até achar uma escada. Desça-a e entre na sala ao lado esquerdo. Detone os dois Basher que tentarão te impedir e pegue os equipamentos do 3° personagem (foi o meu caso, Ayla. Não sei se a ordem dos itens nos baús é a mesma em todo jogo). Saia da sala e entre na porta da direita se quiser para uma batalha com alguns Bashers. Agora saia desta sala voltando ao corredor e pegue a rampa automática central que te levará para o lado de cima. Entre na sala do lado esquerdo e detone os inimigos achando um baú com seu dinheiro. Se subir as escadas você verá que saiu do outro lado da nave. Saia desta sala e agora entre na porta a direita que um Basher está protegendo. Perceba que você voltou a sala do começo. Saia e suba avistando uma sala com 2 Basher a protegendo. Mate-os e entre na sala. Mate o Byte aqui e pegue os equipamentos do 2° personagem. Agora suba a rampa central e entre na porta para a próxima tela.

Aqui, entre na porta da esquerda para pegar seus itens de volta. A porta desta sala leva para o lado de fora, mas não entre nela ainda. Saia e suba a rampa do lado esquerdo. Aqui em cima, vá a direita até ver outra porta com mais 2 Bashers a protegendo. Entre na sala e suba as escadas. Nos dutos, siga a esquerda e entre na primeira escada que desce para uma sala com um Basher dormindo e os equipamentos do 1° personagem. Agora saia (mate o Basher se quiser) e volte aos corredores onde os Bytes circulam. Suba na escada mais ao norte e rume à direita nos dutos para achar um ponto brilhante, um Magic Tab. Agora volte para onde você pegou seus itens e saia para fora da nave.

Você está na asa esquerda da Blackbird. O vento o empurrará para baixo, por isso, se quiser se movimentar, corra. Aqui há uns inimigos chamados Turret que são iguais aos Rubble do Mt. Woe. Eles te dão 100 Tech Points também. A diferença agora é que você pode mata-los em grupos, dificultando mais ainda, pois após um certo tempo eles fugirão da batalha. Tente pega-los um a um. Quando tiver destroçado todos, siga para o canto inferior esquerdo da asa para enfrentar...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Golem Boss ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 40
===> HP: 15000 ===> Experiência: 2500 ===> Dificuldade: Existe algo abaixo de ridículo?
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000 ===> Nível Sugerido: 42
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu não sei pra que colocar um idiota desses aqui para você matar. Por que você simplesmente não acha um baú com 2500 pontos de experiência, 2000 G e 40 Tech Points. O cara tem medo de altura e não te fará nada. Seu único desafio aqui será mata-lo antes dele fugir (graaaaande desafio!!!).

Cenas e mais cenas e então...

--------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Dalton Plus ===> Charm: Power Meal ===> Tech Points: 40
===> HP: 3500 ===> Experiência: 2500 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000 ===> Nível Sugerido: 42
--------------------------------------------------------------------------

Esse cara é um idiota. Sempre foi. Quando você o derrota ele invoca o Golem boss e... ...nada. Então ele cai na própria armadilha e se fode. Derrote ele do jeito que você quiser. Nem precisava escrever isso aqui. Anem!

Após a batalha apere Y para soltar um tiro e depois X. Blackbird será destruída. Você voltará para os restos de 12.000 B.C.. Siga para a Last Village do meio e compre Aeon Suits do Nu pra todo mundo. Siga para Commons e converse com todos aqui. Coloque Frog como líder do grupo e siga para a North Cape.

### - North Cape - ###

Itens - Amulet

Chegando, siga a norte até achar um ponto azul brilhante. Verifique-o e então Magus aparecerá. Ele explicará muitas coisas importantes para o entendimento do jogo. Magus irá perguntar: 'You wish to fight me?'. Esta é a hora decisiva. Se responder 'Yes', Cyrus será vingado e Magus morre. Se responder 'No', Magus entrará em seu grupo. Dependendo da resposta o final muda. Magus não fará muita falta porque ele não tem técnicas duplas. Ele é apenas um personagem MUITO DOIDO e eu curto ele demais. Mas se você está MESMO afim de vingar a morte de Cyrus (eu estou, mas prefiro ficar na mão e pegar Magus), então acabe com ele.

Se escolher lutar com Magus: 'Yes':

-------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Magus ===> Charm: Nenhum ===> Tech Points: 0
===> HP: 6666 ===> Experiência: 3000 ===> Dificuldade: Média
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 4000 ===> Nível Sugerido: 43
-------------------------------------------------------------------------

Use ataques normais e recupere-se com Cure 2. Fique esperto com seu HP. Para evitar problemas, deixe ele sempre acima de 150.

Você vê Magus morrendo e deixando um Amulet no chão. Compre uma arma para Magus com o Nu na Last Village do meio. Saia daqui e vá para o The End Of Times.

Se escolher não lutar: 'No':

Magus entra para o seu grupo e já vem equipado com o Amulet. Compre uma arma para Magus com o Nu na Last Village do meio. Siga para o The End Of Time.

### - The End Of Time - ###

Itens - Chrono Trigger

Chegando aqui converse com o velho. Tente sair e ele te chamará. Converse com ele novamente e ele te derá um Chrono Trigger.
Se estiver entre os níveis 40 e 49 enfrente Spekkio. Ele estará BEM difícil. Note também que há mais pilares do tempo. Agora é hora de pegar os itens nos baús negros e nas portas seladas por magia. Embarque na Epoch e vá para 600 A.D..

### - 600 A.D., 1.000 A.D., 2.300 A.D. e 65.000.000 B.C. - ###

Itens - Blue Mail / Blue Vest / Magic Ring / White Mail / Black Mail / Shelter / Black Vest / White Vest / Elixir / Red Mail
Full Ether / Hyper Ether / Mega Elixir / Hyper Ether / Taban Suit / Taban Helm / Wall Ring / Dash Ring / Full Ether
Gold Stud / Magic Tab / Charm Top / Full Ether / Wallet / Power Tab / Lumin Robe / Elixir / Hit Ring / Gold Erng
Magic Tab / Boneco de Crono / Power Ring / Swallow ou Safe Helm / Silver Rock

Há mais baús negros do que os que eu cito aqui, mas ainda não é hora de pega-los. Fique calmo que você não os perderá.

01° - Vá para a cidade de Truce em 600 A.D. e entre no Truce Inn. Suba até o segundo andar e verifique o baú negro. Responda 'No'. Vá para 1.000 A.D. e entre no Truce Inn daqui. Pegue um Blue Mail. Siga para 600 A.D. e entre no Truce Inn. Pegue um Blue Vest no baú negro.

02° - Magic Cave. Logo na entrada indo a direita. Pegue um Magic Ring pois, não há este baú no futuro.

03° - Vá para 600 A.D. na cidade de Porre e entre na Elder's House. Lá verifique os dois baús. Vá para 1.000 A.D. e abra os baús contendo White Mail e um Black Mail além de um Shelter no baú. Fale com o Elder e responda 'Yes' para imitar uma galinha e ganhar 10 G (que ridículo). Volte ao passado e pegue agora os baús contendo um Black Vest e um White Vest.

04° - Em 600 A.D. vá ao Guardia Castle. Pegue as escadarias da esquerda acima do salão real. Entre o lance de escadas e verifique um baú negro. Agora siga para 1.000 A.D. e entre no castelo com Marle no grupo. Uma cena com o Chancellor começará. Quando terminar, vá pegar o item no baú negro. Não converse com o rei ainda. Entre o lance de escadas para o baú negro, pegue um Elixir e um Red Mail no negão. Continue subindo e vá até o quarto do rei achando lá um Full Ether. Volte a sala real e agora pegue a escadaria da direita. No lance de escadas pegue o baú com um Hyper Ether. Continue subindo chegando ao quarto da princesa. Lá encontre um Mega Elixir. Siga agora para a cozinha. lá tente sentar na cadeira e o guarda falará algo a você (nada de útil). Agora suba o lance de escadas e na primeira sala pegue um Hyper Ether. Note que há um baú trancado na próxima sala. Agora vá conversar com o rei. Marle e ele irão brigar. Vá até o quarto do rei e converse com ele. Voces brigarão de novo e o rei mandará você sair. Vá a casa de Lucca e converse com Taban que te dará um Taban Suit. Converse com ele novamente e ganhe um Taban Helm.

05° - Vá para Guardia Forest de 600 A.D. e pegue outro outro baú negão, mas agora com um Speed Tab.

06° - Vá para o Vortex Pt. em 1.000 A.D. e entre na caverna. Siga adiante achando um negão com um Wall Ring e um Dash Ring.

07° - Agora em 2.300 A.D. vá ao Trann Dome. Lá abra a porta selada por mágica e ache um Full Ether, um Gold Stud e um Magic Tab.

08° - Vá ao Bangor Dome e abra a porta achando um Charm Top, um Full Ether e um Wallet.

09° - Siga para o Arris Dome e depois para a porta selada por mágica. Lá pegue um Power Tab no chão, um Lumin Robe, um Elixir, um Hit Ring e um Gold Erng.

10° - Agora vá ao The End Of Time e pegue o pilar de Guardia Forest em 1.000 A.D.. Aqui pegue um báu negro com um Power Ring.

11° - Vá para 1.000 A.D. e siga para Forest Ruins, aquela pirâmide azul a direita de Medina. Lá, use o pendante para a pirâmide desaparecer e 2 baús com simbolo de Zeal aparecerão. Você poderá escolher apenas 1. Se escolher o dá direita, pegará uma Swallow, espada de Crono que dá mais 3 pontos de Speed. Se pegar o da esquerda achará um Safe Helm que te da o status Shield permanentemente. Se você for um colecionador de itens (como eu), escolherá a espada Swallow que é a única no jogo, já que o Safe Helm pode ser roubado mais adiante. Se não tiver nem aí, pegue o Safe Helm que será mais útil.

Vá até 65.000.000 B.C. e entre em Laruba Ruins. Lá, converse com o Nu ao norte. Aqui você pode trocar o nome de qualquer personagem do seu grupo. O Nu te dará uma Silver Rock. Vá para Keeper's Dome e pegue um Magic Tab no chão ao lado direito do Nu dormindo. Fale com ele. Vá até a Crono's house em 1.000 A.D. e pegue o boneco de Crono no seu quarto. Volte ao Keeper's Dome e converse com o Nu novamente. Ele criará 3 entidades que permitirão que você suba na Death Peak. Desligue-o se quiser. Rume agora para Death Peak em 2.300 A.D..

### - Death Peak - ###

Itens - Magic Ring / Wall Ring / Giga Arm / Brave Sword / Star Scythe / Vedic Blade / Dark Helm / Memory Cap

Chegando aqui, siga correndo para cima até achar o Poyozo azul. Converse com ele e uma árvore se fará. Fique atrás dela quando a tempestade aumentar. Siga a norte até mudar de tela. Siga para a esquerda a té encontrar um Magic Ring. Agora suba as escadas e siga a direita até mudar de tela novamente. Aqui, você encontrará um Save Point e logo mais acima um baú com um Wall Ring. Agora suba pelo lado esquerdo e entre na caverna. Você vai enfrentar Lavos spawn.

------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Lavos Spawn ===> Charm: Elixir ===> Tech Points: 120
===> HP: 4000 ===> Experiência: 747 ===> Dificuldade: Fácil
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 500 ===> Nível Sugerido: 45
------------------------------------------------------------------------

Você não deve atacar o corpo de Lavos Spawn, apenas a cabeça. Se acertar o corpo, ele contra-atacará com Lavos Spawn Needle que causará mais de 300 pontos de dano. Use seus ataques duplos mais fortes apenas na cabeça. Rapidinho você acaba com ele.

Pegue um Giga Arm para Robo no baú a direita e siga a norte. Atravesse a tempestade entrando na caverna novamente e pegando um Brave Sword de Frog no baú. Equipe-a nele e desça saindo da caverna. Veja que há um ponto azul brilhante a esquerda da caverna indo um pouco acima. Verifique-o para abrir uma passagem. Volte todo seu caminho e salve seu jogo no Save point. Agora entre na passagem recém aberta e pegue um Star Scythe para Magus. Saia e enfrente Lavos Spawn novamente. Agora siga para a esquerda avistando outro boneco Poyozo azul. Converse com ele e ele dirá a você para ter cuidado para não cair. Isso mesmo. Aqui, se você passar pelas extremidades da passagem, você irá cair. Tome cuidado pois o vento irá te empurrar. Chegando ao outro lado você verá um baú com uma Vedic Blade e um monte de Krakker caindo. Siga ao sul e mude de tela. Aqui você verá outro Poyozo azul. Siga indo para a esquerda e pegue uma escada para baixo te levando a um Save Point e um Dark Helm. Agora suba novamente e siga a norte até enfrentar outro Lavos Spawn. Quando derrota-lo, empurre sua carcaça para debaixo da escada e pressione A para subir nela e alcançar as escadas que levam para cima. Pegue um baú com um Memory Cap e siga a norte. Crono será revivido.

### - The End Of Time - ###

Itens - Nenhum

Perceba que agora você monta seu grupo com quem bem entender. Crono não precisa mais ser o líder. Converse com o Old Man e depois vá derrotar Spekkio se ainda não o fez. Tire Magus do grupo e converse com ele. Ele mostrará a fortaleza de Ozzie pra você. Tire Robo também e converse com ele. Ele te mostrará a Geno Dome em 2.300 A.D.. Converse com Frog e ele te mostrará outro lugar também. Lucca também te mostrará um lugar. Mas, o que são estes lugares? São os 'quests' paralelos do jogo. Eles não precisam ser feitos, mas deixarão seu jogo mais completo e seus personagens mais fortes se você os fizer. Coloque Robo como líder do seu grupo e siga para o Geno Dome em 2.300 B.C.. Vamos começar nosso primeiro 'side quest'.

# - Side Quests - #

### - Geno Dome (opcional, por agora) - ###

Itens - Nenhum

Nota: LEIA O PARÁGRAFO ABAIXO!.

A partir deste ponto, não colocarei mais o nível sugerido nos chefes. Mas porque?. A rampa que você sobe logo após de entrar na porta, é o melhor lugar de se evoluir níveis no jogo. Como essa 'dungeon' só ficará aberta para este 'side quest', ela não se abrirá mais quando você terminar por aqui. Então saiba que já estou no nível 99 ou **. Evolua você também porque este é com certeza o MELHOR lugar para se alcançar nível ** no jogo. Chegando ao fim da rampa você terá adquirido 8286 pontos de experiência, 144 Tech Points e 10200 G. É muita coisa. Quando chegar ao lado de cima, siga a direita e verifique o ponto azul brilhante. Caia e você voltará ao início. Repita até evoluir quantos níveis quiser. Para facilitar, de uns 2 Speed Tab para Crono para que ele se torne o mais rápido. Depois, vá nas opções do jogo e coloque para memorizar automaticamente os controles nos menus e nas batalhas. Agora Crono vai sempre ser o primeiro a atacar. Memorize o controle (apenas solte um Luminaire) para sempre soltar Luminaire. Assim você vencerá as lutas apenas segurando o botão A. Se estiver usando um emulador, coloque o jogo mais rápido. Uns 40 minutos você chega lá. Outra coisa a se lembrar é que aqui em todas as batalhas, você ganha Barriers e Shields. Quando juntar 99 deles, venda-os, pois, em cada um você consegue 2500 G. Eu sai daqui com nível **, meus personagens todos uns CAVALOS e mais de 4,5 milhões de G no bolso. Ainda por cima fui ao The End Of Time e lutei com Spekkio em sua última forma, de Red Nu. Ganhei 10 de cada Tab e 10 Mega Elixirs. Antes de entrar no Geno Dome, vamos pegar as Ruby Armors que ajudarão muito em sua defesa. Antes que eu me esqueça, eu também não ganho mais Tech Points pois, já aprendi tudo. Se quiser evoluir nível ** depois, pule este 'quest' e deixe-o para quando terminar com a Black Omen, antes de matar Lavos, mas, se quiser evoluir agora, entre e verifique o computador. A porta se abrirá e você poderá entrar, mas, não poderá sair até subir a rampa.

### - 65.000.000 B.c. - ###

Itens - Ruby Armors

Siga para a Ioka Hut (de cima) e converse com o velho das trocas. Ele te dirá que se você conseguir 10 de cada um dos itens de troca, ele te dará uma Ruby Armor. Vá para Hunting Range e pegue os itens nescessários. Certifique-se de equipar a todos.


### - A história de Robo - ###

Geno Dome (agora sim):

Itens - Power Tab / Elixir / Lapis / Full Tonic / Full Tonic / 50000 G / Full Ether / Hyper Ether / Vigil Hat / Magic Tab
Mega Elixir / 15000 G / Full Ether / Terra Arm / Crisis Arm

Passando pela rampa dos inimigos, siga a direita e entre na primeira porta. Suba no elevador e quando sair ao outro lado, salve o jogo se quiser e entre na porta prata a sua esquerda. Pegue um Power Tab bem a sua direita e siga a norte. Mate os inimigos e entre na porta que o levará para outro elevador, que agora irá descer. Saindo do elevador, a partir do ponto em que você está, siga a esquerda e entre em uma passagem que não pode ser vista. Desça um pouco e aperte o botão verde que fará com que a pequena rampa abaixo de você mude de sentido. Agora volte (não para o elevador) e desça chegando a um Laser que impede sua passagem. Aperte outro botão verde na parede e libere a passagem. Siga a esquerda mais um pouco e aperte outro botão na parede abrindo uma espécie de dispositivo. Agora que ele está aberto você pode entrar dentro dele. Agora desça a pequena rampa que leva para cima e entre em uma porta prata a sua direita. Aqui dentro, detone os inimigos e pegue os baús contendo um Elixir e um Lapis. Saia da sala e volte para o ponto onde começou (após a rampa de inimigos, claro) e siga a esquerda. Suba na primeira entrada e pegue um Full Tonic no baú. Verifique o computador a sua direita para algumas informações e note que se você entrar no dispositivo bem a esquerda do computador, você sairá de lá eletrificado. Agora entre na porta prata que está a sua esquerda e suba até encontrar 3 botões verde enfileirados na parede. Aperte o da esquerda e o da direita deixando o do meio verde. Um dispositivo se abrirá (você terá que entrar aqui eletrificado). Agora vá para o dispositivo de eletrificação e entre no dispositivo que você acabou de liberar. A porta se abrirá e você encontrará um boneco Poyozo no chão. Pegue-o e saia voltando ao dispositivo de eletrificação. Eletrifique-se novamente e siga para o dispositivo bem a frente de onde você saiu da rampa de inimigos. Entre na porta que acaba de abrir e pegue um baú com um Full Tonic e outro com 50000 G. Agora, eletrifique-se e rume para a pequena rampa que nós mudamos seu sentido de direção. Corra bastante e entre no dispositivo a esquerda superior da rampa para liberar mais uma porta. Pegue um Full Ether e um Hyper Ether e verifique o Proto 4 ao seu lado. Ele agora o perseguirá. Leve-o para onde outro Proto 4 impede sua passagem para pegar outro boneco Poyozo. Deixe-os de frente um para o outro e pegue o boneco e mais um Vigil Hat. Agora suba novamente o primeiro elevador que nós pegamos. Salve seu jogo e siga ao sul pegando um Lapis. Siga a esquerda e enfrente Atropos XR.

---------------------------------------------
===> Chefe: Atropos XR ===> Charm: Nenhum
===> HP: 6000 ===> Experiência: 0
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0
---------------------------------------------

Atropos XR não te causará problemas apesar da luta mano a mano. Apenas use seu ataques mais fortes e recupere-se quando nescessário. Apesar de você não ganhar experiência, pontos de técnica e nem um tostão, Robo ganhará mais 10 pontos de defesa mágica e mais 3 pontos de velocidade.

Após a batalha você verá um botão na parede, mas ele está muito alto. Siga correndo em direção dele que Robo irá saltar e aperta-lo. Pegue aqui um Magic Tab no cantinho e um Mega Elixir no baú. Agora siga a esquerda e desça as escadas achando 15000 G. Suba (não pelas escadas) e entre na porta prata. Aqui veja os homens virando churrasquinho. Saia pelo lado direito achando mais um baú com um Full Ether. Volte, suba as escadas e pegue o caminho ainda não verificado. Chegando no portão, coloque os bonecos Poyozo do lado esquerdo e direito (nas bolinhas verdes) para que este se abra. Enfrente Mother Brain.

----------------------------------------------------------------
===> Chefe: Mother Brain, Display ===> Charm: Blue Mail, Elixir
===> HP: 5000, 1 ===> Experiência: 3000
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 3000
----------------------------------------------------------------

Roube 3 Elixirs, um de cada Display e depois o Blue Mail de Mother Brain. Ataque com suas técnicas mais fortes e acabe com ela. Ganhe um Terra Arm (arma mais forte de Robo) e um Crisis Arm após a luta.

Após a luta, Robo desliga Geno Dome não sendo possível entrar mais aqui. Você está no mapa.

'Side Quest' completo!


### - Pegando a Rainbow Shell - ###

Cidade de Choras (600 A.D.):

Itens - Toma's Pop / Speed Tab

Primeiro coloque Marle como líder do grupo. Vá até a cidade de Choras em 600 A.D. e entre no Cafe. Lá converse com todos e depois com Toma. Ele lhe dará o Toma's Pop. Agora siga para 1.000 A.D. e vá para a West Cape, a cova de Toma. Lá verifique o túmulo e Toma aparecerá. Ele contará a você que encontrou a Rainbow Shell e te mostrará a montanha onde ela se localiza. Vá para 600 A.D. e siga para Giant's Claw. Antes pegue um Speed Tab atrás do túmulo de Toma.

Giant's Claw:

Itens - Sight Cap / Power Tab / Full Ether / Power Tab / Blue Rock / Zodiac Cape / Lapis / Frenzy Band / Power Tab

Entre, leia o papel na entrada e desça. Você entrará em um lugar não muito estranho (dejavu? Hehehe). Se quiser, sente na cadeira do trono para seus personagens se sentirem um pouco reis. Agora desça e pegue um Sight Cap no baú. Agora desça as escadas e entre na porta da direita. Você sairá naquela sala com 3 botões no chão. Pise no de cima para um Save Point, no da direita para 2 Fossil Ape (roube Mega Elixirs deles) e no da esquerda para os buracos, agora com um gatinho caindo. Perceba que abrindo a boca do fóssil a sua frente, você não pode mais apertar o botão no fim da sala que fica na parede. A solução então é cair nos buracos. Caia e pise no botão da direita para 2 Reapers (Charm neles e Elixirs pra você) e no da esquerda para um Power Tab. Sul, esquerda e escada para um Full Ether no baú e indo a direita um Power Tab brilhando no chão. Suba novamente as escadas e siga a esquerda descendo e seguindo seu caminho até encontrar um baú meio escondido com uma Blue Rock dentro. Desça mudando de tela e siga a direita até encontrar 2 escadas. A de cima, te levará de volta para o início da caverna. Então pegue a de baixo e siga a esquerda até encontrar outro baú meio escondido agora com uma Zodiac Cape. Continue ao sul e ache um Lapis em outro baú. Entre na passagem a esquerda. Aqui suba e entre na boca da esquerda que o levará a outro lugar já conhecido. Pise nos botões no chão para que os inimigos caiam. Entre na passagem da esquerda para pegar um Frenzy Band. Agora volte e entre pela direita e ache 2 Rubble, um daqueles inimigos que dão 100 Tech Points e são dificeis de acertar. Entre na passagem e abra o ovo da direita para cair em um buraco. Agora, vá para a esquerda subindo as escadas e encontre um Power Tab no chão (abra a boca do fóssil se quiser). Volte e siga agora a direita até encontrar um Save Point. Salve seu jogo e abra a porta a sua esquerda apertando o botão ao lado. Entre pela passagem e enfrente...

------------------------------------------------
===> Chefe: Rust Tyrano ===> Charm: Red Mail
===> HP: 25000 ===> Experiência: 3800
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
------------------------------------------------

De cara ele começará com uma contagem começando de 5 para soltar um bafão de fogo em você. Apenas esteja equipado com os Ruby Armors e não esquente muito. Tome cuidado quando ele comer você (engolir você, hehehe) pois o dano será bastante alto. Apenas mantenha seu HP sempre alto e use suas magias mais fortes.

Suba e encontre a Rainbow Shell. Desça e você estará automaticamente no castelo Guardia onde o Rainbow Shell será guardado como tesouro nacional. Saia do castelo e pegue a Epoch, vá para 1.000 A.D. e entre no Guardia Castle.

Guardia Castle (1.000 A.D.):

Itens - Hyper Ether / Elixir / Lapis / Elixir / Hyper Ether / Lapis / Prism Shard / Yakra Key / Real Chancellor /
1 Prism Dress ou 3 Prism Helms

Entre no castelo e siga a esquerda pegando o lance de escadas da esquerda. Suba e vá até o salão de julgamento onde o Rei estará sendo julgado. Volte e pegue o lance de escadas da direita. Vá subindo e acompanhando o julgamento. Pegue um Hyper Ether, um Elixir e um Lapis nos baús. Siga subindo até avistar o Rainbow Shell. Aqui, pegue mais um Elixir, um Hyper Ether e outro Lapis nos baús. Verifique o Rainbow Shell e ganhe um Prism Shard. Volte para a sala do julgamento.

-------------------------------------------------------------
===> Chefe: Yakra XIII ===> Charm: White Mail, Mega Elixir
===> HP: 18000 ===> Experiência: 3500
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
-------------------------------------------------------------

Não se preocupe com ele. ele não causará problemas. Apenas fique esperto com seu ataque de espinhos. Como Marle estará no grupo, não será difícil se recuperar. Use suas técnicas duplas e triplas para arrancar mais HP.

Após a batalha você estará na sala do trono. Volte para a sala do julgamento e pegue a Yakra Key. Agora abra o baú trancado entre o lance de escadas e encontre um super Real Chancellor. Agora volte para a sala da Rainbow Shell e converse com o Mechior. Escolha entre 1 Prism Dress ou 3 Prism Helms. Pense bem antes de escolher (eu escolhi 3 Prism Helms).

'Side Quest' completo!


### - O verdadeiro poder da Masamune - ###

Cidade de Choras (600 A.D.):

Itens - Tools

Coloque Frog como líder do grupo e vá novamente até o Cafe da cidade de Choras. Aqui converse com o marceneiro (o cara sentado bebendo). Ele dirá que suas ferramentas foram roubadas e por isso não pode trabalhar. Siga para 1.000 A.D. e vá até o Choras Inn. Aqui converse com todos e com o marceneiro bebendo no balcão. Agora siga para a Residence logo abaixo e converse com a mulher. Ela lhe dará as Tools (ferramentas). Agora volte para o passado e entre no Cafe. Converse com o marceneiro novamente e responda 'Yes' para dar as ferramentas para ele. Agora siga para a Residence logo abaixo e converse com ele. Siga para Northern Ruins, o castelo que fica acima de Choras.

Northern Ruins (600 A.D.):

Itens - Hyper Ether / Masamune / Elixir

Aqui a coisa funciona assim. O marceneiro não pode consertar o resto dos buracos porque há muitos fantasmas aqui. Vá detonando os monstros e quando achar um buraco, volte a casa dele e pague para ele consertar. Comece seguindo a esquerda e detone os Sentry que aparecerão aqui. Pegue o Hyper Ether no baú e volte a casa do marceneiro para consertar o buraco. Agora volte para as ruínas e entre pela porta. Ache o túmulo de Cyrus cujo o epitáfio é o seguinte: "Cyrus, o tolo que desafiou Magus descansa aqui" (que horror). Após as cenas você receberá a verdadeira Masamune, a espada mais forte para Frog. Volte a entrada das ruínas e agora siga a direita. Mate todos os inimigos aqui e retorne a casa do marceneiro para consertar os buracos. Voltando as ruínas pegue um Elixir a esquerda, verifique o baú Zeal a direita mas não o abra ainda. Siga pela entrada do meio e verifique mais dois baús Zeal respondendo 'No'. Pegue a Epoch e siga para a Northern Ruins de 1.000 A.D. que se chama Hero's Grave.

Hero's Grave (1.000 A.D.):

Itens - Magic Tab / Power Tab / Moon Armor / Shiva Edge / Valkerye

Siga para onde está o túmulo de Cyrus e pegue um Magic Tab brilhando no chão. Do outro lado pegue um Power Tab no caminho, uma Moon Armor, uma Shiva Edge e uma Valkerye, arma violentíssima de Marle.

Northern Ruins (600 A.D.):

Itens - Nova Armor / Kali Blade / Siren

Volte aqui e pegue os baús restantes com uma Nova Armor, uma Kali Blade e uma Siren.

'Side Quest' completo!


### - A fortaleza de Ozzie - ###

Ozzie's Fort (600 A.D.):

Itens - Full Ether / Magic Tab / Gloom Cape / Gloom Helm / Doom Sickle / Dash Ring / Sight Cap

Coloque Magus como líder do grupo e siga para a fortaleza de Ozzie. Entrando aqui você da de cara com Ozzie. Suba as escadas e...

------------------------------------------------
===> Chefe: Flea Plus ===> Charm: Nenhum
===> HP: 2500 ===> Experiência: 2000
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
------------------------------------------------

Só precisei de um Luminaire pra detona-la. Continue subindo e...

------------------------------------------------
===> Chefe: Super Slash ===> Charm: Nenhum
===> HP: 2500 ===> Experiência: 2000
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
------------------------------------------------

Mais Luminaires pra destroça-lo.

Suba e mude de tela. Nesta próxima tela, ainda não pegue o baú, chegue perto de Ozzie para que um Imp tome a porrada no seu lugar. Agora abra-o e ache um Full Ether. Aqui há uma passagem secreta. Fique de frente para a passagem que te leva a próxima tela e desça para abrir uma passagem com 3 baús e um Magic Tab. Pegue uma Gloom Cape, um Gloom Helm e um Doom Sickle, melhor arma de Magus. Siga em frente e...

----------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Great Ozzie, Super Slash, Flea Plus ===> Charm: Ozzie Pants, Flea Vest, Slasher 2
===> HP: 6000, 4000, 4000 ===> Experiência: 7500
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 4000
----------------------------------------------------------------------------------------------

Pegue um de cada vez. Mate primeiro Flea Plus, depois Super Slash e por último Great Ozzie, assim Flea não irá fugir. Eles não serão problema para você.

Acabando a batalha, pegue um Dash Ring e uma Sight Cap nos baús. Siga a norte e enfrente...

-------------------------------------------------
===> Chefe: Ozzie ===> Charm: Ozzie Pants
===> HP: 65535 ===> Experiência: 0
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0
-------------------------------------------------

Apenas acerte o 'switch' atrás dele. Você se da mal... ...uma vez. Volte e diga adeus para Ozzie.

'Side Quest' completo!


### - Pegando a Sun Stone - ###

Sun Palace (2.300 A.D.):

Itens - Moon Stone

--------------------------------------------------------
===> Chefe: Son of Sun ===> Charm: Black Mail, Elixir
===> HP: 2100 ===> Experiência: 3800
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
--------------------------------------------------------

A primeira coisa a se fazer é roubar o Black Mail e 5 Elixirs dos fogos. Agora solte um Black Hole de Magus para eliminar 2 fogos. Agora, um dos fogos é o que causará dano ao Son of Sun. Ataque o certo para poder machuca-lo. Não use magias aqui, apenas ataques comuns.

Sun Keep (65.000.000 B.C.):

Itens - Nenhum

Coloque Lucca como líder do grupo e siga para a Sun Keep. Deixe a Moon Stone aqui e siga para 600 A.D..

Sun Keep (600 A.D.):

Itens - Power Tab

Entre aqui e apenas pegue o Power Tab ao lado da Moon Stone. Saia e vá para a Sun Keep de 1.000 A.D..

Sun Keep (1.000 A.D.):

Itens - Nenhum

Entre e veja que a Moon Stone não está mais aqui. Você terá que acha-la. Para isso siga para Snail Top na cidade de Porre e compre um Jerky do balconista por 9900 G. Vá para a Elder's House em 600 A.D..

Elder's House (600 A.D.):

Itens - Nenhum

Converse com a mulher e responda: 'I'll give it to you'. Você dará o Jerky a ela.

Mayor's Manor (1.000 A.D.):

Itens - Moon Stone

Aqui, converse com o prefeito e pegue a Moon Stone de volta. Vá até a Sun Keep e bote a pedra de volta em seu lugar.

Sun Keep (2.300 A.D.):

Itens - Sun Stone

Pegue a Sun Stone. Você será levado para a casa de Lucca em 1.000 A.D..

Lucca's house (1.000 A.D.):

Itens - Wonder Shot / Sun Shades / Prism Specs / Rainbow

Lucca fará um Wonder Shot e um Sun Shades com a Sun Stone. Agora siga para o Guardia Castle e converse com Melchior que lhe dará um Prism Specs e um Rainbow (melhor arma de Crono).

'Side Quest' completo!


### - Reflorestamento - ###

Itens - Nenhum

Primeiro vá até Commons em 12.000 B.C. e converse com a mulher com uma planta. Vá para Fiona's Villa em 600 A.D. e converse com Fiona. Siga para o Sunken Desert (redemoinho de areia logo abaixo).

Sunken Desert:

Itens - Lapis / Full Ether / Elixir / Aeon Suit / Full Tonic / 5000 G / Full Ether / Memory Cap / Aeon Helm / Hyper Ether Muscle Ring / Power Tab

Faça seu grupo com personagens que saibam magias de água (Magus, Marle ou Frog) pois será bem útil. Entre e pegue um Lapis no baú. A escadaria a sua esquerda leva de volta ao mapa. A esquerda você achará mais um baú com um Full ether dentro. Aqui você ainda encontra um Elixir e um Aeon Suit. Siga ao sul mudando de tela.

Aqui, um monstro tentará te pegar. Vá fugindo para poder pegar os baús que contém um Full Tonic, 5000 G, Full Ether , Memory Cap, Aeon Helm, Hyper Ether e um Muscle Ring no meio em cima da rocha. Quando tiver pego tudo enfrente...

----------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Retinite ===> Charm: Speed Tab (Olho)
===> HP: Parte de cima: 5000 / Parte de baixo: 4800 / Olho: 1000 ===> Experiência: 2600
===> Ponto Fraco: Water ===> G: 2000
----------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro detone o olho apenas com ataques normais. Depois solte um Ice nele para que sua defesa física caia. Detone-o com seus ataques mais fortes (não magias).

Volte e pegue um Power Tab no caminho. Saia e coloque Robo no seu grupo. Responda 'Alright' a pergunta de Fiona para emprestar o Robo para ela. Pegue a Epoch e vá para 1.000 A.D.. Você verá que agora uma floresta está no lugar do deserto que havia aqui antes. Entre na Fiona's Shrine e pegue Robo de volta. Uma das freiras aqui vende itens.

Uma cena na floresta começará onde Lucca está consertando o Robo. Quando os controles passarem para Lucca, siga a direita mudando de tela e entre no portal do tempo. Você sairá na casa de Lucca onde sua mãe corre perigo. Você terá que salva-la agora. Verifique a máquina e aperte: L, A, R e A para a máquina parar. Note que a pequena garota de cabelo roxo é Lucca que era muito pequena na época do acidente. Agora você mudou o futuro. A mãe de Lucca não é mais aleijada. Quando voltar a floreta ganhe um Green Dream de Robo. Tudo volta ao normal.

Último 'Side Quest' completo!


# - 'Side Quests' completos - #


### - Denadoro Mts (600 A.D.) - ###

Itens - Gold Rock

Coloque Frog como líder do grupo e siga para Denadoro Mts. Aqui suba até o ponto onde um Free Lancer fica jogano pedras em você. Frog reconhece uma das pedras como a Gold Rock. Por aqui é só.


------------------------------------------ ### - Lavos - A Batalha Final - ### ----------------------------------------------

Agora que você já fez tudo no jogo, só falta detonar quem? Lavos. Existem 3 maneiras de se chegar até ele:

1° - Indo pela Black Omen (12.000 B.C. / 600 A.D. / 1.000 A.D. e 2.300 A.D. [você não pode entrar nesta]).
2° - Escolhendo 1.999 A.D. na Epoch.
3° - Indo pelo balde a esquerda do velho no The End Of Time.

Vamos começar pela Black Omen.

----------------------------------------------------------------------------------------------

==================================================================
1° - ### - Black Omen - ###
---------------------------------

NOTA: Se você entrar na Black Omen de 2.300 A.D., sua entrada não será permitida. Se entrar na de 1.000 A.D., as Black Omens de 600 A.D. e 12.000 B.C. não serão destruídas. Assim depois de detonar a Black Omen do presente, você poderá voltar e detonar a de 600 A.D. e 12.000 B.C. mas, os itens nos baús e inimigos como os Panel não estarão disponíveis, uma vez que você já pegou os baús e detonou os Panel. Venha apenas para evolui níveis (se não fez nível ** ainda) e roubar Tabs e Elixirs do inimigos. Se não quiser, apenas vá na Black Omen de 12.000 B.C. e acabe com todas as outras.

Itens - Mega Elixir / Magic Seal / Elixir / Vigil Hat / Nova Armor / Mega Alixir / Haste Helm / Mega Elixir / Zodiac Cape
Mega Elixir / Speed Tab / Elixir / Speed Tab / Mega Elixir / Speed Tab /

Siga para qualquer uma das Black Omens. Entrando aqui verifique o ponto azul brilhante logo abaixo para voltar para a Epoch. Siga a norte e encontre a Reinha Zeal que irá te dizer umas bobagens e puxar um pouco o saco do Lavos.

----------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Mega Mutant ===> Charm: Elixir, Vigil Hat
===> HP: Parte de cima: 4600 / Parte de baixo: 3850 ===> Experiência: 900
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 1500
----------------------------------------------------------------------------------

Equipe-se com Prism Helms para não ficar confuso nem dormir. Ataque-o com seus ataques mais fortes.

Suba e vire a direita. Continue a norte até encontrar um Save Point. Suba até encontrar uns inimigos chamados Panel. Roube Speed Tabs deles. Continue subindo até ser obrigado a virar a esquerda. Norte até encontrar um teletransporte. Desça e pegue o elevador enfrentando algumas batalhas. Saia dele entrando em uma sala maior. Direita e siga o caminho dando de cara com um baú com um Mega Elixir dentro. Suba as pequenas escadas e ache mais 30000 G em um baú a esquerda. Entre na porta e na próxima tela pegue o caminho da direita na bifurcação achando um baú com um Magic Seal. Na próxima sala pegue um Elixir e um Vigil Hat e siga a norte achando mais uma Nova Armor e um Mega Elixir além de um Save Point. Mais acima, um Haste Helm e outro Mega Elixir. Converse com o Nu da esquerda para comprar itens. Já com o Nu da direita, responda 'Wake Up' para sair da Black Omen. Suba e verifique o centro para abrir uma porta. Entre por ela.

Aqui siga a esquerda para encontrar um Tubster. Roube um Power Tab dele e destroçe-o. Suba até encontrar um Zodiac Cape. Entre na porta a direita e continue pegando um Mega Elixir no caminho. Descendo, ache um Power Seal e encontre outro Tubster idiota no caminho roubando dele mais um Power Tab. Mais em baixo a direita há um baú meio escondido contendo um Speed Tab dentro. Saia pela porta abaixo a esquerda e continue achando mais um Speed Tab no baú. Entre pela porta e seja teletransportado novamente.

Nesta próxima sala grande, há uns inimigos chamados Alien, roube Magic Tabs deles. Aqui faça seu caminho pegando um Elixir, um Speed Tab e um Mega Elixirs nos baús. Mude de tela e salve seus progressos pois você irá enfrentar...

------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Giga Mutant ===> Charm: Wall Ring, Hit Ring
===> HP: Parte de cima: 5800 / Parte de baixo: 4950 ===> Experiência: 1500
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2000
------------------------------------------------------------------------------------

Se você não estiver um pouquinho forte, esta batalha pode ser um pouco difícil. ataques físicos aqui não adiantam nada. Use seus ataques mais fulminantes como Flare, Luminaire e outros. A parte de cima sugará seu MP, mas sua sorte é que serão poucos pontos roubados. Quando ele soltar um Life Shaver, recupere-se rapidamente. Detone a parte de cima primeiro para acabar com a sugação de MP.

Após derrota-lo siga a norte pegando o teleporte. Desça e pegue o elevador. Chegando ao outro lado suba até encontrar 2 Tubsters. Roube mais 2 power Tabs para sua coleção e acabe com eles. Norte até mudar de tela enfrentando 4 Panels, isto é, mais 4 Speed Tab além de outro no baú a esquerda. Um Save Point aparecerá logo após você derrotar os Panel. Salve e vá subindo até encontrar...

-----------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Terra Mutant ===> Charm: Muscle Ring, Power Seal
===> HP: Parte de cima: 7800 / Parte de baixo: 20000 ===> Experiência: 2000
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 3800
-----------------------------------------------------------------------------------------

Ataques físicos nem pensar. Use a mesma estratégia de Giga Mutant, mas agora concentre seus ataques na parte de cima pois, se ela morre, a parte de baixo morre também. Não se preocupe se suas magias recuperarem a parte de baixo.

Após derrota-lo, pegue a White Rock no baú a esquerda e um Mega Elixir no baú a direita. Volte e salve novamente, entrando na porta de cima logo em seguida. Continue a norte para enfrentar...

-----------------------------------------------------------
===> Chefe: Lavos Spawn ===> Charm: Haste Helm, Safe Helm
===> HP: 10000 ===> Experiência: 2450
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 2500
-----------------------------------------------------------

O mesmo esquema dos Lavos Spawn de antes. Derrote-o facilmente.

Suba e mate os Panel, um Save Point aparecerá. Salve e entre pela porta logo acima.

--------------------------------------------------------------
===> Chefe: Queen Zeal ===> Charm: Mega Elixir, Mega Elixir
===> HP: 12000 ===> Experiência: 0
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0
--------------------------------------------------------------

Seu primeiro ataque, deixará todos os seu personagens com apenas 1 ponto de vida. Recupere-se rapidamente para não morrer (eu usei na hora um Mega Elixir, pois, estou com mais de 50). Depois detone-a com toda sua força. Ela não trará problemas. Quando mata-la, você ganhará um Mega Elixir.

---------------------------------------------------
===> Chefe: Mammon Machine ===> Charm: Mega Elixir
===> HP: 18000 ===> Experiência: 0
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0
---------------------------------------------------

Mais um chefão bem simples. Comece usando ataques mágicos e depois de uns 2 turnos comece com ataques físicos (não nescessáriamente ataques normais, mas, Double Techniques não elemantais). Recupere-se quando precisar. Use um Mega Elixir no início da batalha se o HP de seus personagens estiver baixo.

Você irá enfrentar agora, o chefe mais 'LOCO' do jogo. Eu acho essa parte surpreendente. Você lá em cima da Black Omen detonando a Rainha Zeal.

-------------------------------------------------------------------------------------------
===> Chefe: Zeal ===> Charm: Mega Elixir, Prism Dress, Prism Helm
===> HP: Cabeça: 20000, Mãos: 3000 & 4000 ===> Experiência: 0
===> Ponto Fraco: Nenhum ===> G: 0
-------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente um chefe que dê aperto. As mãos dela são um saco. Roubarão toda hora todo o seu MP. Fora os ataques que te deixarão com 1 ponto de HP. Ele tem um golpe chamado Hexagonal Mist (é uma desgraça) cure-se na hora. Ataque apenas a cabeça. Você pode derrotar as mãos se quiser para evitar um Hexagonal Mist, mas logo logo elas irão ressussitar. Fique bem atento ao seu HP e não tenha dó dos seus Elixirs e Mega Elixirs. Finalmente você enfrentará o último chefe: Lavos, o grande fogo.

==================================================================

==================================================================
2° - ### - 1.999 A.D., O Dia do Apocalipse - ###
------------------------------------------------------

Dentro da Epoch escolha 1.999 A.D.. Você verá uma cena muito louca de dentro da Epoch passando por um túnel de fogo. Logo em seguida a luta começará.

=================================================================

=================================================================
3° - ### - The End Of Time - ###
--------------------------------------

Siga para o balde do lado direito acima do velho. Responda 'Yes' para a pergunta. "Go to 'Day Of Lavos'?". Você será mandado para um lugar desconhecido. Siga a norte e uma pergunta aparecerá. Responda 'Fight' se quiser lutar. Enfrente-o.

================================================================

# - L A V O S - #

---------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------### Lavos - Parte 1 ###------------------------------------------------------

===> Chefe: Lavos
===> HP: Imita vários chefes que você encontra durante o jogo.
===> Charm: Nenhum

Aqui Lavos vai encarnar os seguintes chefes:

===> Dragon Tank
===> Guardian, Bits
===> Heckran
===> Zombor
===> Masa & Mune
===> Nizbel
===> Magus
===> Black Tyrano, Azala
===> Giga Gaia

O HP de cada um é o mesmo dos chefes antes enfrentados.

Quando Lavos terminar com os 'covers' dele, você o enfrentará em sua forma normal. A única coisa a se preocupar aqui é com o Destruction Rains From The Heavens (que nome sinistro) que lhe tirará um tanto bom de HP. No mais recupere-se com Elixirs e Mega Elixirs se precisar.

------------------------------------------------### Lavos - Parte 2 ###------------------------------------------------------

Entrando na concha de Lavos, salve seus progressos e entre no portal ao lado se quiser voltar ao The End Of Time. Para enfrenta-lo siga a norte encontrando...

------------------------------------------------------------
===> Chefe: Lavos
===> HP: Corpo: 25000, Mão esquerda: 7000, Mão direita: 9000
===> Ponto Fraco: Nenhum
------------------------------------------------------------

Primeiro detone os braços. Depois destroçe o corpo. Não há uma estratégia correta para esta luta. Apenas fique esperto e não deixe nenhum personagem morrer. Como já disse antes, não tenha dó dos seus Elixirs, mas, não acabe com eles agora é claro.

------------------------------------------------### Lavos - Parte 3 ###------------------------------------------------------

A verdadeira forma de Lavos é revelada. Enfrente...

------------------------------------------------------------
===> Chefe: Lavos Core
===> HP: Corpo: 8000, Bit esquerdo: 3000, Bit direito: 30000
===> Ponto Fraco: Nenhum
------------------------------------------------------------

Não parece, mas, o verdadeiro chefe aqui é o Bit da direita. Primeiro concentre seus ataques no Bit esquerdo. Apenas ataques comuns. Depois é hora de detonar o corpo. Para isso, use seus ataques mais fulminantes. Quando o Bit da direita diminuir a própria defesa, é a hora do armagedon. Detone-os com seus ataques mais fudidos pra fudê mesmo enquanto o Bit da esquerda e o corpo não são revividos novamente. Se você estiver no nível **, será brincadeira de criança.

Num vai querer que eu conte o final né...?













==================================================================

### - Fim - ###

============================================================


Fonte:Retro Games Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas