[Detonado] Final Fantasy X [PS2]







Obs: esse detonado também serve para a versão internacional, listarei uma “obs/inter” toda vez que a informação seja referente à versão Internacional do FFX.
Vou tentar ao máximo evitar spoilers, porque a história do jogo é boa demais para ser estragada.
Obs/inter: Se você estiver jogando a versão Internacional terá três perguntas em japonês ao ligar o game (putz!). Mas relaxe, aqui está o significado:
A primeira pergunta é com qual sphere grid você deseja jogar, se com a versão normal+internacional ou apenas com a versão internacional, com novas habilidades. Escolha a primeira opção porque você terá os espaços da versão internacional e da normal, logo, mais espaços.
A segunda é com qual idioma você quer os diálogos (o áudio é sempre em inglês). Escolha inglês ou se você souber japonês, escolha este.
A segunda é uma confirmação, sim ou não, escolha sim e comece o jogo.
Obs/inter: na versão internacional o botão de confirmação é O em vez de X, e o de cancelamento é X em vez de O.


Assista a introdução ao som da belíssima “To Zanarkand”.

ZANARKAND

Após as cenas você estará em Zanarkand e ganhará controle de Tidus. Vá para frente e dê um autógrafo para o grupo de garotas, ou o dos garotos. Agora você deverá escolher seu nome. Deixe como Tidus mesmo, ou se preferir, coloque o que quiser.
Fale com as outras pessoas se quiser e continue o caminho. Quando Tidus avistar o outdoor de Jetch, siga em frente, e se quiser ouça o que o narrador tem a dizer. As pessoas também têm algo a dizer, se quiser ouvir.
Chegando ao estádio desvie da multidão de fãs (sim, você é famoso) e entre no estádio. Assista a maravilhosa cena em CG ao som da animada “Otherworld”. Repare no jogo aquático (uma espécie de futebol+handebol), é o blitzball, e você o jogará mais tarde, alguns gostam e outros não, cabe a você gostar ou não.
Depois da animação ande e encontre com Auron. Continue, assista a pequena animação e você terá sua primeira batalha. Apenas ataque com Auron e Tidus. Quando estiver cercado, mate apenas os da frente. Não precisa se curar. Seguindo em frente você terá sua primeira batalha de chefe
????? (Sinspawn Ammes)
HP: 2 500
Força: Nula, ele não te mata
Defesa: Fraca, você poderá causar um bom dano com ataques e overdrive
Velocidade: Fraca, você será mais rápido
Evasiva: Nula ou muito fraca, não me lembro de ter dado um miss nele
Precisão: Total, ele nunca erra o Demi
Ataques: Demi
Antes de tudo saiba que é impossível perder essa batalha, pois o único ataque que ele tem é Demi, que tirará uma certa porcentagem de HP, logo não o matará. Portanto não se preocupe com o HP. O único jeito de levar um game over é se matando.
No começo da batalha você vai estar com o overdrive de Auron cheio - Overdrives são técnicas poderosas, parecidas com Limit breakers ou Trance, que ficam habilitadas apos encher a barra. Cada personagem tem seu overdrive, e quase todos são interativos. No de Auron acerte as seqüências de botões, você matará os pequenos monstros e tirará dano dele.
Continue atacando e use o overdrive de Tidus apertando X (ou O na versão internacional) no momento que o marcador parar no espaço branco. Não se cure, e logo a batalha acabará.
Continue e você encontrará uma esfera azul (save sphere). Estas servem para salvar o jogo, assim como curar seu HP e MP. Sempre as use. Salve o jogo (recomendo salvar em dois slots, quem sabe se você seja vítima de algum save corrupto ou algo mais (prevenção não custa nada) e prossiga.
Você terá mais uma batalha. Apenas ataque sem se preocupar com a cura e dessa vez pode atacar os de trás se quiser. Em um certo momento Auron pede pra você acertar o circuito elétrico. Faça isso e em alguns turnos você o destruirá.
Assista a animação e você estará flutuando no céu. Aperte O para descer (ou X na versão internacional), seguindo para a direita descendo na plataforma.

RUINS

Você acordará em umas ruínas, na água. Nade, apertando O (ou X na versão internacional) se quiser mergulhar. Siga em frente, virando à direita e examine uma marca azul na parede. Você vai ler uma mensagem em outra língua. Você saberá mais pra frente. Nessa mesma plataforma em frente tem um baú com 200 gil ( o dinheiro de FFX, é com ele que você compra itens, armas...).
Volte para a água e nade para a esquerda. Suba as escadas e encontre uma esfera azul. Essa fala sobre o idioma Al Bhed (aquela língua que você leu a pouco), e diz que para decifrá-la você terá que encontrar revistas pelo mundo. Direi a localização delas no detonado.

Siga ao sul nessa mesma plataforma e encontre 2 potion (recuperam o HP em 200 pontos, úteis no começo).
Agora pode seguir em frente em direção a seta vermelha, e você encontrará a segunda save sphere de jogo. Salve se quiser e vire à esquerda no primeiro desvio para uma hi-potion (recuperam 1000 HP, úteis por boa parte do jogo). Volte e siga em frente. Você cairá, mergulhe e siga em frente, você será atacado por uns peixes. Na luta, apenas ataque sem se preocupar com a cura, até aparecer outro maior, que comerá o peixinho que sobrou (uma das poucas cenas de sangue do jogo). Ataque-o algumas vezes, não ligue para o HP, até Tidus perceber que é noob demais para derrotá-lo, e fugir. (se quiser o aeon secreto anima derrotará este mais tarde no jogo).

Por pouco hein? Agora na caverna, siga em frente ate o ponto verde. Vá ate a fogueira e você necessitará de um pouco de lenha. O ponto branco é uma save sphere, se quiser salvar a partida. Entre na porta ao lado da save sphere para encontrar o flint. Vá à entrada do ponto verde ao norte. Suba as escadas, e no meio você encontrará um withered bouquet. Continue e vá à próxima tela. No final você encontrara uma hi-potion. Volte e acenda a fogueira.
Assista a animação e você será surpreendido por um monstro. Seu segundo chefe:
Klikk
HP: 1 500
Força: Fraco, tirará por volta de 100 HP seus
Defesa: Fraca, você será capaz de tirar um bom dano
Evasiva: Nula, ou bem perto disso
Precisão: Fraca, você constantemente conseguirá desviar do ataque dele
Velocidade: Média, é mais lento que você
Ataques: Somente um ataque físico normal
Antes de tudo, se você não salvou depois da luta contra o peixe, CURE-SE, com uma potion, porque seu HP vai estar baixo por causa da luta anterior. Vamos à batalha:
Dessa vez será possível perder, mas não se preocupe, será bem fácil, você terá de ser muito ruim para perder essa batalha. Ataque-o, se seu HP ficar baixo (amarelo) use uma potion.
Você será surpreendido por um grupo de pessoas, e uma garota entrará na batalha Aqui o jogo ensina como usar o comando special da menina. O steal rouba itens, o use os usa. Use as granadas dela e quando acabar roube mais do inimigo. Ataque com Tidus curando-se quando necessário e jogue sempre granadas com a garota.

UNDERWATER RUINS

Assista a animação, e você será levado para um navio. Esse povo estranho são os Al Bhed, e a garota parece ser a única que te entende. Fale com a garota para ter um tutorial da sphere grid. Se não entendeu aqui vai uma breve explicação:
Em FFX os personagens não têm level, toda a evolução ocorre no chamado sphere grid. É um tabuleiro onde você usa sphere levels obtidas nas batalhas (você ganha ap nas batalhas, e com uma certa quantidade de ap você ganha sphere levels) para andar casas, andando nas casas você encontrara os nodes, que são pontos onde você aprenderá habilidades, magias e melhorará seus atributos. Para ativar esses nodes você precisa de uma sphere. Cada node precisa de uma sphere especifica, por exemplo, para ativar um node de habilidade você precisa de uma ability sphere, para acionar um node de +força você precisará de uma power sphere etc. É aqui que seus personagens vão evoluir, por isso procure não voltar casas no sphere grid, e faça com que cada um siga o melhor caminho (o de suas próprias habilidades).
No navio (se você caiu na água aperte quadrado para voltar) fale com o al bhed da esquerda para ouvir uma fala, o do lado dele pergunta se você quer ouvir de novo o tutorial de sphere grid. Responda yeah se quiser e What? se não quiser. O de trás te dará 3 potion. Antes de cair na água pegue o Al Bhed Primer vol. I no canto superior direito. Estes primers são os que te ensinam a decifrar a língua Al bhed, pegue todos para uma recompensa. Ao lado deste tem uma save sphere, se quiser usá-la. Agora fale com a garota e caia na água.
Pressione O para mergulhar (ou X na versão internacional) e vá em direção a seta vermelha. Aqui você pode entrar em batalhas, não há segredo, apenas ataque, não precisa se curar, e você pode roubar granadas com a garota, aproveite.
Na outra tela siga de novo até a seta vermelha, e também ocorrerão batalhas aqui. Dentro do local, salve se quiser e abra a porta. Aqui você pode retornar ao navio apertando quadrado, se quiser. Siga em direção ao x vermelho, e mais uma batalha ocorrerá. Essa é igual as que você teve lá fora. Depois da luta examine o x vermelho, volte e lute contra o próximo chefe:
Tros
HP: 2 200
Força: Média, é um tanto mais forte que os outros dois, e pode atacar os dois de uma vez
Defesa: Fraca, uma granada tira um bom dano e o ataque normal é forte também
Evasiva: Fraca ou nula, não me lembro de ter dado um miss nele
Precisão: Total ou muito alta, não me lembro de algum miss dele
Velocidade: Fraca, você terá bons turnos para atacá-lo
Ataques: Normal e Piercing Attack (tome cuidado com esse)
Aqui a batalha é mais difícil, tome um pouco mais de cuidado. Use granadas com a garota e roube quando acabar, e Tidus ataca. Num momento o chefe partirá para outro lado, aqui você terá um tutorial sobre os trigger commands (são ações que você pode fazer na batalha, apertando o direcional esquerdo). Aqui o trigger command cura (stand by) ou cerca o inimigo (princer attack). Por enquanto use o stand by quando ele estiver longe, ou use granadas da menina. Quando tiver a oportunidade use o princer attack. Lembre-se de curar-se quando estiver com o HP baixo. Em poucos ataques ele morrerá.

Siga a seta vermelha e assista a animação. A garota revela-se como Rikku, e Tidus recebe uma revelação chocante. No comando fale com Rikku de novo. Assista a animação, e o poderoso Sin aparece. Salve o jogo se quiser. Você vai parar em uma praia.

BESAID ISLAND

Vá falar com o time de blitzball. Demonstre que você é craque, e o Johnny Bravo com sotaque mexicano dirá que seu nome é Wakka.
Antes de segui-lo, nade pela direita e entre na primeira entrada para encontrar a moon crest (item que você usará bem mais tarde no jogo). Volte e nade para a esquerda, suba na praia e você encontrará num canto um baú com 2 antidote (item que te cura do status poison-envenenamento). Fale com o pessoal: Botta duas vezes para ganhar 2 potion, Keepa também 2 vezes para ganhar 200 gil, Jassu 2 vezes para 3 potion. Datto e Letty são pão duros e não te darão nada.
Agora sim pode falar com o tal Wakka, e ele se juntará a você. Ele contará sobre a negligência de Spira usando as machinas. Salve o jogo se quiser, e lembre-se de sempre conferir sua sphere grid e evoluir seus personagens com os sepheres levels e acionando os nodes.
Vá seguindo Wakka e mergulhe. Aqui você terá batalhas, mas são os mesmos inimigos que você lutou com Rikku no mar, então nada a temer. Apenas não desperdice seus overdrives neles. Não vá até a seta vermelha pelo caminho mais curto, dê a volta que no caminho você encontrará debaixo da água um baú com 2 antidote. Vá em frente e você estará em terra firme, assista a animação. No controle de Tidus siga ate a seta vermelha e encontre os crusaders.
Chegue na vila e explore. Quando Wakka perguntar se você sabe da reza, responda o que quiser, as duas são negativas mesmo. Na primeira casa à direita entre se quiser bater um papo com o casal, na frente da casa à esquerda tem um baú com uma phoenix down (item que ressuscita um personagem, extremamente útil). Entre nesta casa e a moça venderá itens, compre se quiser ter um estoque melhor. A segunda casa à direita é a de Wakka, vá lá depois. Entre na casa acima e verá uns caras trabalhando. Vá a esquerda e entre no caminho escondido (no mapa ele está meio transparente). Lá há três baús: um com uma hi-potion, outro com 2 potion e outro com 400 gil. Na casa acima você encontrará os crusaders, fale com eles se quiser saber o que são crusaders, e descubra como eles são patéticos. Há um Al Bhed primer vol. II escondido perto deles, e uma tela azul. Aqui você pode ver o tutorial de sphere grid, ver os controles básicos do jogo, e aprender sobre os termos básicos: os ícones da tela de ataque, o CTB (é a ordem de turnos dos personagens e dos monstros), os indicadores de dano, como trocar os personagens (você fará isso em breve), overdrives (note que dá para mudar o modo de overdrive, por isso sempre escolha o mais adequado para tal personagem, por exemplo alguém que usa bastante ataques físicos o melhor modo é warrior, e alguém que cura muito o grupo healer é o overdrive mais recomendado), trigger commands, elementos (você já aprenderá isso em batalha), status negativos, a janela de informações, a troca de arma e armadura (coisa mais inútil do jogo, usado apenas em casos bem raros), defesa (aperte triângulo durante a batalha), overkill (quando você mata um monstro com um ataque muito poderoso, você executa um overkill, procure sempre fazê-lo pois você ganha mais ap).
A moça aqui te oferece uma cama, durma se quiser. No quarto há uma save sphere. Lembre-se sempre de usar a sphere grid, essa é a ultima vez que falo. Fale com as pessoas na rua se quiser e siga até o templo. Assista as animações, só não se converta para Yevon depois...
Fale com os “padres” se quiser, e siga até a porta do centro. Você será barrado. Saia do templo e volte à casa de Wakka. Fale com ele e responda thanks para dormir. Ouça a conversa de Wakka com o mestre de yevon, e assista seu sonho, que na verdade fala de seu passado. Acorde e siga ate o templo, você entra nos trials para salvar a summoner.
Cloister of trials-Besaid Temple
Bem, os cloisters of trials são os puzzles de FFX, você fará mais alguns. Sugiro que não olhe no detonado a estratégia, pois é muito mais legal e desafiante fazer por si próprio.
-Bem, toque no símbolo a sua frente para surgir um novo símbolo. Toque neste (touch glyph) e prossiga.
-Pegue a glyph sphere na parede e desça as escadas. Ponha esta na porta lá embaixo, logo depois a tire da porta e prossiga.
-Ponha a glyph sphere logo mais na parede à esquerda. Pegue a destruction sphere. Elas servem para descobrir tesouros secretos. Cada trial tem uma.
-Siga pelo corredor e toque nos símbolos, Uma passagem será aberta, coloque sua destruction sphere no pedestal na parede e pegue a besaid sphere lá dentro.
-Coloque a besaid sphere na porta que você passou lá atrás, e coloque a destructon sphere onde você achou a besaid sphere.
-Pegue a besaid sphere de volta e coloque-a no pedestal. Antes de prosseguir pegue o tesouro no final do corredor: uma rod of wisdom.
-Prossiga pelo caminho aberto pela besaid sphere e mova o pedestal (pressionando o direcional) até a marca no chão. Você completou seu primeiro cloister of trials.
Assista a animação e encontre-se com seus novos camaradas. Aproveite e aprecie o belo corpo de Lulu. Ai aparecerá a summoner, Yuna. Ela não é nada mal também. Ela declara com muita emoção que virou uma summoner. Saia do templo. A vila inteira festeja, que alegria... e Yuna mostrará que sabe chamar monstrengos pra te ajudar, os aeons. Se quiser saber mais sobre eles, consulte nossa seção de aeons. Dê o nome que você quiser pro bicho, o padrão é Valefor. À noite, assista a animação, e vá falar com a summoner, você vai ter que aturar os velhos rabugentos e a criancinha folgada. Bata um papo com ela. Quando Wakka falar, diga a primeira opção pra provar que você não é gay, se você é meio desviado responda a segunda opção. Se quiser voltar a falar com ela a velha vai rosnar. Fale com Wakka pra dormir de novo. No meio você sonhará, controle Tidus e fale com a Yuna, depois Rikku. O pai de Tidus vai rir da tua cara, não chora, a vez dele virá... (embora vá demorar um bocado), depois escute Wakka e Lulu conversando. Fale com ele depois, e de dia salve se quiser e saia da loja. Você receberá uma arma. Equipe-a no menu equip. Você agora partirá com Wakka, Lulu e Yuna. Saindo da cidade você enfrentará monstros. As primeiras lutas servem como tutoriais. Na primeira Wakka pede pra você atacar com Tidus, simplesmente mate o bucho. Agora um bicho voador aparece, ataque com Wakka, porque ele tem mais precisão com sua bola. Sempre que um bicho desses vier, ataque com Wakka. Na segunda batalha, ataque a geléia e perceba que você dá um dano ridículo. Lulu aparece e prova que não tem só um belo par de seios. O monstro aqui é do elemento água, então use uma magia thunder. Os elementos têm suas fraquezas:
Fire: fraco contra ice e water, fire absorve, thunder dano normal
Water: fraco contra thunder, forte contra fire, absorve water e blizzard causa dano normal
Blizzard: fraco contra fire, water dano normal, thunder dano normal, blizzard absorve
Thunder: forte contra water, absorve thunder, fire e blizzard dano normal
Apenas use os elementos com sabedoria. Mais tarde você vera outros elementos como gravity, shadow e holy, holy e shadow são opostos. Subindo você pode rezar se quiser com Wakka, e depois siga a seta vermelha. Você encontrará um cara que parece ser muito forte, mas na verdade é ridículo:
????? (Kimahri)
HP: 750
Força: Média, até que tira um bom HP seu
Defesa: fraca, toma bom dano
Velocidade: A mesma que você
Precisão: Total
Evasiva: Fraca
Ataques: normal-dano de 50 aproximadamente em você e jump (mais poderoso)
Comece a batalha com a habilidade cheer, se você tiver ela habilitada, pois aumenta seus atributos. Ataque-o e cure seu HP quando estiver baixo com uma potion. Use overdrives quando carregados. Simples e rápido.
Obs: Lembre-se que você ganha armas e armaduras depois de algumas batalhas, não se esqueça de equipá-las se valer a pena.
Prossiga sempre em frente. Na terceira batalha aleatória você encontrara um bicho voador, e Yuna aparecerá (troque alguém por ela com L1), invoque seu summon. Agora use seu ataque sonic wings, magias ou ataque normal mesmo, até derrotar o monstro. Note que os summons também possuem overdrives, use-os bem. Não desperdice seu overdrive nessa batalha.
Depois da batalha siga em frente, você enfrentara eventualmente batalhas, com os mesmos bichos, use as estratégias que você aprendeu. Na próxima você será obrigado a usar o dark attack de wakka, essa habilidade é muito útil pois faz alguns inimigos darem miss.
Dica: use todos seus personagens nas batalhas, trocando com L1, use-os mesmo se for pra atacar a si mesmo, porque com cada ação o personagem ganha ap, e usando todos você ganha ap com todos. Não desperdice ap.
Na outra tela siga a seta vermelha novamente, e salve se quiser. Vá para a direita em direção ao porto. Fale com todas as pessoas ali, elas te darão itens como potions, dinheiro e até uma armadura. Assista a animação e veja as criancices de Tidus. No comando dele, vá até a pequena multidão para ouvir um pouco. Depois fale com wakka, se quiser levar um vácuo fale com Kimahri. Fale com Lulu também, pra levar um sermãozinho. Se falar com a mulher na ponta do navio ela perguntará se quer usar o binóculo, ela não deixará do mesmo jeito. Entre na porta do ponto verde e fale com o pessoal aqui. Volte. Suba as escadas e fale com a garota, responda what? Para ela falar sobre um vendedor no barco, responda well... para levar um pé na bunda. Antes de falar com Yuna, vá para trás do navio e desça a rampa. Conheça O’ Aka XXIII, o comerciante do jogo. Ele pedirá doações às vezes, fazendo com que você obtenha descontos nas compras. Dê uns 500 gil pra ele, ou a quantia que preferir. Agora entre na porta do lado esquerdo e fale com Keep ase quiser, pegue o Remedy no baú. Volte e siga para a porta atrás de O’Aka, veja alguns chocobos e colete o Al Bhed primer vol.III no chão. Volte e desça onde esta Yuna e fale com a galera. Depois fale com a Yuna. Durante a animação, Sin atacará, e você terá que enfrentá-lo (sim):
Sin
HP: 2 000
Força: Fraca, nada de ameaçador
Defesa: Fraca, voce dará um bom dano
Precisão: Total, nunca vi um miss dele
Velocidade: Fraca, voce será mais rapido
Evasiva: Nula
Ataques: Ele não ataca, apenas seus bichos atacam, o ataque não é nada de mais.
Sim, você enfrentara o todo poderoso Sin, e olha o tamanho do bicho... mas essa batalha não vai ser nem de perto emocionante...
Bem, os bichos que Sin invoca voltarão sempre que você matar todos, entao só mate dois e deixe o outro. Com Yuna você pode invocar seu summon para matar os pequenos bichos, ou atacar Sin. E se estiver com o overdrive cheio, use-o em Sin para tirar um dano legal. Se seu summon estiver com HP baixo tire-o (apertando o direcional direito e dismiss). Com Tidus use-o apenas para matar os bichos, porque ele não conseguira atacar Sin. Kimahri pode tanto atacar algum bicho quanto usar seu special lancet para atingir Sin. Quando tiver matado dois bichos, apenas Wakka, Lulu ou Kimahri podem atacar Sin. Use apenas eles. Recomendo a magia thunder com Lulu. Em pouco tempo você vencerá.
Assista a animação e vem outro chefe:
Sinspawn Echilles
HP: 2 000
Força: Média, você terá que se curar algumas vezes
Defesa: Baixa, você desferirá danos bons nele
Evasiva: Nula, nunca vi um miss
Precisão: Total, a não ser que você use dark attack
Velocidade: Média, é mais rápido que Sin
Ataques: Drain attack - tira um baixo dano de HP e dá esse HP pra ele. Ataque normal: mais forte que o drain attack. ????? - ataque nos dois do grupo, tome cuidado com esse
Outra batalha fácil, use cheer no começo com Tidus para melhorar seus stats, e em seguida um dark attack com Wakka para deixar o inimigo cego e errar seus golpes. Continue atacando com os dois, e quando o efeito do darkness acabar, use outro dark attack. Se seu MP acabar, use um ether se quiser usar mais dark attacks.
Os bichos que o acompanham podem ser ignorados, mas eu recomendo acertá-los às vezes porque se tiver vários deles na batalha pode complicar um pouco. Cure sempre que precisar e a batalha logo acabará.

KILIKA

Assista o video o chore pelo povo de Kilika. No controle de Tidus há uma save sphere bem na sua frente se quiser. Agora siga em frente e fale com o povo se quiser,e vire a esquerda no final para assistir uma animação. Yuna fará o “envio”. Você dormirá, e quando acordar salve se quiser e confira o painel azul.você terá os mesmos tutoriais do painel de Besaid, se quiser rever algo. Saia da pousada e fale com Datto. Vire à esquerda e salve a criança na rocha. Volte para a pousada e vire à direita, entre na primeira casa para receber o prêmio dela num baú, um mísero ether. Aqui você também encontra o Al Bhed primer vol.IV. Vire para a direita e fale com Wakka. Mais um templo para você ir, mais um cloister of trials. Antes de segui-lo, vá para a baixo e a direita, fale com a mulher para comprar equipamentos, compre os que são melhores que seus atuais. Agora pode seguir acima e depois à esquerda. Você fará mais um caminho, com itens e monstros para lutar.
Eles não são nada de mais, apenas use as estratégias que você aprendeu, bichos voadores ataque com Wakka, use as magias de Lulu usando corretamente os elements (alguns bichos aqui são fracos contra fire), Kimahri, Tidus atacam e Yuna cura. Você prosseguirá sem problemas. Em uma certa batalha Lulu vai pedir para Kimahri usar lancet, faça isso e ele aprenderá um ataque do inimigo, que será usado como seu overdrive. Vários inimigos podem dar seus ataques a Kimahri, listarei todos aqui. Outro detalhe é que agora os personagens falarão frases de vitória, como “moleza”, “te disse”, “yeah” etc. Repare que as garotas não falam nada, Yuna faz uma referência e Lulu discretamente balança seus seios. Os outros personagens que você receberá também dirão algumas frases. Se quiser enrole um pouco mais na área para que seus personagens aprendem mais habilidades. Tem uma save sphere logo no começo para seu uso.
Vá em frente e converse com seu grupo. Yuna pede para você ser guardião dela, Wakka simplesmente te chama de newbie e ninguém parece perceber seu talento...Kimahri fica com a boca fechada como sempre. No comando de Tidus, siga para a direita até o fim para abrir o baú e receber 2 mana sphere. Siga para a esquerda agora, e pegue o pequeno caminho no meio para achar um baú com um scout (arma para Wakka). Siga em frente e vire à direita, você enfrentará um chefe opcional.
Lord Ochu
HP: 4 649
Força: Média, ele causará um dano legal em seus personagens, principalmente com earthquake.
Defesa: Baixa, os ataques seus desferirão dano e magias fire são ótimas
Evasiva: quase nula, as vezes você dá um miss
Precisão: muito alta, as vezes ele dá um miss
Velocidade: Baixa, você é bem mais rápido que ele
Ataques: Poison Claw – ataque que causa dano e status poison (envenenamento), water – dano mágico de water, earthquake – alto dano de terra em todos os personagens.
Bem, ataque com Wakka, Tidus e Kimahri, dark attack não funciona. Lulu usará magias fire, que causarão grande dano no chefe. Se tiver haste com Tidus, use em todo o grupo para ficar mais rápido (principalmente Lulu). Coloque Yuna no grupo quando precisar curar ou tirar o status poison com Esuna, ou não a coloque e cure-se com potions e antidotes. Quando ele dormir, acerte-o com um ataque fisico para ele não ficar recuperando o HP. Assim que ele começar a usar seu ataque earthquake, invoque Valefor, pois assim ele não sofrerá dano com esse ataque. Com Valefor fique usando magias fire, e se alcançar o overdrive use-o para tirar um grande HP. Continue usando fire, ataques e se curando com o grupo se seu Valefor morrer, até lord ochu ser derrotado. Overdrives são mais que recomendados.
Você ganhara uma HP sphere, que transforma um node vazio em um node de HP+. Fale com Luzzu abaixo para ganhar um elixir (não use esse item à toa, ele cura todo o HP e MP de um personagem. Agora siga em frente e vire no final à esquerda para achar um baú com uma luck sphere. Funciona igual a HP sphere. Node vazio vira luck node.
Agora volte e siga a direita. Siga em frente em direção a seta vermelha. Na outra tela, veja a animação e salve o jogo acima se quiser. Agora todos brincarão de corrida, que bonitinho. Continue subindo as escadas até ter de lutar com mais um chefe.
Sinspawn Geneaux
HP: 3 000
Tentacles: 450 e 450
Força: Fraco, mais fraco que lord ochu, não fará um dano sério mesmo com seu mist. Os tentacles também não ameaçam.
Defesa: Fraca até forte, se você atacá-lo em seu casulo sem piercing.
Velocidade: Média, não tão rápido, mas também não tão lento.
Precisão: Sinspawn nunca erra, mas os tentacles podem dar um miss as vezes.
Evasiva: Nula
Ataques: Mist, ataque normal
Nessa primeira parte da batalha, concentre-se em acabar com os dois tentacles. Se tiver com o overdrive de seu aeon cheio, use-o para acabar de uma vez com eles e dar um belo dano em sinspawn. Com a equipe, esqueça Lulu e suas magias, já que os tentáculos absorvem tudo. Ataque com Kimahri, Tidus e Wakka, usando cheer e haste com Tidus. Cure se necessário até acabar com os tentáculos.
Agora parta pra cima de sinspawn, ele está dentro de um casulo, portanto só ataque com Kimahri, que deve ter a habilidade piercing, e Lulu, com a magia fire. Continue até ele sair do casulo. Agora você pode atacar com Tidus e Wakka também. Vá atacando-o com Tidus, Wakka e Kimahri e mantendo Lulu com seu fire, usando Yuna caso precise de cura ou tirar o status poison. Ou você pode escapar do poison apenas trocando o personagem que esteja com poison por outro. Use e abuse dos overdrives.
Continue seguindo ate o templo, os Luca Goers encherão seu saco. Fale com as pessoas se quiser. Dentro do templo, há uma save sphere caso precise. Fale com Wakka e escolha se quer rezar ou não fazer nada. Encontre a summoner Dona, depois siga para a porta para mais um Trial.

Cloister of trials-Kilika tmeple

Depois da animação espere o elevador voltar e suba nele, depois de falar com Dona. Siga em frente e escolha a primeira opção.
-Aqui a coisa é óbvia, pegue a kilika sphere do pedestal e coloque-a na porta. Depois tire-a.
-Agora coloque a kilika sphere no buraco à frente. Aparecerá um símbolo, tire a kilika sphere e toque no símbolo para abrir a porta.
-Com a kilika sphere em mãos, vá para a próxima sala e toque no símbolo no chão à direita.
-Um pedestal aparecerá, coloque a kilika sphere nele e empurre-o ate o símbolo (se tiver dificuldade use o direcional para empurrá-lo).
-Agora pegue a kilika sphere da parede à direita e substitua por uma gliph ephere da primeira sala. Uma passagem se revelará. Pegue a destruction sphere.
-Desça as escadas, e troque a kilika sphere da parede à direita pela destruction sphere, pegue o baú com um red armlet.
-Agora coloque a kilika sphere na porta acima e tire-a. Você completou o Trial de kilika temple.
Converse com o seu grupo e quando controlar Tidus novamente fale com todos de novo. Tente sair da sala e Yuna aparecerá com um novo aeon, Ifrit (ou o nome que você preferir).
Saia do templo e seja reverenciado. Veja as cenas e veja o gritinho patético de Tidus. Nas escadas, siga a seta vermelha. Você enfrentará monstros no caminho (são os mesmo de antes). No final há uma save sphere se quiser.

Em Kilika siga para baixo, ate ocorrer uma cena. Escolha a opção embark. Você irá para a cidade do blitzball, Luca. Se estava ansioso para jogar, daqui a pouco fará isso.
Assista a cena no navio, e na cabine fale com o povo se quiser. Há um baú com uma hi-potion aqui. Saindo da cabine você encontrará com O’ Aka. De um dinheirinho pra ele se quiser, respondendo no sweat depois de dar o valor. Compre itens com ele se quiser. Na porta verde a direita fale com a mulher para ouvir sua cantoria. Volte e suba as escadas, entre na porta ao seu lado e pegue o Al Bhed primer vol. V.
Ande para a frente e fale com os retardados do Luca Goers. Espero que humilhe eles na partida hein? Fale com Yuna e receba um vácuo de Kimahri. Dê a volta, suba as escadas e escute a conversa de Lulu e Wakka. Suba de novo para escutar mais, se quiser. Quando puder subir fale com eles se quiser. Agora vá ate a bola de blitzball para ocorrer uma animação. Seu pai te humilhará, agora mostre pra ele que tu é fera. Para ganhar o jetch shot, pressione o direcional na direção da mensagem e aperte x (ou O na versão internacional).
Por exemplo, uma mensagem apareceu no canto superior direito, segure o direcional pra cima e pro lado direito e aperte X ou O, uma mensagem apareceu embaixo, segure o direcional pra baixo e aperte X ou O. No começo você pode praticar um pouco, aproveite.
Se você conseguir gahará esse chute que te ajudará muito nas partidas de blitzball, se não, não se preocupe, conseguira ganhar do mesmo jeito (com um pouco mais de esforço, retornando para o navio mais tarde).
Se ganhar Tidus acerta o jetch shot, mas se perder, ele erra. Se perder, relaxe, ele não vai ser fundamental. E ele pode ser pego de novo no fim do jogo. Depois Yuna fala contigo. No controle de Tidus vá cantar ela de novo. Durma e salve o game se quiser.

LUCA

Assista a bela animação em CG. O narrador apresentará os times. Como sempre vão rir de você e torcer para os Luca Goers. Bem, quem ri por último ri melhor...Tidus dá uma de machão e fala no microfone...bem você deve se acostumar com as atitudes podres dele....no comando de Tidus, você terá uma cidade inteira para explorar....pelo menos em Luca. FFX relembra algo dos clássicos não é? Bem no controle de Tidus há uma save sphere nessa tela se desejar. Siga a seta vermelha. Ande um pouco na próxima tela e conheça Mika e Seymour, eles tem um importante papel na trama, preste atenção. No meio da cena você pode salvar o jogo.
No quarto dos Besaid Aurochs, você se preparará para a partida. Chegou a hora de jogar blitzball. Você vai ter um tutorial enorme de regras e movimentos do blitzball, não vou listar tudo aqui, pois você pode ver tudo e muito mais na nossa seção de blitzball. No entanto recomendo ver os tutoriais para ter uma idéia de como é jogar blitzball. Escolha end tutorial para sair. Mas você não jogará agora, depois da animação siga a seta vermelha, falando com os al bhed (ou melhor tentando falar).

Agora você terá a cidade inteira pra explorar. Vamos lá. Vá para o quarto a esquerda, e encontre o Al Bhed primer vol. VI. Pegue também um baú com 2 hi-potions no final. Fale com o povo se quiser. Agora vá para a direita, e depois para cima, e cima de novo. Continue em frente na próxima tela também. Agora vire a esquerda e ache um baú com 2 phoenix down num canto. Vá para baixo, veja algumas cenas no telão. Volte na entrada e pegue o baú a direita para 600 gil, e o do fundo para um tidal spear (arma para Kimahri). O’ Aka também está nessa tela se quiser comprar algo. Siga para baixo e você voltará para o lugar que estava. Agora siga a seta vermelha. Assista a cena, e ensine Yuna a assobiar. Ela não consegue, como eu. No comando de Tidus siga para cima deste local, e continue em frente. No lugar com o painel azul, você encontrará as mesmas informações mais uma nova: Fiend Info. Entre aqui para dicas de batalha com os inimigos bomb e dual horn
-Bomb:ele explodirá em três ataques seus, causando grande dano. Ataque-o principalmente com blizzard. Se não conseguir derrotar antes, proteja-se com nullblaze de yuna, ou defend (usando triângulo), nullblaze é melhor. Quando encontrar destes, use Lancet para aprender o overdrive self-destruct, que sacrifica Kimahri em troca de alto dano no adversário.
-Dual Horn:ele tem bastante HP (nessa parte do jogo), use dark attack para fazê-lo errar os golpes ou sleep attack, mas daí só use magias. Ataque-o com ataques e magias até derrotá-lo.
Agora continue em frente, e você chegará ao teatro. Repare que tem o Al Bhed primer vol. VII no chão. Os anões aqui venderão music e movie spheres, que servem para você ver musicas e CGs do jogo. Para vê-las depois de compradas fale na recepção. Mas você não terá dinheiro para comprar muitas, no entanto. Agora volte tudo seguindo a seta vermelha. Num determinado momento haverá uma cena, Tidus fica maravilhado com o tamanho de Luca, ah, se ele visse Midgar ou Esthar...
Auron está na cidade, lembra dele? Siga a seta, aqui veja Kimahri levando pau de uns caras da raça dele. Se ele tivesse boca pra falar...assista Mika falando e a bela cena em CG , o jogo dos Besaids contra os Al Bhed Psyches começa. Yuna some e você tem que salvar a princesa agora. Bem siga a seta. Salve se quiser na save sphere e continue seguindo a seta. Na próxima tela O’ Aka estará lá se precisar. Siga a seta e entre numa batalha contra machinas. Ataque com Tidus e Kimahri e use magias thunder com Lulu. Siga em frente e mais machinas virão. Mesmo esquema de antes, siga a seta depois. Mais machinas, mesma coisa. Agora você enfrentará batalhas seguidas. Só continue atacando. Veja a cena, salve se quiser e siga a seta. Lute contra o chefe:
Oblitzerator
HP: 6000
Força: Média, mas nada de mais
Defesa: Fraquíssima se você fizer o esquema a seguir
Velocidade: Média, normal
Evasiva: Fraca
Precisão: Alta
Ataques: Blind Ball (ataque que pode cusar status darkness), Mute Ball (ataque que pode causar silence – não pode usar magias) e blitzball rush (ataques seguidos de baixo dano, tenha cuidado).
Essa batalha será ridícula se você fizer a coisa certa. Não use o trigger command de Tidus, acerte o crane com magias thunder de Lulu. Use haste com Tidus nela pra facilitar. Com Tidus e Kimahri pode atingir o chefe. Quando o crane funcionar (depois de uns 3 thunders), use o trigger command e tire um fabuloso dano do chefe, se isso não o matar, deixará com muito pouco HP, apenas ataque-o para acabar com ele. Se quiser um desafio melhor não use o crane.
Agora veja a cena e lembre-se de não contar pro Wakka que Yuna é parte al bhed!! Depois veja o super gol de Wakka faltando 2 segundos pro final da partida. Siga a seta até seu quarto, e agora você quem vai jogar. Para começar a partida entre no quarto e fale com Wakka. Salve o jogo e se estiver determinado a ganhar, será difícil, mas com o que você aprendeu nos tutoriais ou em nossa seção você terá chances. Mas será realmente difícil. Não se preocupe se perder, você não ganha nada ganhando a partida, exceto uma animação diferente e uma strenght sphere (adiciona em um node vazio um node de strenght+). No meio do jogo Tidus sai e Wakka entra, aproveite. No final da partida você poderá salvar o jogo. Assista a pequena cena e lute. Use dark attack se quiser, serão várias batalhas, apenas siga matando. Quando finalmente derrotar todos assista a animação. Você controlará Auron, lembra dele? Apenas dê um ataque para matar o bicho. Contra o pássaro use cheer e haste com Tidus, dark attack com Wakka, ai só basta atacar. Agora veja Seymour usar seu super aeon Anima para salvar Luca. Salve o jogo no meio se preferir. Veja as cenas e veja Yuna achando o aeon de Seymour o máximo e Tidus dando uma de macho e brigando com o Auron. Ele ri da tua cara, e com poucas palavras faz uma revelação bombástica (aliás duas). Tidus ainda não acredita que Jetch é... bem, vamos parar por aqui. No controle de Tidus novamente siga a maldita seta até a saída de Luca. Auron pede para ser guardian de yuna, e ela aceita.
Agora fale com Wakka, responda umas das respostas, fale com Auron e Kimahri também, Lulu e finalmentre Yuna. Prepare-se, você vai ver agora uma das cenas mais ridículas de toda a história dos games. Sem comentários, quem jogou sabe do que digo.

MI’IHEN HIGHROAD

A partir de agora você pode jogar blitzball a partir da opção play blitzball em qualquer save sphere, aqui você poderá ganhar campeonatos e ligas, disputar partidas amistosas etc. Você ganha itens e habilidade pra seus personagens, além dos 3 overdrives restantes de wakka e um item necessário para a fabricação de sua celestial weapon. É um minigame recompensador. Você também pode contratar jogadores apertando quadrado neles, mas você provavelmente só conseguirá jogadores bons lá pro final do jogo. Mais detalhes na nossa seção de blitzball, overdrives e celestial weapon de Wakka. Aqui haverão batalhas como sempre. Os inimigos não são nada assustador, na primeira batalha Tidus é humilhado por Auron, agora lembre-se de usar apenas Auron com esses inimigos com boa defesa. Fale com as pessoas no caminho, elas lhe darão itens (alguns são equips, não se esqueça de colocá-los). Em uma rocha fale com um ancião para ouvir um pouco de Lord Mi’ihen. Em uma parte o velho aparecerá de novo e contará mais história. Se quiser fale com ele de novo. Continue em frente recebendo itens e batalhando. Nas batalhas, é mais do mesmo, use Auron nos mais fortes, Wakka nos voadores e Lulu nos elements. Repare que Auron também tem suas frases de vitória, como “é assim que se faz” , “hmph”,”sem tempo a perder, vamos lá”.
Alguns chocobos aparecerão em uma certa parte. Assista a cena. Haverá uma pequena abertura à direita logo depois. Vá lá e fale com a mulher, Belgemine. Ela te desafiara para um confronto de aeons, aceite com a primeira opção.
Ifrit
HP: 3500
Força: Média, um bocado forte, cuidado
Defesa: Fraca, nada demais
Evasiva: Nula
Precisão: Alta, mas ele dará uns misses às vezes.
Velocidade: Média, mais ou menos igual a sua
Atraques: Ataque normal, meteor strike (esse é forte)
Invoque seu Valefor, e ataque (blizzard causará mais danos). Agora virá um tutorial de shield e boost. Use shield para defender-se, e boost para se abrir e levar mais dano, mas carregar mais overdrive.
Ifrit usará um meteor strike, então use shield. Agora ele alternará entre um ataque e um meteor strike, ataque quando for um ataque normal dele e defenda-se do meteor strike. Não use boost em hipótese alguma. Quando seu overdrive carregar, não hesite em usà-lo.
Vou ser sincero, nunca ganhei essa batalha, porque simplesmente eu ataco e defendo e o HP do meu Valefor não dá, por isso acho que o único jeito de ganhar é vir para a batalha com o overdrive de Valefor carregado.
Bem você ganhara um seeker ring se perder, e uma echo ring se ganhar. Continue em frente agora, até a próxima tela. Na primeira entrada a esquerda há um baú com o remedy (útil, cura quase todos os status negativos) continue e uma mulher irá falar contigo. Lulu esplicará para Tidus o que é a calm. Chute a bola de blitzball em frente se quiser, para ter a fúria do pirralinho. Na próxima tela siga em frente numa entrada a direita pegue o baú para 2000 gil. Quando chegar na carruagem veja a pequena cena e prossiga. Logo mais entre na estrada a direita para encontrar Luzzu e Gatta. Fale com eles e prossiga em frente. Fale com Shelinda no canto esquerdo, e continue. No final pegue o baú com 3 eye drops (curam status darkness). Saia da área, e aqui assista a cena. Depois vá para a agência e salve o jogo. Depois pode falar com Shelinda e Lulu, e a mulher no balcão tem items e weapons para vender. No painel azul, você encontrará os mesmos tutoriais de sempre, + o novo sobre como abrir os locks na sphere grid, e as mesmas instruções para Bomb e dual horn. Note que abaixo você terá uma bola azul, serve para ver seu rank al bhed e tranferir ranks de um outro save, útil se você esqueceu algum irreversível ou quer ter rank máximo antes da hora.
Saia da agência, veja a cena e saia da agência novamente, antes será abordado por um garoto que te dá uma level 1 key sphere. Depois aprenda um pouco de al bhed com Rin, e receba o Al Bhed primer vol VIII, e 2 mega –potions. Agora finalmente saia da agência, ande um pouco e mais um chefe virá.
Chocobo eater
HP: 10 000
Força: Média, pode causar problemas
Defesa: Baixa, principalmente a fire
Evasiva: Nula
Precisão: Alta, às vezes ele dá um miss
Velocidade: Baixa
Ataques: Normal, alto dano, Fist of fury: baixo dano em todos
Bem tenha Kimahri, Auron e Lulu para atacar, pois Tidus e Wakka causarão baixo dano. Cheer e haste no grupo serão bem vindos. O ataque do bicho é forte, tenha phoenix downs no estoque e reviva sempre seus personagens. Use Yuna se quiser quando precisar curar. Continue atacando com os melhores personagens e curando-se, e quando ele estiver pra te empurrar pro desfiladeiro, ataque-o rapidamente para não cair. Se você cair terá que fazer o caminho por debaixo do desfiladeiro e não ganhara experiência. Sempre que o chefe ficar caído ataque-o com golpes físicos, e não mágicos. Continue atacando e usando fire e atacando quando ele estiver deitado até derrotá-lo. Use overdrives e summons se quiser.
Obs: Se você derrubá-lo do penhasco não ganhara experiência.
Se você caiu do desfiladeiro, siga aqui. Se você o derrotou, pule para o próximo parágrafo (depois da fiend info). Bem, assista a cena de Tidus e os outros caindo e você cairá do lado de trás do desfiladeiro, e terá que voltar se quiser pegar todos os itens. Quando você cai salve na save sphere logo ali, e siga na direção contrária da seta vermelha. Vá até o fim e abra o baú contendo o item Mars Crest. As batalhas aqui não tem nada de mais, apenas ataque as bolhas com magias de Lulu, e use Auron nos inimigos com maior defesa. Só tome cuidado com os Dual Horns, pois são um pouco fortes. Dark Attack funciona bem neles. Depois de pegar o baú volte e siga a seta vermelha. Logo após passar pelo save sphere você encontra O’Aka novamente. Empreste algum dinheiro ou compre algum item se quiser. Em frente há uma bifurcação. Ignore o caminho da direita (a não ser que tenha um chocobo, nesse caso use a pena para pular e pegue mais um item - fortune sphere, que ativa os luck nodes) e siga em frente. Continue até chegar em uma área grande. Fale com Lucil que está andando pelo local, se quiser. Siga a seta para sair do local. No novo local fale com Shelinda no caminho se quiser. Procure por uma pena do lado esquerdo aqui, se tiver um chocobo, Com ele pule e pegue mais dois itens, thunder blade e scout, e continue em frente, seguindo a seta. Aqui você está nos portões da Highroad, siga em frente se quiser ou volte para pegar os itens restantes. Se quiser voltar pule para o próximo parágrafo, que mostra o passo-a-passo desde o começo do caminho. Leia de trás pra frente, já que voltará do final. Recomendo voltar para pegar os itens e ganhar mais ap. Aqui você pode salvar o jogo, falar com as pessoas (uma delas aluga chocobos, se quiser) pegar um baú com 2 hi-potions acima e consultar outro painel azul, com os mesmos tutorais de sempre com mais fiend info:
-Funguar: esse bicho é chato. Pode contra-atacar com Pollen, que ataca todos com probabilidade alta de ficarem em status sleep (dormindo) Uma boa defesa contra isso é o sleep attack de Wakka, que faz com que o bicho fique em sleep. Daí só ataque com magias. Caso seja atingido pelo pollen terá que esperar até todos acordarem e torcer para não morrer. Ele é fraco contra fire.
-Garuda: Esse é simples, use dark attack para se defender de seus fortes ataques. Ataque com Wakka, Tidus, Kimahri, Auron e magias. Quando o darkness dele acabar só soltar mais um dark attack com Wakka. Seu HP é alto.
-Basilisk: Use personagens com proteção contra o status Stone (petrificado). Se bem que não precisa tanto. Usar aeons é outra opção, já que eles são imunes a todos os status.
Nos portões assista a partida de Luzzu e Gatta e fale com o cara na frente e responda a segunda opção se quiser saber mais sobre a operação. O cara atrás pede doações, doe 100 gil pra receber um Scout, 1000 gil pra receber uma Ice Lance e 10.000 gil para receber um Moon Ring. Nenhum deles vale a pena, então não desperdice dinheiro. Se você tentar passar não deixarão, volte para ver Seymour, que convencerá os guardas a permitir sua passagem. Siga em frente e chegue à Mushroom Rock Road.
Se você venceu Chocobo Eater, Rin te dará um chocobo para guiar na Agência. Com os chocobos você andará mais rápido e não entrará em batalhas. É mais rápido e prático, mas recomendo ir andando para ganhar experiência, a única coisa exclusiva do chocobo é que você pode pegar alguns itens inacessíveis, que listarei. Na próxima tela apenas siga em frente atravessando a ponte. Na última tela, pegue o Al Bhed primer vol. IX no chão, logo após as curvas. Volte e siga devagar pelas curvas e olhe pelo lugar para encontrar uma pena no chão (perto da segunda curva). Com ela use seu chocobo para pular e pegue um baú secreto, contendo uma heat lance. Siga até o final, você estará nos portões. Olhe no parágrafo acima para ver o que fazer aqui. Desça pelo outro caminho para encontrar mais itens (veja também no parágrafo acima).
Saindo pelos portões assista a animação e você estará em Mushroom Rock Road

MUSHROOM ROCK ROAD

Siga em frente e fale com as pessoas no canto esquerdo para receber itens – ether e hi-potion, além de um par de Phoenix down. Aqui nessa área você enfrentará os mesmos inimigos mais o basilisk, que já listei a estratégia. Nos basilisks você pode usar Lancet para aprender mais um overdrive com kimahri – Stone breath (muito útil, petrifica todos os inimigos comuns levando à vitória). O cara à frente não te deixará passar, portanto siga à esquerda. Logo no começo do caminho encontre O’Aka. Compre armas e itens se quiser. Siga a seta e na próxima tela haverá uma save sphere. Fale com a pessoa e receba uma hi-potion. No símbolo no chão aperte X (ou O na versão internacional) para subir. Continue em frente, e quando o caminho se dividir, siga em frente para abrir o baú com 1000 gil e fale com o cara ao lado para receber 10 potions. Agora volte e siga para a esquerda. Siga em frente e fale com a mulher no chocobo, e abra o baú para recebr 1 remedy. Siga pelo caminho, fale com Lucil se quiser, e com Shelinda um pouco à frente. Continue, e pegue o baú com a hi-potion meio escondido no canto abaixo de uma plataforma. Fale com a mulher do chocobo que parou, e se quiser com a outra mais à frente. Pegue o “elevador” no fim do caminho novamente, Na próxima tela fale com a pessoa logo à frente para receber uma X-Potion (não desperdice, esse item cura todo o HP de um personagem). Siga em frente e depois à esquerda para pegar mais uma plataforma ambulante (no mapa tem um símbolo verde). Desça por ela e pegue o serene armlet no baú da plataforma. Suba pela plataforma de novo e continue em frente, até chegar na última plataforma, aqui vire a esquerda e terá um pequeno caminho retorcido. Siga por ele até o final para encontrar, no chão, o Al Bhed primer vol. X. Volte e pegue a plataforma, subindo. Em cima, fale com as pessoas em volta da seve sphere, uma delas te dará uma mega-potion. Salve o jogo se quiser. Descendo abaixo você encontrará Luzzu e Gatta, veja a animação. Depois pode falar com Luzzu de novo se quiser, para outra animação. Daí tome o elevador perto da save sphere. Aqui siga em frente e assista mais uma animação, e Wakka se indigna novamente com machinas e seu irmão Chappu. Depois disso siga a seta vermelha, ou se preferir de uma volta e fale com as pessoas. Na próxima tela anda para frente e ocorrerá mais uma animação. Tudo preparado para a batalha contra Sin, machinas lideradas por Al Bheds e Crusaders prontas para agir. Depois da animação siga em frente falando com as pessoas, e quando chegar no acampamento salve se quiser na save sphere. Logo ao lado dela está O’ Aka, se quiser comprar mais armas ou itens. A mulher do chocobo tem explicações sobre a operação, se quiser saber. Seguindo em frente Gatta pede pra você checar seu equipamento para a batalha. Faça isso se achar bom. Indo na direção da seta vermelha mais uma animação ocorrerá, e o gordinho Kinoc fala com o grupo, e não é bem recebido por Auron. Comandando Tidus receba outro vácuo de Kimahri se for mecher com ele, e fale com Yuna e Lulu à direita se quiser. Perto deles há dois baús, contendo um serene bracer e uma mega-potion. Auron está ao lado se quiser falar com ele, Wakka está abaixo de Kimahri. Tem um Al Bhed perto do desfiladeiro. Quando estiver pronto fale com o Crusader na seta vermelha e responda Yes. Você batalhará com mais um chefe, mais um sinspawn:
Sinspawn Gui
HP: 12000 (corpo) 800 (mãos) 4 000 (cabeça)
Força: Média, tome cuidado com seus ataques
Defesa: Média, não muito resistente
Evasiva: Fraca ou nula, raro dar um miss
Precisão: Alta, acerta quase sempre e magias nunca erram
Velocidade: Média, não muito devagar nem muito rápido
Ataques: Thunder (magia thunder), Demi (tira certa quantidade de HP, em percentual) Venom (ataca e causa envenenamento) ataque físico (alto dano, cuidado)
Bem, primeiramente acabe com as mãos dele, pois elas protegem o corpo do chefe diminuindo muito o dano. Use summons com overdrive cheio ou ataques coletivos, assim você já causa dano nelas e no corpo e cabeça ao mesmo tempo. Se não for possível, acabe com elas com ataques de Tidus, Auron, Wakka ou Kimahri. Use magias de Lulu na cabeça. Eliminando a cabeça ele vai parar de soltar venom, caso seja atingido por esse ataque use um antidote ou cure com o Esuna de Yuna.
As mãos vão se regenerar constantemente, então mate-as de novo. Overdrives são muito bem-vindos, principalmente coletivos que atinjam todos. Assim que destruir a cabeça e destruir constantemente as mãos, ataque o corpo, usando ataques físicos ou magias. Use Haste de Tidus para facilitar, e cure sempre os personagens com HP baixo com Yuna ou potions e hi-potions.
Logo após a batalha assista a linda CG e batalhe de novo o mesmo monstro
Sinspawn Gui 2
HP: 1 000 (cabeça) 6 000 (corpo) 800 (mãos)
Força: Fraca, mais fraco que o confronto anterior
Defesa: Baixa, Seymour e Auron causarão bom dano
Evasiva: Fraca ou nula, nunca dei miss nele
Precisão: Alta, nunca vi um miss
Velocidade: Fraca, você terá bons turnos com os personagens
Ataques: Os mesmos de antes, demi, thunder e ataque físico. A cabeçaé suposta a usar venom mas morre tão rápido que nem dá tempo
Essa batalha será muito mais fácil que a anterior, principalmente porque o High Summoner Seymour estará no grupo (e será a única vez que você o controlará). Note também que não pode trocar de personagens, sendo apenas Seymour, Yuna e Auron. Primeiramente acabe com a cabeça com alguma magia level 2 de Seymour (Fira, Blizzara, Thundara ou Watera) e destrua as mãos com outra magia e ataques de Auron. Agora é só atingir o corpo com magias level 2 de Seymour e ataques de Auron, com Yuna na cura. Simples e rápido.
Depois disso veja a triste CG e o poder destrutivo de Sin agindo de novo. No comando de Tidus ande e se quiser examine os corpos, apreciando (ou chorando) a destruição. Gatta estará num canto atormentado, se quiser fale com ele. Depois Tidus tentará nadar atrás de Sin, fervendo de raiva. Depois veja outra animação que mostra Zanarkand e o passado de Tidus. Continue andando e veja mais destruição e mortos causados por Sin, que estão sendo enviados na dança de Yuna. Acompanhe os pensamentos de Tidus. Auron também vem falar com ele.
No comando de Tidus novamente salve se quiser na save sphere, e ande para onde está o grupo para mais uma animação. Todos estão arrasados e Seymour vem aconselhar Yuna.
Ande se quiser pelo local e fale com o grupo. Auron retoma ao mesmo ponto com Tidus, que começa a considerar a idéia. Do lado de Auron tem um baú com uma hi-potion. Há mais corpos aqui que foram enviados por Yuna. Suba e fale com Shelinda no caminho, escolhendo a primeira opção se quiser ser curado, inútil, já que você já salvou na save sphere. Siga até encontrar seu grupo e presencie um momento histórico: Kimhari abre a boca e fala pela primeira vez. E olha, ainda tenta sorrir. Logo após a cena tem outra save sphere se quiser, ande para a frente. A partir daqui já ocorrerão batalhas. Nada diferente do que você já viu. Continue e pegue o baú à direita da pessoa, para duas phoenix down. Fale com o cara ao lado se quiser. Fale com uma certa pessoa no caminho para receber uma soft ring. Continue andando e quando ver uma pequena entrada à direita, pegue o baú e receba um bright bangle. Fale com um cara à direita do baú para receber um Ether. Outro logo na frente te dará uma mega-potion. Preste atenção agora no lado direito, que o Al Bhed primer vol. XI está no chão. Siga para uma bifurcação e uma animação ocorrerá. Yuna diz que deve rezar em todos os templos na jornada. O próximo é Djose. Prepare-se para mais um Cloister of Trals. Siga a seta vermelha e Auron vem falar contigo de novo, sobre o mesmo assunto. Depois siga a seta e entre em Djose.

DJOSE

Siga Auron e quando chegar em Yuna fale com Lucil. Tente falar com Kimahri, que ganhou a voz mas continua te deixando no vácuo. Continue seguindo Kimahri e Yuna para chegar ao templo. Assista a animação, e antes de entrar siga para a esquerda onde está Lucil e o chocobo para encontrar um baú com 4000 gil. No lado direito, numa entrada ao lado do templo e acima da casa encontre um baú com 4 ability spheres. Perto do baú Gatta está sentado, fale com ele se quiser. Ao lado da casa há uma save sphere, se precisar. Dentro da casa você pode falar com a mulher para descansar a fim de se recuperar, comprar armas e itens. À direita há mais um painel azul, com os mesmos tutoriais e um novo fiend com instruções:
-Ochu: Ele tem ataques que causam status negativos, por isso cure-se sempre com o Esuna de Yuna ou itens. Uma boa estratégia é deixá-lo em sleep com sleep attack, e atacá-lo somente com magias fire, assim ele não te incomoda com ataques ou status.
Faça tudo o que precisar e entre no templo.
Ande para a frente e uma animação ocorrerá. Conheça outro summoner, Isaaru. Entre nas salas ao lado se quiser (a da direita contém um baú com uma mega phoenix), depois entre na porta principal, seja interrompido por Isaaru e fale com o homem. Responda Yes para iniciar o cloister of trials:
-Cloister of Trials-Djose Temple
-Pegue as duas Djose Sphere dos cantos e insira-as na porta.
-Siga em frente, e pegue duas das três Djose Spheres no centro e insira-as nas duas aberturas à direita.
-Empurre o pedestal do centro até a direita, abaixo do pedestal no teto (o pedestal deve ter uma djose sphere).
-Retire e insira novamente uma das djose sphere na parede para o raio atingir o pedestal no chão.
-Agora pegue alguma djose sphere e insira no buraco à direita da porta, para abri-la.
-Agora insira duas djose sphere no pedestal do chão, e empurre-o até os raios na porta recém-aberta.
-Siga em frente, pule no pedestal e pule na outra plataforma.
-Empurre o pedestal na sua frente (usando X, ou O na versão internacional) para ativar um símbolo.
-Volte para a outra sala (pulando no pedestal), pise no símbolo à esquerda dessa sala para fazer o pedestal retornar.
-Pegue uma das djose sphere do pedestal e coloque no buraco à esquerda da porta para ativar outro símbolo.
-Pegue a outra djose sphere do pedestal, volte à sala inicial e coloque em um dos buracos para ativar outro símbolo.
-Pegue a Djose Sphere no canto direito da porta na sala seguinte, e coloque no outro buraco da sala inicial para um novo símbolo.
-Com o desenho completo um símbolo vai surgir na parede à esquerda desse símbolo, e uma nova plataforma sob o símbolo.
-Toque no símbolo à esquerda e revele uma sala com a destruction sphere, pegue-a.
-Pise na plataforma que surgiu no símbolo do centro para ir ao andar seguinte.
-Empurre os 5 pedestais da sala usando X (ou O na versão internacional) para revelar um pedestal e uma abertura.
-Não vá na abertura ainda, insira a destruction sphere no pedestal para revelar um baú com uma Magic sphere.
-Agora pode subir as escadas à esquerda para encerrar o Cloister of Trial de Djose.
Aqui fale com seu grupo e veja Yuna adentrar na sala. Agora assista a animação em que Dona e seu guardião vem encher o saco. Depois da animação fale com o pessoal (note que Kimahri é muito educado: antes te deixava no vácuo, agora manda você esperar e calar a boca), e tente sair do local para ver Yuna retornar com um novo aeon: Ixion (ou o nome que você quiser dar).
No dia seguinte fale com o seu grupo (Kimahri agora dá notícias: diz que Isaaru e Dona partiram). Yuna está demorando para aparecer: volte para o templo e entre na sala à esquerda para ver a preguiçosa dormindo na cama. Fale com a mulher ao lado e ela acordará, pede muitas desculpas e corre. Lá fora ela aparece e pede mais mil desculpas, com todo o grupo fazendo brincadeiras com seu cabelo e seus roncos à noite. Até o caladão Auron dá risadas, e todos riem felizes com a vida.
Salve o jogo se quiser na save sphere e saia de Djose. Na ponte fale com a pessoa à esquerda para receber um Halberd. O “padre” no meio te dará duas hi-potions.Um outro parado no canto te dará 10 potions. Fale com todos e siga para ver mais uma animação. Saia do local, e fale novamente com seu grupo. Vocês irão para Moonflow. Siga a seta vermelha e chegue lá. No caminho haverão novamente batalhas. Mais do mesmo, sem problemas. Fale com as pessoas se quiser e fale com Shelinda. Ao lado dela tem uma entrada que dá num baú com 3 Lv. 1 Key Spheres. Continue em frente, e encontre os camaradas de Kimahri, Biran e Yenke, de novo. Novamente tiram onda de Kimahri e seu meio-chifre cortado. Mas agora ele tem voz para retrucar. Os dois também falam que summoners estão sumindo. No final Kimahri fala que vai tratar com eles, sozinho. Logo depois no lado esquerdo há um baú com uma X-Potion. Continue pelo caminho, e vire numa pequena entrada a direita no mapa, para um baú com 3 Lv. 1 Key Spheres. Continue pelo caminho até encontrar Belgemine, aquela summoner que te desafia. Aceite o desafio para mais um confronto de summons.
Ixion
Força: Média, pode causar bom dano
Defesa: Média, não sofre muito dano, exceto overdrives
Precisão: Média, pode errar principalmente com Valefor
Evasiva: Nula ou fraca, nunca dei miss
Velocidade: Média, a mesma que seus aeons. Aumenta quando usa Haste
Ataques: Haste (aumenta a velocidade), Aerospark (dano de Thunder no inimigo), Thor´s Hammer (Overdrive)
Bem, escolha ou Ifrit ou Valefor, recomendo Valefor pois ele consegue desviar de alguns ataques dele. Fique atacando com Sonic Wings, magias (Water é bom) e ataques até sua barra de overdrive encher. Use o overdrive sem dó. Depois do overdrive provavelmente seu Valefor vai morrer. Se você for sortudo e sobreviver, continue atacando e se for bem sortudo, use o overdrive novamente. Quando Ixion usar Haste, mostra uma mensagem perguntando como ele conseguiu essa habilidade. Veremos no final. Quando Valefor morrer, use Ifrit, atacando o quanto puder (não use meteor strike). Quando a barra de overdrive de Ixion estiver quase cheia, use shield para não morrer com seu overdrive. Dê mais alguns ataques, e se tiver a oportunidade, use o overdrive Hell Fire. Mais alguns ataques e ele morrerá.
Vencendo-a, você ganha 2 Dragon Scales. Independentemente de ganhar ou perder, você ganhará o Summoner´s Soul, que permite a você ensinar habilidades novas a seus Aeons. Acompanhe o tutorial. Para ensinar habilidades, vá ao menu Aeons, abilities, e escolha que habilidade ensinar. Você deverá gastar um número de itens. Ensinar novas habilidades aos aeons não é muito fácil, e também não muito útil, então não dê muita atenção a isso. Se quiser ensinar habilidades, recomendo magias de cura e de ataque, além de algumas de suporte como haste e protect. Mas você não usará muito essa função de habilidades.
Continuando, siga em frente e entre no pequeno caminho à esquerda no mapa mais um baú, este com uma Mag Def Sphere. Continue reto, e na outra tela ande até ocorrer uma animação. Assista a beleza da natureza. Após a animação siga a seta vermelha e saia do local. Veja Tidus se impressionando com o shoopuf. Depois abra o baú com 2 phoenix down, e compre algo de O’ Aka aqui se quiser. Fale com Kimahri e Yuna se quiser, e observe a maior fala de Kimahri até agora. Ele está evoluindo.
Na outra tela fale com as pessoas, uma à direita venderá armaduras e itens, se quiser. Tem outra que também vende ao lado de Auron. Fale com Auron, que contará sobre a primeira experiência de Jetch com shoopufs. Vá à esquerda, e veja o jeito particular do “motorista” de falar, e veja uma cena com as soldadas Chocobo. Fale com o sujeito verde se quiser ouvir uma história. Fale com as pessoas, e entre na cabana. Fale com o pessoal aqui e pegue o baú atrás de Lulu, para 5000 gil. O cara à direita vende armas e itens. Há uma save sphere aqui também.
Volte e fale com o sujeito azul na plataforma acima e responda a segunda opção para entrar no Shoopuf. Durante a viagem veja a cena e um monstro ataca, para mais uma batalha de chefe:
Extractor
HP: 4 000
Força: Média, tome cuidado
Defesa: Média, não muito resistente
Evasiva: Nula ou fraca, nunca dei miss
Precisão: Forte ou total, nunca vi um miss
Velocidade: Média, não muito rápido
Ataques: Aqua Shooter (ataque não muito forte), Depth Charges (ataque carregado que tira dano considerável)
Se tiver alguém com Dark Ward a batalha será mais fácil. Mas vai ser uma batalha tranqüila de qualquer maneira. Ataque-o com Wakka e Tidus, usando Haste com Tidus para facilitar. Overdrives são muito bem-vindos. Não ligue para Yuna presa na bolha. Continue atacando sem parar, curando se o HP de alguém ficar inferior a 500. Mas isso nem vai ser necessário provavelmente. Ele vai estar carregando o ataque Depth Charges, mas se você atacá-lo sem parar com Haste nem chegará a usá-lo. Caso seja atingido pelo Depth Charges, cure-se com potions e hi-potions e retire o status darkness se necessário. Será uma batalha bem fácil.
Após a batalha veja mais uma cena. Após ter chegado ao seu destino, salve o jogo e fale com as pessoas, se quiser. Siga para a próxima tela. Aqui fale com as pessoas e suba a rampa, lá em cima procura no chão pelo Al Bhed primer vol. XIII. Dentre as pessoas está O’ Aka, que está vendendo apenas alguns itens, se você necessitar. Siga para onde está o shoopuf, e na próxima tela fale com as pessoas e abra o baú para obter um ether. Siga para a próxima tela, seguindo a seta vermelha. Aqui ocorrerão batalhas. Nada de mais por enquanto. Ande até a esquerda e olhe quem você encontra. Rikku! Aquela al bhed do começo do jogo, lembra? Tidus se entusiasma e pergunta como vai a vida com ela. Ela fala que está péssima. Quando o grupo chega Tidus acaba falando que ela é Al Bhed. Tenta gaguejar pra disfarçar mas todos já sabem. Assista ao vídeo dela se revelando em roupas mais confortáveis e ela entrará no seu grupo como outra guardiã de Yuna. Continue seguindo a seta vermelha. Na primeira batalha que você se deparar virá um tutorial dos comandos de Rikku. O primeiro é sobre como usar a habilidade steal. Use o comando special e use steal para roubar itens dos inimigos, e no caso, baús. Nunca ataque esses baús, sempre use steal. Logo depois aparece um novo inimigo e o jogo mostrará o tutorial dos overdrives de Rikku. Consiste basicamente em juntar dois itens de seu inventário e usá-los, causando alguma reação. Não é tão simples quanto parece, existem quase que infinitas combinações que geram diversos efeitos, alguns muito interessantes e que ajudarão muito nas batalhas. Cheque nossa seção mix da Rikku para aprender sobre os mixes e reações úteis, além de tudo sobre o overdrive da Rikku. Depois dos tutoriais veja à sua direita para encontrar um baú com 4 antidotes. Continue seguindo a seta vermelha. Na próxima tela ocorrerão mais batalhas. Use steal de Rikku nos baús (sempre antes de derrotar os outros inimigos, se não você não terá a oportunidade). Fora isso os inimigos são simples e fáceis. No final da tela abra o baú à esquerda para encontrar uma mega-potion. Saindo dessa tela você chegará em Guadosalam.

GUADOSALAM

Aqui é a cidade da raça Guado, que é a do mestre Seymour. Note que é uma bela cidade com construções belas e interessantes. Veja a cena e Rikku explicará sobre customização de armas, um item muito importante. É simples, consiste na utilização de itens para obter novas habilidades em sua arma ou armadura. Primeiramente o item deve ter um espaço vazio, então você pode ir ao menu customize e colocar alguma habilidade naquela espaço, por um determinado número de itens. É algo muito útil e que irá ajudar muito. Note que na maioria das vezes o nome do item muda após a nova habilidade. Recomendo habilidades que protejam contra status negativos, como darkness, sleep, petrification, etc. Mais tarde você terá oportunidades de colocar habilidades de ouro como auto-phoenix, break damage limit, triple ap, etc. Mas isso será bem adiante no game e está tudo destrinchado em nossas seções extras (em breve). Bem, no comando de Tidus explore a cidade. Vá na casa (ponto verde na sua frente para salvar, dormir e checar mais um painel azul, se quiser. No painel azul está o tutorial de customização se desejar ver novamente, e mais dois inimigos:
-Larva: esse inimigo é simples, basta atacá-lo com ataques físicos e magias water e tomar cuidado com seus Thundara. Ele se cura com Thundara também, mas nada que comprometa. Se não quiser que ele se cure e use magias (tornando-o um completo inútil) use silence attack.
-Iron Giant: esse já é mais fortinho, ataque-o sem dó e use dark buster para evitar seus fortes ataques. Cure sempre que necessário com Yuna ou potions.
Saindo da casa, suba e pegue o baú a direita que contém uma mega-potion. Entre na porta vermelha (ponto verde). Se quiser explorar mais, pule para o próximo parágrafo. Todo o seu grupo está aqui, Fale com Wakka e Lulu nas escadas. Embaixo fale com o resto do grupo e se diriga à porta. O guado pede para o grupo entrar e assim todos fazem. Entre também e assista a cena. Dentro da sala fale com todos novamente se quiser. Após falar com todos o guado Tromell vem falar com o grupo. Ele lamenta a morte de Lord Jyscall, que era o pai de Seymour e grande contribuinte na religião de Yevon em Spira. Logo após Seymour aparece. Veja como ele é doce e gentil. Assista a CG e a bela animação que Seymour mostra, que é Zanarkand. Seymour também mostra Yunalesca, que foi a mulher que criou o Final Aeon, capaz de destruir Sin. Veja mais algumas cenas e veja no que Seymour está querendo. Na verdade ele chamou Yuna para pedi-la em casamento. Que patético. Veja a reação do grupo. Saia da mansão e siga em frente para encontrar seu grupo. Assista a conversa. Yuna quer continuar sua peregrinação para derrotar Sin, e não quer casar com Seymour.
Entre no ponto verde à esquerda da mansão e encontre o Al Bhed primer vol. XIII no chão (procure logo atrás do tronco de árvore). Agora siga em frente à direita para abrir o baú com um Elixir. Se ainda não foi na mansão de Seymour, vá agora (acompanhe o procedimento no parágrafo acima). Suba na pequena ponte à frente e siga até o final, em direção ao Farplane. Seu grupo está aqui. Fale com eles e suba. Aqui é o lugar dos Fayths (espíritos). Confira os antepassados das pessoas que estão ali, e veja as animações. Fale com Lulu e vá perto de Wakka. Veja Chappu. Depois chegue perto de Yuna e veja Braska e sua mulher, pais de Yuna. Ela pede para Tidus pensar em Jetch, e talvez vê-lo. Mas Tidus sabe que Jetch está vivo, após as revelações de Auron e seus encontros com Sin. Veja a animação dos pais de Tidus, e Auron. Após essa cena seu grupo vai sair da farplane, mas antes veja Jyscal aparecendo. Pedem para que Yuna o envie, e ela o faz. Mas Jyscal deixa uma esfera, que tem um vídeo realmente muito revelador. Sai da Farplane e encontre seu grupo novamente em frente da mansão de Seymour. Converse com eles e depois da cena converse com Auron e Lulu novamente. Wakka também está ali. Tente sair da cidade e Shelinda aparecerá. Fale com ela e volte para seu grupo novamente. Veja a cena, e agora você pode finalmente sair da cidade, pelo caminho de baixo que havia um guado bloqueando. Chegue em Thunder Plains.

THUNDER PLAINS

Assista a cena e ande pela área. Thunder plains...local de muita raiva por muitos jogadores, se quiser pegar a celestial weapon de Lulu vai passar maus momentos nesse lugar. Na verdade você já pode fazer isso agora...você ganha itens se desviar de muitos raios. Mas não quebre a cabeça agora, deixe isso pra bem depois. Bem, aqui já ocorrerão batalhas (fáceis) e uma peculariedade do lugar: raios vão constantemente cair do céu, fazendo com que seu personagem caia. Para desviá-los aperte X (ou O na versão internacional). Os únicos lugares seguros são as torres que você encontra pelo local. Mas ser atingido ou não não faz muita diferença mesmo nessa passagem...
Ok, siga à esquerda e abra o baú com 2 phoenix downs. Há uma save sphere logo à frente na torre se precisar. Continue em frente, batalhando e desviando de raios. Mais à frente há um homem à direita (numa torre) que conta a história do lugar, se quiser ouvir selecione a segunda opção. Continue seguindo em frente, até encontrar Shelinda numa torre à esquerda. Fale com ela e responda à primeira opção para confirmar o não-casamento de Yuna e Seymour ou a segunda pra dizer que é só brincadeira...Prossiga e vá para a esquerda, até avistar uma pedra brilhante (talvez você tenha que voltar o caminho um pouco). Olhe atrás dessa pedra para encontra um baú com 5000 gil. Continue e mais à frente vá para a direita, onde há uma pequena abertura no mapa, para encontrar um baú com uma Water Ball. Ignore a pedra brilhante e prossiga em frente até ocorrer uma animação e todos pararem e Rikku ficar morrendo de medo e pedir para passarem um tempo na casa. Entre nela (ponto verde) e todos param para descansar. Aqui você pode salvar o game se quiser, e descansar, comprar armas e itens com a mulher no balcão. Há outro painel azul aqui, com a mesma coisa de antes mais dois novos inimigos:
-Chimera: Esse é forte e com bastante HP. Use o Power break de Auron para não sofrer tanto dano. O dark buster de Wakka também é bom. Use também Magic break de Auron para se defender melhor do Aqua Breath. Kimahri pode aprender esse ataque usando Lancet. Com Lulu use magias blizzard ou thunder, e cuidado com seus ataques, principalmente megido flame. Cure sempre que necessário e ataque-o até matar.
-Xiphos: Esse não tem nada de mais, não tem muito HP e não é tão forte. Araque-o com Auron, Wakka, Tidus e Kimahri, usando Power break e dark buster se quiser.
Fale com seu grupo se quiser. Fale com Rikku e Rin aparecerá. Fale com ele e quando ele perguntar como vão seus estudos na língua Al Bhed responda que vão bem (Yes). Daí ele vai perguntar se aquele moço é Auron. Responda a verdade ou minta. Se falar a verdade Auron vai gostar mais de você. Mas de qualquer forma se você respondeu a primeira opção na primeira pergunta ele te dará o Al Bhed primer vol. XIV. Se você respondeu a segunda opção vai perder o Al Bhed primer, mas você poderá recuperá-lo mais à frente. Se falar com Rin de novo ele venderá itens. Quando tiver falado tudo com ele vá para os fundos (ponto verde). Veja a cena de Tidus entrando bruscamente no quarto de Yuna e gaguejando depois. Yuna estava vendo a gravação de Lord Jyscal. Quando Yuna sair Wakka aparecerá e dará uma lição em Tidus. Todos irão dormir. No dia seguinte fale com Rikku para ver se ela já não tem mais medo. No final ela acaba concordando em sair.
Saia da agência e abra o baú ao seu lado para obter um ether. Desviando de muitos raios você consegue mais itens aqui. Mas siga meu conselho e não se estresse com isso agora. No chão dessa tela procure por um yellow shield (está bem no meio do caminho). Continue seu caminho, seguindo a seta vermelha. Na próxima tela ande e siga para a direita, procurando por um baú com uma X-Potion. Continue em frente até encontrar uma save sphere. Salve, se quiser.
Continue em frente, até ocorrer uma animação na qual Yuna de repente declara que quer se casar. Suas razões são o futuro e bem-estar de Spira...Depois da animação continue em frente e siga para a direita, desviando do caminho. Procure aqui por um baú com 2000 gil. Agora siga a seta vermelha para sair de Thunder Plains.

MACALANIA WOODS

Agora você está em uma floresta cristalizada. Vá até Auron na sua frente e assista a conversa. Ande para a frente e assista à outra conversa. Aqui há uma save sphere se quiser. Siga primeiro ao caminho da direita, fale com as pessoas e suba (não poderá pegar o outro caminho agora). Continue seguindo acima até (já ocorrerão batalhas a partir de agora, mas nada de mais). Na segunda curva procure no lado da árvore um baú contendo um Sleepy Cait Sith (está escondido, fique apertando X para achar). No final pegue o baú com 2000 gil, e saia da tela (ponto verde).
Na próxima tela continue seguindo pelo caminho e observe os arbustos do lado direito, para achar um baú com três phoenix down. Ande até ocorrer uma cena, em que Barthello está correndo desesperado por Dona. Após a cena continue seu caminho até que um misterioso “ser” apareça. Aqui você pode tocar na borboleta para fazer um minigame insuportável. Assim como os trovões de Thunder Plains, deixe isso pro final. É chato e difícil. Confira tudo na nossa seção de extras. Se tiver mesmo com vontade, o minigame consiste em pegar todas as borboletas azuis no caminho, antes do tempo acabar. Mas o tempo é curto e as borboletas vermelhas fazem aparecer batalhas, fazendo desse minigame uma coisa chata e estressante. Faça isso depois, para seu próprio bem. Além do mais você só irá liberar um item agora, os outros só depois.
Siga para a próxima tela e olhe atrás da árvore para encontrar um baú contendo um Remedy. Siga a seta vermelha até a próxima tela.
Aqui tem mais uma save sphere e O’Aka, se quiser comprar algo. Ao lado dele há uma entrada, procure aqui pelo Al Bhed primer vol. XV, que está escondido. Ande em frente e assita a animação. No novo local siga em frente, assista a cena e mais uma batalha de chefe ocorrerá:
Spherimorph
HP: 12 000
Força: Média até baixa, não tem ataques muito ameaçadores exceto talvez seu Press
Defesa: Forte contra ataques físicos, baixa se usar o elemento mágico certo
Precisão: Média, às vezes erra seu ataque normal
Evasiva: Nula ou bem fraca, nunca dei miss
Velocidade: Média, mas contra-ataca sempre
Ataques: Ataque normal (físico, pouco dano), ataque mágico (que depende de qual magia você o atingiu), press (dano em todos os grupos, tome cuidado com esse), Elemental shift (troca de elemtnos mágicos que ele faz, depois de ser acertado por um elemento)
Esse chefe funciona da seguinte maneira: ele usará um elemento mágico, e quando você atacá-lo com outro, esse vai ser seu novo elemento que ele usará para contra-atacá-lo. O segredo então é usar o null spell de Yuna correspondente ao atual elemento dele para não sofrer danos, e então usar magias de Lulu do elemento oposto para causar alto dano. Quando ele mudar de elemento use o elemento oposto com Lulu e o null speel de Yuna. Lulu vai ser a mais usada, ataques físicos não causam muitos danos. Só tome cuidado com seu ataque Press, que tira certo dano a todos do grupo, cure quando necessário, e se tiver com algum Aeon com Overdrive cheio ou com o overdrive de Yuna, use-o, desde que seja do elemento oposto ao que o chefe está (se ele está com blizzard, Ifrit causará grande dano, se estiver com Water, Ixion é muito bom). Com o overdrive do Aeon você já tirará bastante dano, daí é só usar bem as magias de Lulu e se proteger com null spells.
Após a batalha assista a cena e receba uma Jetch Sphere. Com ela Auron aprenderá um novo Overdrive. Encontrando mais destas você libera mais ovedrives para Auron. Encontre todos para liberar seu último overdrive. Depois da animação ande até Auron, e outra cena ocorrerá. Saia do local e siga a seta vermelha.

LAKE MACALANIA

Aqui fale com o rapaz ao lado do chocobo, e responda a segunda opção (Chocobo Breeder) para deixá-lo feliz. Assim você ganhará um item mais tarde no game. Caso tenha respondido a primeira opção não se preocupe. Note que o infeliz está bloqueando um baú, e Tidus não consegue pedir licença. Volte pra cá mais tarde no jogo que você poderá abri-lo. O’ Aka também está aqui de novo. Compre algo se quiser, mas fique avisado que ele aumentou muito os preços. Compre algo se quiser dentro da agência, com a pessoa do balcão. Aqui também há uma save sphere. Fale com seu grupo aqui se desejar, e confira mais um painel azul se quiser, mas não há nenhuma informação nova.
Saia da agência e pegue o Al Bhed primer vol. XVI no chão logo após. Continue seu caminho, enfrentando os fiends que aparecem (fáceis). Rapidamente quando você anda fora da agência uma cena ocorrerá. É Tromell Guado que aparece novamente, pegando Yuna para falar com Seymour. O resto do grupo deve esperar, seguindo a tradição Guado... Até que alguns Al bhed aparecem e todos vão atrás. Siga a seta vermelha, assista a cena e você terá que lutar com outro chefe:
Crawler
HP: 16 000, 1 000 (Negator)
Força: Alta (assault causa um dano bom e mana beam é perigoso)
Defesa: Média (thunder causa bom dano)
Velocidade: Média, não muito rápido
Precisão: Média, erra alguns golpes
Evasiva: Nula ou bem fraca, nunca dei miss
Ataques: Gatling Gun (dano múltiplo em todos os aliados, tome cuidado), Mana Beam (dano altíssimo a todos os grupos, fuja desse), assault (dano em um personagem com dano médio, tome um pouco de cuidado)
Primeiramente acabe com o objeto voador (negator), ou com ataques de Wakka ou com itens de Rikku. Ele bloqueia o uso de magias, então acabe com ele o mais rápido possível. Destruindo-o você pode usar magias e aeons. Quando destruí-lo coloque Lulu, e use magias Thundara (elemento no qual o chefe é fraco), usando Haste com Tidus nela para causar mais danos. A partir daí use ataques de Auron, Kimahri, Rikku (o item Electro’s marble causa bom dano), usando Yuna para cura caso necessário. Note que ele está preparando o Mana Beam. O Negator também vai voltar depois de alguns turnos. Se ele aparecer perto do Mana Beam ser usado, mate-o rapidamente para poder se proteger com algum Aeon (use itens de Rikku, como poison fang e electro marble, já que Wakka não o matará com apenas 1 ataque). Quando faltar um turno para Crawler usar o Mana Beam, invoque algum Aeon (recomendo Ixion) e use shield para amenizar o dano. Com Ixion você pode causar altos danos com Thundara. Se ele for usar Mana Beam novamente, use shield de novo. Você pode curar seu aeon usando o elemento dele, caso o HP esteja baixo (no caso de Ixion, Thundara), daí só continue atacando com seu aeon até crawler morrer, ou use o overdrive se ele carregar.
Após a luta assista a cena e no controle de Tidus pegue o baú na sua frente para uma mega-potion. Entre no local indicado pela seta vermelha, ou se quiser volte pelo caminho que você veio montado no snow rider se quiser batalhar mais e pegar alguns itens. Mas não é necessário, pode ir direto para dentro.
Na próxima tela continue pelo caminho de gelo até chegar ao templo (fale com o primeiro Al Bhed que você cruzar para ele te dar 400 gil), lá seu grupo vai conversar com o guarda e poderão entrar. Entre também (ponto verde), aqui há uma save sphere caso precise. Fale com Tromell Guado ao lado da save sphere para ele te dar uma Shell targe. Ande e veja a cena da mulher avisando da sphere de Jyscal nas coisas de Yuna. Siga para a sala da direita (ponto verde) e veja a sphere (aquela que eu disse que tinha um conteúdo revelador). Assista tudo e veja o pedido de Jyscal, depois de ter sido morto por seu própiro filho. Você deve impedir a ambição e crueldade de Seymour. Agora você percebe que o grande mestre super gentil e educado não é tão bonzinho assim... Logo após a cena abra o baú na mesma sala para receber 2 remedy, e fale com uma das pessoas ali, que te dará 2 hi-potions. Saia da sala e perceba O’ Aka novamente aparecendo, fale com ele se quiser comprar algo (ele mantém os preços ridículos da agência, não compre). Salve seu game aqui, porque em instantes você travará uma batalha não muito fácil, por isso se garanta aqui. Perceba um baú à esquerda nesse salão, abra-o para 5000 gil. Entre na sala à esquerda (outro ponto verde). Fale com as duas pessoas sentadas ao chão. Elas te darão uma um Elixir e a outra um Ether. Abra o baú na sala para 3 phoenix downs.
Agora saia e siga para a sala central (ponto verde). Veja a cena e siga em frente. Outra cena ocorrerá e agora a sua primeira grande batalha se iniciará:
Seymour
HP: 6 000, 2 000 (guardas), 18 000 (Anima)
Força: Forte, suas magias tiram um alto dano
Defesa: Média, tem boa resistência
Velocidade: Média
Evasiva: Total ou muito alta
Precisão: Total
Ataques: magias level 2 (thundara, fira, blizzara e watera, alto dano)
Não se engane pelo fraco HP, seymour é muito forte e será demorado para derrotá-lo. Muita gente morre aqui pela primeira vez no jogo. Antes de tudo acabe com os guardas, que usam auto-potion quando são atacados, curando a eles e Seymour. Por isso você deve matá-los com dano superior a 2000 para acabar com eles sem se curarem. Isso será um tanto quanto impossível no momento, pois seus personagens não estão tão fortes. Por isso a melhor solução é usar o steal de Rikku para fazê-los parar de usar hi-potions. Assim você pode atacá-los até morrerem. Recomendo magais level 2 de Lulu e ataques de Auron, mas eles estão em protect. Você até pode conseguir matá-los sem steal, mas para isso Lulu terá que acertá-los com alguma magia level 2, e mais outra, torcendo para que eles morram antes de usar uma outra hi-potion. Usando o steal de Rikku é mais fácil. Acabando com os guardas, parta para cima de Seymour. Use o comando Talk (trigger command) que aparecerá para Tidus, Yuna e Wakka, fazendo isso os stats dos três aumentarão bastante. Faça isso que será muito útil. Não use Lulu para atacá-lo, já que não causará muito dano devido ao Shell de Seymour, prefira Tidus (que se você usou o talk estará bem mais forte), Auron e Wakka. Use Magic Break de Auron para diminuir o alto dano das magias de Seymour, ou Shell de Yuna (essa maneira é a pior, mais lenta). Mas existe uma forma muito melhor: note que ele solta magias de gelo, trovão, água e fogo, nessa ordem. O segredo é usar o null-spell específico à magia que ele vai soltar no próximo turno, fazendo com que ninguém sofra dano. Fazendo isso você pode sair dessa batalha sem sofrer um arranhão. Continue-o atacando com Tidus, Auron e Wakka até ele invocar seu poderoso Aeon, Anima. Note que ele é muito forte para seu grupo, então invoque o novo Aeon de Yuna, ???? (que é na verdade a dama de gelo que quem já jogou FFs anteriores conhece muito bem). Invoque-a e ataque Anima com Blizzara, ou se quiser Heavenly Strike e ataques normais. Continue atacando-o usando Blizzara para se curar se necessário, até sua barra de Overdrive encher. Com isso use o overdrive Diamond Dust para desferir massivo dano em Anima, para acabar com ela. Se Anima chegar a carregar seu Overdrive, use Shield para tentar sobreviver, mas provavelmente você não vai conseguir e ela nem chegará a carregar o overdrive...Matando Anima Seymour voltará com os mesmos 6000 de HP iniciais...e note que ele está bem mais forte, suas magias estão muito poderosas e atingem 2 por vez. Use definitivamente aqui o truque dos null spells para não morrer, ou no mínimo use o Magic break de Auron, pois sem proteção você não resistirá às poderosas magias. Continue-o atacando com Tidus, Auron e usando os null spells de Yuna (ou Magic break de Auron), curando com ela ou revivendo caso aconteça. Em pouco tempo você o derrotará. Mas não pense que acabou, ele voltará mais vezes para tentar acabar com o seu grupo e o mundo...
Após a batalha renomeie Shiva se quiser, ou deixe-a com seu clássico nome. Veja a cena e salve na save sphere da sala se quiser, e vá para a porta de onde você veio. Volte pelo caminho e de repente o trajeto some e você terá mais um cloister of trials para desvendar:
Cloister of Trials-Macalania Temple
-Desça pelo único caminho disponível, não retire a Macalania Sphere da abertura, e empurre o pedestal para a direita.
-Agora empurre-o para a frente (em direção à outra abertura com uma macalania sphere), revelando uma nova passagem.
-Agora pegue a Glyph Sphere que está no pedestal ligado a uma coluna no andar de cima, e insira-a na abertura no canto esquerdo do andar de baixo para elevar uma plataforma.
-Volte para o andar de cima, e pise no símbolo no chão à esquerda para fazer o pedestal voltar.
-Empurre-o de novo para a direita, e coloque a macalania sphere do canto direito (que ativa o gelo onde está o pedestal) ou a outra macalania sphere do canto esquerdo (da plataforma que você elevou) no pedestal. Com alguma delas no pedestal, empurre-o novamente para frente, fazendo-o descer para o andar de baixo.
-No andar de baixo empurre o pedestal para a direita para ele se juntar à coluna e revelar uma plataforma.
-Pegue outra macalania Sphere no andar de cima (ou na direita ou na esquerda) e coloque-a no pedestal unido com a coluna no andar de baixo, à esquerda; para revelar outra plataforma.
-Agora volte e tire a macalania Sphere da abertura que ativa o andar de baixo, e coloque-a no pedestal daonde você tirou a glyph sphere.
-Pronto, agora suba e antes de atravessar o caminho, pise no símbolo que surgiu logo ali. Empurre o pedestal que surgiu e lá em baixo pise no símbolo no chão à esquerda para fazer o pedestal descer.
-Pegue a macalania sphere do pedestal unido à coluna e coloque-a na abertura que libera o andar de baixo.
-No andar de baixo retire a macalania sphere do pedestal unido à coluna, e coloque-a na abertura à direita do andar de cima (que ativa o gelo).
-Agora empurre o pedestal para a direita, e para a frente para novamente fazê-lo descer.
-Vá para o andar de baixo, pegue a destruction sphere e insira-a na abertura ao lado da abertura que você inseriu a glyph sphere, à esquerda (é a única que você ainda não usou).
-Assim o tesouro é revelado, abra o baú para receber uma luck sphere.
-Com o tesouro revelado, agora você deve fazer as plataformas surgirem novamente. Pegue a Macalnia sphere na abertura à direita, no andar de cima (que ativa o gelo) e coloque-a no pedestal no andar de baixo que está unido à coluna, à esquerda, para revelar uma plataforma.
-No andar de cima pegue a Macalania Sphere na abertura que ativa o andar de baixo, e coloque-a na que ativa o gelo.
-Pise no símbolo do andar mais acima (que você pisou para ativar uma destruction sphere), e empurre o pedestal que apareceu para baixo.
-Pise no símbolo do andar abaixo para que o pedestal desça, empurre-o para a direita e retire a macalania sphere da abertura que ativava o gelo e coloque-a na abertura que ativa o andar de baixo.
-Empurre o pedestal para a frente, e lá embaixo empurre-o para a direita, unindo-o com a coluna revelando uma plataforma.
-Agora pegue a Macalania Sphere que ativava o andar de baixo e coloque-a no pedestal unido à coluna deste andar.
-Pronto. Agora suba e atravesse as plataformas que surgiram. Sem Aeon dessa vez (você acabou de ganhar Shiva também...).
Se encontre com seu grupo e observe os guados idiotas que insistem que Seymour é um grande mestre bonzinho. Eles vão te perseguir.
Lá fora compre algum item se quiser de O’ Aka e salve se preferir na save sphere. Agora corra, vão vir uns guados otários atrás de você... não dá pra fugir, eles são mais rápidos que você e te alcançarão. Quando o primeiro te alcançar uma batalha se iniciará, e o guado invocará alguns fiends contra você. Mate os fiends e o guado. Ele usará novamente auto-potion, então use steal de Rikku para ele não se curar mais, ou use uma magia level 2 de Lulu para acertá-lo, o que provavelmente vai matá-lo na hora. Um critical hit de Auron também pode matá-lo, se tiver sorte. Caso prefira de um jeito mais calmo use mesmo o steal de Rikku. Após a primeira batalha mais guado irão te perseguir, e se chegarem perto terá de batalhar mais. Saia dessa tela pela seta vermelha para pararem as batalahs contra guados. Na próxima tela siga ou pelo caminho da esquerda ou o da direita, mais estreito, batalhando contra os fiends que aparecerem. Se for pelo caminho estreito no final há um baú com uma lv 1. key sphere. Se foi pelo outro caminho só suba pela ponte de gelo e pegue o baú. Saia da tela (não se esqueça de salvar na save sphere) e veja a cena. Você enfrentará mais um chefe.
Wendigo
HP: 18 000
Força: Alta (principalmente com o berserk)
Defesa: Média (alta depois de protect e Shell)
Velocidade: Média, não muito rápido
Precisão: Média, erra um bocado de ataques (erra tudo com dark buster)
Evasiva: Nula ou bem fraca, nunca dei miss
Ataques: Um único ataque físico com alto dano após berserk
Esse aqui vai ser bem simples, principalmente depois de Seymour. Antes de qualquer coisa mate os dois guados, ou com steal de rikku para pararem de usar auto-potions ou com uma magia direta de Lulu (ou quem sabe um ataque físico direto de alguém). Eles vão deixar o chefe em berserk e quando morrerem um vai lançar protect e o outro Shell no chefe. Ele estando em berserk seus ataques vão ser bem fortes, por isso tenha Yuna no grupo para curar e reviver sempre. Mas nem precisa disso, use o dark buster de Wakka a cada turno e ele não vai acertar nenhum ataque. Continue-o acertando com ataques de Auron, Tidus, Wakka ou Kimahri e magias de Lulu, até ele morrer. Overdrives são bem vindos.
Após a luta Wendigo fará todos cair para um local submerso. Ande por aqui falando com todos de seu grupo, até chegar a Rikku para assistir uma cena. Depois ande de novo e fale com o grupo novamente, depois com Auron no fundo. Assista a cena e volte para outra cena. Você vai parar em um deserto, sozinho.

SANUBIA DESERT

Nade e saia da água. Veja a cena (perceba o baú na água) e volte pra água para abrir o baú com 4 remedy. Salve na save sphere e siga a seta vermelha. Na primeira batalha que aparecer, ataque com Tidus até que Auron apareça. Logo após Lulu vem. Use os três até o bicho morrer, se curando com potions. Quando matá-lo veja a cena, e continue em frente. Ande um pouco e veja Wakka numa cabana. Abra o baú lá para receber um kit com 8 Al Bhed potions (se você esqueceu de pegar o Al Bhed primer vol. III, ele está aqui dentro da cabana). Há um painel azul aqui, com mais fiend info:
-Cactuar: Ele tem uma evasiva muito alta, e foge quando o HP estiver baixo, por isso use slowga nele e Haste nos personganes para ter bastante turnos para eliminá-lo, antes que ele fuja. Tente usar Aim de Wakka, que aumenta a precisão de seus personagens. Tente magias de Lulu também
-Zu: é a ave que você enfrentou a pouco. Use dark buster de Wakka para evitar seus ataques, e slowga e Haste com Tidus. Acerte-o com ataques e magias até ele morrer. Quando estiver no chão é mais fácil de acertá-lo.
Siga a seta vermelha, e na próxima tela vire à direita para encontrar Kimahri. Veja a cena e volte pelo caminho da esquerda. Siga em frente até chegar a uma cavana. Aqui estará Rikku. Veja a cena e salve na save sphere aqui se quiser, e abra o baú da direita para 2 ethers. O outro colorido tem mais 8 Al Bhed potions. Siga em frente, e na primeira luta com machinas, Rikku fala que vai cuidar delas. Use o comando steal para destruí-las na hora. Faça sempre isso. Continue em frente, até ver uma bifurcação (siga para a esquerda), e abra o baú para 4 hi-potions. Aqui vai aparecer o Al Bhed primer vol XIV, se esqueceu de pegar (no alto da areia). Continue pela direita agora, até a próxima tela. Aqui a área é espaçosa, siga em frente até um ponto branco no mapa, onde tem um baú. Abra-o para 4 hi-potions.
Obs: Aqui você pode encontrar um bicho chatíssimo de 45 000 HP, que é demorado para matar. Use steal e torça para que venha uma shadow gem. Com esse item você pode tirar 9999 de dano, o que vai facilitar sua vida. Uma outra maneira muito mais fácil é o segundo overdirve de Auron, que joga o inimigo para fora da batalha.
Agora siga para a esquerda para outro ponto branco no mapa. São umas rochas. Vá para trás delas para abrir um baú com 2 hi-potions. Continue à esquerda até o fim, seguindo até a ponta do mapa (perto da cerca) para encontrar um baú com 2 mega-potions. Agora vá para a direita, seguindo para cima até a save sphere (salve se quiser). Aqui note a placa. Atrás dela há mais um baú azul com 8 al bhed potions. Agora siga pelo caminho da esquerda. Vá para a estrutura meio aberta na sua frente e entre para abrir os 2 baús: um com 10 000 gil e o outro com uma lv. 2 key sphere. Na outra estrutura à frente tem o Al Bhed primer vol. XVII. Tem outro baú no cantinho mais acima à esquerda com um Elixir. Siga pela entrada que há aqui para ir à próxima tela, ou use a entrada na frente da save sphere lá atrás. Bem seja qual for o caminho que tomou siga em frente. Se pegou o caminho da esquerda antes volte tudo, pois na tela abaixo há no chão o Al Bhed primer vol. XVIII. Se tomou o outro caminho só siga em frente pra pegar o Al Bhed primer. Na outra tela siga em frente até ver uma entrada à esquerda, siga por ela e pegue o baú entre as pedras para duas hi-potion. À esquerda deste no buraco tem um baú com uma Mercury crest. Na frente há outro redemoinho, com um baú perto. Ele vai cair lá dentro. Vá lá, enfrente o bicho para poder abri-lo. Ele não tem nada de mais. Só tome cuidado com seu ataque que deixa o personagem confuso. Nesse caso use alguém com ataque fraco (lulu ou rikku) e acerte-o para ele voltar ao normal. Note que ele também é imune a sleep. Use sleep attack ou sleeping powder e acerte-o com vários Fira. Após a batalha abra o baú para 3 megalixir (item valioso que cura o HP e MP de todos do grupo, não desperdice). Agora siga para a esquerda, e pegue o baú aqui com 2 X-Potions. Siga em frente agora, e no buraco mais à frente enfrente mais uma vez aquele fiend, usando sleep attacks para ser mais rápido. Acabe a luta, siga em frente e veja a animação. Você chegará ao lar dos Al Bhed, que estão em guerra

AL BHED HOME

Obs importante: Pegue todos os Al Bhed primers aqui, pois esse é o único lugar que você não pode retornar depois, ou seja, se perdeu algum Al Bhed primer aqui, é irrecuperável. Preste atenção no detonado e não deixe passar nenhum.
Veja as cenas e Al Bheds lutando e morrendo, e no comando de Tidus examine o corpo do Al Bhed mais próximo para 2 hi-potions. Procure pelo Al Bhed primer vol XIX nessa tela à direita. Agora pode seguir em frente, entrando pela porta. Ande até onde está o seu grupo e batalhe contra os fiends e o guado ali. Após a batalha ande na direção que foi seu grupo (ponto verde). Veja a cena e batalhe mais uma vez. Após essa batalha siga em frente e pegue o caminho onde tem uma save sphere. Salve aqui se quiser, mas não entre na sala ao lado, se não você não poderá voltar e perderá itens. Volte e pegue o caminho da direita. No final daqui pegue o Al Bhed primer vol XXI perto da parede. Entre na porta ao lado (ponto verde). Entre em mais uma batalha e depois tente abrir o baú azul aqui. Você deve digitar uma senha. Mas as dicas estão em Al Bhed...Se você pegou todos os Al Bhed primers até agora, não vai ter muitos problemas em entender. Bem, o primeiro dígito é dito que é 4+1=5. O segundo, 7-1=6. O terceiro, 3X1=3. O quarto e último, 2+1=3. No total, o dígito vai ser 5633. Digitando a senha você vai poder abrir o baú que contém uma special sphere. O baú ao lado precisa de um série de perguntas para ser aberto, em Al Bhed. A primeira pergunta é se você é Al Bhed, responda a terceira opção (Yes). A segunda pergunta é qual o nome do filho do líder Al Bhed (Cid). A resposta é Brother, quarta opção. Depois ele pergunta em que ilha se localiza o lar dos Al Bhed. Responda Bikanel Island (segunda opção). A última pergunta é como se escreve Al Bhed em Al Bhed (primeira opção). Respondendo todas corretamente você ganha uma skill sphere. Saia da sala, e tome o caminho do meio. Aqui é um lugar sem saída, mas contém um baú com 6 al bhed potions. Volte e agora suba as escadas que você desceu, entrando na porta à direita (ponto verde). No pé das escadas há um baú com 4 al bhed potions. Entre na sala, e batalhe com os inimigos. Depois vá ao baú da esquerda, que pergunta em Al Bhed o que ele contém. Escolha entre essas opções: Bomb, Elixir, Hi-Potion, Mega-Potion, Soft, Chimera, Potion, remedy ou Evil eye. Escolhendo Bomb, Evil Eye ou Chimera você batalhará com eles. O melhor aqui a escolher é um Elixir ou Mega-Potion. Agora vá ao outro baú e você terá que dizer as palavras em Al Bhed. A primeira é sorry, oitava opção (última da segunda coluna). Depois é wait, sexta opção (segunda da última coluna). A outra é pardon, quinta opção (segunda da segunda coluna). Você ganhará uma friend sphere. Agora pegue o Al Bhed primer vol. XX que está no chão próximo a esse baú.
Agora vá para a porta ao lado da save sphere. Certifique-se que pegou os três Al Bhed primer do lugar, se pegou todos pode prosseguir. Na próxima sala ande até seu grupo e veja mais uma cena. Após a cena batalhe mais uma vez, desça as escadas até seu grupo e veja outra cena. Observe o toque de emoção dessa cena e “To Zanarkand” é tocada de novo. Ao som da bela música e do desespero de todos desça as escadas, e vá pela esquerda atrás dela. Há um baú aqui contendo uma lv. 4 key sphere. Há outro baú à direita ao lado da porta contendo uma lv. 2 key sphere. Agora entre na porta (ponto verde). Na outra sala assista a cena, com Dona e Issaru querendo enviar os mortos que os ajudaram. Logo após Rikku abre o coração e fala uma revelação bombástica, que surpreende Tidus. Yuna iria até Zanarkand, obter o Final Aeon, derrotar Sin, e.... é o destino que todo summoner tem ao querer salvar Spira de Sin. Tidus não se conforma, e todos dizem que tentaram pará-la. Acompanhe o resto da cena, e reveja aquela cena tosca que você viu um tempo atrás. Ainda bem que cortaram o som dos “risos”. Controlando Tidus pegue o baú nessa tela com 10 000 gil, à esquerda. Agora siga para o ponto verde, e na próxima tela suba as escadas. Veja outra cena, e uma bonita CG do airship saindo de Home, que é destruída para sempre... No comando de Tidus, se você está jogando blitzball e está interessado, aproveite e contrate dois ótimos jogadores aqui: o próprio Wakka e o al bhed Brother. Fale com seu grupo e Cid aqui (tem uma save sphere aqui também), e siga para trás do airship (ponto verde). Na próxima tela tem um painel azul, com todos os tutoriais já vistos (sem fiend info). Atrás dele entre na porta, e vá para a sala no fim. Aqui estão os jogadores do Al Bhed psyches, que infelizmente não poderão ser contratados devido ao contrato deles. Aproveite para vir aqui quando o contrato deles acabar, pois são todos bons. Volte e fale com Isaaru e seus parceiros, e siga em frente. Na próxima sala você encontrará Rin, que venderá itens e armas se quiser comprar. Siga em frente e entre na porta à esquerda. Fale com Dona aqui. Ela pergunta o que você acha se ela cancelar sua peregrinação. Responda a primeira opção, pra parar de ver essa chata querendo derrotar Sin. Siga na porta à frente e fale com os Al Bhed nessa sala. Volte e continue em frente. Salve aqui se quiser e volte o caminho até a cabine, para ver uma cena. Fale com o pessoal e depois Brother. Ele diz ter encontrado Yuna. Ela está já pronta para casar com Seymour, provavelmente à força. O grupo decide ir até lá e impedir tudo. Fale com Auron e Rikku para outra cena. Fale com Wakka e Lulu, se quiser, e siga em frente para que um estrondo aconteça. Rin diz que os guados estão atacando.

Continue em frente até a parte mais larga da airship, e ande até a janela para ver outra cena que mostra o monstro Evrae. Você lutará com ele daqui a pouco, por isso salve o jogo aqui agora. Fale com os Al Bheds logo ali na janela para 4 al bhed potions. Agora siga em frente até o elevador (Rin estará aqui para vender de novo), suba apertando X (ou O na versão internacional), entre pela porta e mais uma batalha de chefe começa
Evrae
HP: 32 000
Força: Alta, principalmente em sua fase final
Defesa: Média, você pode tirar bom dano com os personagens e ataques de Cid. Ele é resistente contra magias.
Velocidade: Média, não muito lento (apesar que ele usa haste nele)
Precisão: Alta (apesar de dark buster funcionar)
Evasiva: Nula ou muito baixa
Ataques: Ataque normal, photom spray (dano múltiplo em todos quando estiver longe da airship (não muito forte), poison breath (ataque destruidor que tira grande dano em todos e ainda deixa em poison), Swooping Scythe (ataque mais forte), haste (aumenta a velocidade co chefe), stone gaze (causa petrificação, mas muito raramente usado)
Esse aqui é complicado, foi nele que morri a primeira vez no jogo. Vai ser uma batalha um pouco difícil. No começo use ataques de Auron e Kimahri, enquanto ele ainda está perto. Se quiser use o Haste de Tidus nos personagens e slow no chefe. Aproveite para acertar alguns ataques nele com Auron e Kimahri, e use o trigger command de Tidus ou Rikku (pull back) para fazer Cid retornar a airship. Agora você estará longe, e somente Wakka e Lulu podem atacar. Ataque com eles, usando haste com Tidus e curando caso precise. A razão de você ter movido a airship é para Cid acertá-lo com seus mísseis, causando um bom dano. Continue atacando com Wakka e Lulu, e quando os mísseis dele acabarem use o trigger command com Tidus ou Rikku (move in) para retornar pra frente e poder usar ataques mais fortes de Auron, Tidus, Wakka e Kimahri, ou itens de Rikku. Use haste em todos, pois o chefe usará Haste nele mesmo, então use em você para equilibrar. Aqui ataque-o com ataques físicos, curando se necessário. Dark Buster de Wakka funciona bem. Para se proteger use o Power break e Magic break de Auron. Agora, tome muito cuidado com o poison breath dele, que é a razão dessa batalha ser complicada. Esse ataque tira um grande dano a todos e ainda deixa em poison, isso pode acabar com você. Para se defender uma boa é usar Al Bhed potions de Rikku, que curam 1000 HP de todos e tira poison. Vai ser bastante útil isso. Mesmo usando Al Bhed potions, utilize outra dessas ou uma mega-potion para manter seu HP alto, defendendo-se do próximo Poison Breath. Continue atacando e curando-se do poison breath com Rikku, até ele morrer. Se as coisas apertarem tente se defender recuando a airship novamente. Mas se curando com Al Bhed potions você conseguirá sair vivo.
Depois da árdua batalha veja as cenas e siga andando batalhando contra os guardas que aparecerem. O bicho-máquina pode ser atacado pelo Lancet de Kimahri para ele aprender o overdrive Thrust Kick. Batalhe com todos que vierem até acontecer mais uma cena, em que seu grupo é barrado e o casamento acontece. Seymour tenta beijar Yuna, que aceita à força. É a primeira cena de beijo de algum FF. Após o casamento e o beijo Yuna fala que se matará se os guardas não deixarem seu grupo ir embora. Então Yuna se joga, mas invoca Valefor, que a segura. Então veja as outras cenas e Yuna fugindo, no comando de Tidus desça todas as escadas circulares, até seu grupo aparecer e abrir a porta. Entre por ela e na próxima tela desça as escadas até seu grupo. Quando eles saírem pegue o Al Bhed primer vol. XXII no chão. Então siga em frente, salve se quiser na save sphere aqui e entre no cloister of trials de Bevelle
Cloister of Trials-Bevelle Temple
-Siga em frente e empurre o pedestal. Então acompanhe a plataforma até o fim, e aperte X (ou O na versão internacional), para seguir o caminho.
-Agora você andará com a plataforma, espere o primeiro símbolo passar e quando o segundo símbolo passar aparte X (ou O) quando a seta apontar para a esquerda. É um pouco difícil apertar na hora certa, mas se não cosnseguir espere a plataforma andar até o fim, volte e tente de novo.
-Pegue a Bevelle Sphere da parede e insira-a no pedestal.
-Agora empurre o pedestal, e com a plataforma volte, ou caindo no final ou apertando X (ou O) quando passar pelo próximo símbolo e a seta apontar para trás.
-Quando passar pelo símbolo de novo escolha agora o caminho da direita. Pegue uma das Bevelle Sphere do pedestal e insira-a na parede.
-Empurre o pedestal para a esquerda e volte à plataforma, Agora volte, ou caindo ou pelo símbolo, e passe pelo primeiro símbolo (que você ainda não escolheu), escolhendo o caminho da direita.
-Descendo a plataforma, escolha a direção para frente no símbolo que aparecer. Desça tudo, pegue a Bevelle sphere na parede e coloque-a no pedestal
-Empurre novamente o pedestal e volte com a plataforma, e quando passar pelo símbolo escolha o outro caminho agora (para o lado).
-Com a plataforma ignore o primeiro símbolo, e escolha a direção para a direita no próximo símbolo. Pegue a glyph sphere na abertura da parede.
-Volte e vá para o local onde você pegou a Bevelle sphere (descendo com a plataforma). Coloque a glyph sphere aqui.
-Volte com a plataforma e vá pelo caminho do lado, escolhendo o caminho da direita no último símbolo.
-Aqui insira alguma Bevelle Sphere na abertura, para liberar o caminho. Empurre o pedestal de volta para andar com a plataforma.
-Quando cair escolha a direção para a direita no próximo símbolo, e pegue a glyph sphere que você deixou na abertura.
-Volte novamente para o caminho, e quando passar pelo símbolo escolha a direção para o lado.
-Vá ao último símbolo e escolha o caminho da direita. Insira a glyph sphere na abertura à frente, e pegue a destruction sphere.
-Volte empurrando o pedestal, caia e escolha o caminho para trás no símbolo, e escolha o caminho da direita no segundo símbolo.
-Insira a destruction sphere na abertura aqui para revelar uma segunda plataforma. Volte com a sua plataforma (empurrando o pedestal) e vá até o fim, para cair.
-Voltando escolha para frente, e pegue o primeiro símbolo à direita. Empurre seu pedestal novamente pelo outro caminho, seguindo com a nova plataforma para cima.
-Suba as escadas e abra o baú para uma HP sphere.
-Antes de seguir em frente, pegue uma Bevelle Sphere no pedestal e insira-a na abertura em frente. Então, pise no símbolo ao lado para fazer o pedestal surgir ali.
-Empurre o pedestal no novo caminho, pegue a plataforma e abra o baú para uma Knight Lance. Você só vai poder empurrar o pedestal se ele estiver com uma Bevelle Sphere, então você tinha que ter duas no pedestal quando subiu.
-Pegue o caminho da direita e encerre o cloister of trials.
Veja a cena e Tidus aparecerá na sala que Yuna está rezando para obter seu novo Aeon. Acompanhe o resto da cena e receba seu novo Aeon, o poderoso Bahamut (ou o nome que preferir). Esse vai ser seu grande trunfo, pois é o únco por enquanto capaz de superar os 9999 de dano, o que vai ser muito útil em batalhas difíceis. Se tiver com Yuna bem treinada ele tirará, no mínimo, uns 25 000 de dano com seu Overdrive. Você pode chegar até 40 000 caso treine bem Yuna. Bahamut vai ser realmente muito bom em batalhas, e não só seu overdrive é forte como ele também tem um ataque físico forte e boas magias level 3.
Depois de dar o nome à Bahamut você pode salvar o game se quiser. Após isso assista a cena em que Mika ouve de Yuna revelações sobre Seymour, para tirar os pensamentos de todos que Yuna é a traidora. Ela fala em frente a Mika e os representantes que Seymour é o verdadeiro traidor. Então Mika revela-se como um faith, e fala que Sin nunca poderá ser destruído totalmente, sempre renascerá após ser derrotado por um summoner. Após isso a cena volta para Tidus, que está preso numa jaula junto com Auron. Após a conversa você será jogado em Via Purifico como sentença, onde eles pensam que você irá morrer (haha!).

VIA PURIFICO

Na água veja a cena. Yuna é considerada traidora por “quebrar a ordem de Yevon”, devido a não ter se casado com Seymour e querer derrotar Sin a sua maneira. Seymour e Mika conversam, então você controlará Yuna (pela primeira e única vez). Salve o jogo na save sphere aqui.
Agora você deve seguir pela seta vermelha, enfrentando as batalhas aqui. O único jeito de ganhá-las é invocando Aeons mesmo. Se quiser pode fugir delas. Virando a primeira curva a esquerda e para baixo você sai num lugar com um baú e um símbolo. Toque no símbolo e abra o baú com um elixir. Volte e vire a primeira curva a direita para encontrar Lulu e um baú com uma Wht Mag Sphere. Confira também o símbolo na parede aqui. Agora as batalhas ficaram bem mais simples pro seu lado. Continue ao norte e vire no final à direita, voltando para o local onde você começou. Auron está lá, e agora as batalhas ficaram bem mais fáceis. Daqui siga à direita, ande até o final para encontrar Kimahri. Abra o baú aqui para uma mega-potion. Volte e siga a seta vermelha até chegar numa parte bloqueada. Siga à esquerda, abra o baú contendo uma Blk Mag Sphere, e pise no símbolo. Outro símbolo vai surgir em outro local. Desça aqui para voltar à sala incial onde você encontrou Auron, e siga para a esquerda, virando na primeira curva. Continue seguindo e pegue a plataforma aqui para ser levado a um local com dois baús contendo uma skill sphere e o outro um Lucid Ring. No entanto você só vai poder pisar nela se tiver acionado o símbolo. Saia daqui pegando a plataforma, salve por precaução (vem uma batalha daqui a pouco) e siga a seta vermelha até o fim, uma nova batalha começará:
Isaaru´s Aeons
Força: Variável de Aeon pra Aeon, normalmente alta, mas usando bem seus summons não terá grandes problemas
Defesa: Consideravelmente alta em cada Aeon
Velocidade: Variável de aeon pra aeon, mas normalmente parecida com a sua
Precisão: Média, alguns darão miss
Evasiva: Fraca, dificilmente você dará um miss
Ataques; Cada Aeon tem seus ataques e overdirves, que são os mesmos que os seus
Você agorá travará um duelo de Aeons com Isaaru, cada um invocando seus Aeons. O primeiro Aeon dele é Grothia (Ifrit), então invoque Shiva, que causará maior dano com seus ataques de gelo. Ataque-o com Blizzaras de Shiva, usando seu overdrive se carregar para altíssimo dano, e bloqueando com shield se o overdrive de Grothia carregar. Também se cure com Blizzara caso precise. Quando derrotar Grothia ele invocará Pterya (Valefor). Esse não tem fraquezas elementais, então escolha qualquer Aeon. Recomendo Bahamut, que é o seu mais forte. Com ele você causará grande dano com seus ataques, e mais ainda com seu overdrive. Use shield se precisar bloquear o overdrive de Pterya. Ele não deve durar muito diante da força de Bahamut. O dano que ele vai causar também vai ser ridículo diante da alta defesa do seu Bahamut. Agora Isaaru dará o troco e invocará o seu Bahamut (Spathi), e você não pode invocar o seu. Mas não tenha medo, invoque outro (recomendo shiva ou Ixion). Ataque Bahamut com ataques ou magias, curando com o elemento do seu Aeon (no caso de Ixion, Thundara, no caso de Shiva, Blizzara). Mas não será necessário, tudo que o inútil Spathi vai fazer e contar os turnos até o Overdrive, sem sequer te atacar. Espere a barra de Overdrive dele encher atacando-o, e quando estiver cheia use shield para não morrer. Depois do overdrive continue atacando-o, usando shield se eventualmente o overdirve dele carregar de novo. Será bem fácil. Depois de derrotar Spathi o confronto termina.
Após a fácil batalha você controlará Tidus. Salve na save sphere aqui se quiser, e veja no lado direito um baú flutuante. É bizarro, pois abrindo esse aqui você não cosnegue algum item, e sim compra alguns. Quando terminar de comprar o que quiser siga em frente nadando até a próxima save sphere, se quiser salvar novamente. As batalhas aqui serão fáceis, apenas ataque com Wakka e Tidus e o item Electro Marble de Rikku, que tirará bom dano. Depois de passar pela segunda save sphere enfrente mais uma vez Evrae, em uma versão largamente mais fácil:
Evrae Altana
HP: 16 384
Força: Fraca, se comparada com o outro que você enfrentou na ariship...
Defesa: Média, não muito resistente nem muito fraco
Velocidade: Média, não muito rápido
Precisão: Alta
Evasiva: Baixa
Ataques: photon spray (dano múltiplo em todos), stone gaze (transfroma em pedra um personagem)
No começo da batalha use o trigger command duas vezes para abrir os portões, e faça o mesmo no portão seguinte, dessa forma Evrae não poderá te atacar durante um turno. Mas fazendo isso você perderá dois itens e sofrerá com seu Photon Spray. Faça isso se quiser pular direto pra fora de Via Purifico. Independente se abriu os portões ou não, use haste em seus personagens e o ataque, curando se necessário (Al Bhed potions é bom). Continue atacando-o até ele morrer, usando overdrives. Ele usará Stone gaze em alguém, fazendo-o sair da batalha, mas não se preocupe com isso. Em pouco tempo ele morrerá. Há uma maneira mais fácil e trapaceira de vencê-lo: use duas Phoenix downs nele e ele morrerá em seu status de zumbi.
Se não abriu os portões, nade até a saída para pegar dois baús com uma Rematch e outro com uma Avenger. Saindo de Via Purifico assista a cena e você terá que batalhar mais uma vez com Seymour. Salve na save sphere, e compre algo de O’ Aka se quiser. Siga o caminho (haverão batalhas) até a outra save sphere, e enfrente Seymour:
Seymour Natus
HP: 36 000; 4 000, 2 000 e 1 000 (Mortibody)
Força: Média, se comparada a última vez que o enfrentou
Defesa: Média, não muito resistente e não muito fraco
Velocidade: Média, não muito lento
Precisão: Total ou bem alta
Evasiva: Nula ou bem fraca
Ataques: Multi-Blizzara (blizzara em múltiplos personagens), protect (diminui danos fisicos), Flare (alto dano mágico em um personagem), banish (explusa um aeon), Shattering Claw (ataque normal), Cura (cura), Break (petrifica)
Bem, não se assuste com sua quantidade de ataques, esse Seymour não é muito forte... note que ele tem um pequeno bichinho, que quando morre atinge Seymour. Em vez de atacar Seymour, ataque o mortybody, pois assim você estará indiretamente causando dano em Seymour e evitando contra-ataques dele. Recomendo ataques que atinjam os dois, como Overdrives, itens de Rikku e aeons (só use o overdrive do aeon, porque Seymour irá usar banish para expulsá-lo quando fizer sua primeira ação), pois assim você estará causando dano duplo em Seymour, pos está atingindo ele e o Mortibody. O HP do Mortybody começa em 4000, vai pra 2000 e depois vale apenas 1000. Continue atacando apenas ele. Os ataques dele não são grande coisa, só use um soft imediatamente depois que ele usar break em algum personagem, ou o Esuna de Yuna. Continue atacando Mortybody e atingindo Seymour, curando se necessário e usando soft depois do break. Use Hastega para ajudar. E também pode usar novamente o trigger command Talk para aumentar seus stats. Ele não vai durar muito, ataque Mortibody e cure-se quando precisar e ele logo sucumbirá. Não vai ser difícil.
Após a batalha fale com seu grupo e salve se quiser, siga em frente e para baixo depois. Tome um vácuo de Kimahri e fale com Yuna, para dar início a uma longa animação.
Yuna e Tidus vão conversar, e depois Tidus consola a triste Yuna na água, e eles tem um momento romântico...numa das mais belas e conhecidas cenas do jogo.
Após a linda CG Tidus e Yuna conversam mais, e voltam para o acampamento. No dia seguinte volte e pegue o baú que esqueceram lá, para uma Lucid Ring. Saia e siga à direita. Salve seu jogo aqui e siga a seta vermelha para adentrar nos vastos campos de Calm Lands...

CALM LANDS

Siga em frente e assista a animação. Depois siga para baixo e fale com o homem ali se quiser saber mais da história de Calm Lands (segunda opção). Continue descendo, até chegar à planície. Veja a cena e vá perto do carro que chegou (à esquerda) e compre aqui armas e itens se quiser. Agora ande pela vasta planície, siga pelo norte até um local circular (um círculo com uma bola no meio), bem no meio aqui você encontrará Belgemine novamente. E adivinhe, você terá mais um duelo:
Belgemine’s Shiva
HP: 15 000
Força: Média
Defesa: Média
Precisão: Alta
Evasiva: Fraca
Velocidade: Média
Ataques: os mesmos de sua Shiva, só que esta geralmente só usa ataque normal e o overdrive que agora é Heavenly Strike. Às vezes usa Blizzara.
Esse aqui será bem fácil, ela invocará Shiva, então a melhor alternativa pra você é invocar Ifrit. Apenas ataque Shiva, até sua barra de Overdrive carregar. Quando carregar use o Hell Fire pra tirar belos 9999 de Shiva. Use shield quando ela carregar o Overdrive dela, e cure-se quando seu HP estiver baixo com Fire. Fora isso continue atacando e usando mais uma vez seu overdrive se preciso. Será um duelo ridículo.
Após a batalha você ganhará 30 power sphere se vencer, e o Aeon’s Soul de qualquer maneira. Com o Aeon’ Soul você pode aumentar os atributos de seus Aeons, indo no menu Aeon, e depois em Atrubute. Aqui você pode aumentar um determinado atributo usando itens (sempre serão spheres). Não é muito útil, mas como spheres são bem fáceis de achar pode gastá-las aqui.
Depois da batalha siga em frente para ir à agência (ponto branco da save sphere). Aqui entre e uma cena ocorrerá, assista-a e depois você pode comprar itens e equipamentos no balcão, e salvar na save sphere. Note que você agora pode voltar a jogar blitzball novamente, se quiser. Fale com seu grupo aqui se quiser, e no canto à esquerda há outro painel azul, com mais informações de fiends:

-Coeurl: Ele usa bastante mágica, então Magic Break e silence attack são bons. Fora isso não é um inimigo difícil, apenas ataque ou use magias (exceto Thunder ou Blizzard).
-Marlboro: Esse é um inimigo clássico de FF, e como sempre usa o famoso bad breath, que inflinge uma porrada de status negativos na sua equipe. Tenha armaduras que protejam, ou receba o bad breath assim mesmo e tente se recuperar. Usar aeons também é bom, já que eles não sofrem por status negativos. Tome cuidado com o bad breath, cure se necessário e ataque-o até ele morrer, principalmente com magias fire. E você também pode aprender com o Lancet de Kimahri o overdrive Bad Breath.
-Bashura: esse é forte, então dark buster e Power break são bons aqui. Use magias fire e ataque, curando se necessário, e quando ele erguer os braços ataque só com magias, porque se for ataque físico ele contra-atacará.
-Ghost: ele usa doom, que mata um personagem depois de alguns turnos. Ele não é difícil, apenas ataque-o normalmente ou com magias thunder, e reviva se alguém morrer pelo doom (ou troque o personagem). Esse é simples.
Saia da agência, e vá atrás dela para achar um baú que contém uma level 2 key sphere. Daqui siga para o noroeste, e vá até o canto esquerdo para encontrar o Al Bhed primer vol. XXIII, bem no canto do desfiladeiro. Aliás, tome cuidado aqui porque nessa área estão os bichos mais fortes de Calm Lands.
Continue para o norte e fale com a mulher montada no chocobo e dizer se quer montar em um. Diga que sim (primeira opção) e depois responda que quer treinar um (primeira opção). Agora você deve jogar o minigame do chocobo. Simplesmente manobre ele para a esquerda e direita, para fazê-lo chegar até o fim. Conseguindo fazer isso em menos de 12.8 segundos, você ganha um chocobo para andar em Calm Lands, e mais um item como prêmio.
Se quiser uma maneira bem mais fácil e rápida, use o chocobo para cruzar Calm Lands. Mas eu recomendo ir andando mesmo para obter bastante ap.
Note que você pode participar de outros minigames, mas recomendo fazer isso depois, por serem um bocado difíceis (principalmente o último). Mas se quiser fazê-los agora, fique a vontade. Fazendo todos você ganha um item necessário para uma celestial weapon. Confira tudo na nossa seção de extras.

Com ou sem chocobo, continue a leste e desça na pequena entrada aqui. Uma mulher está bloqueando, por enquanto você não pode fazer nada, mas depois no jogo aqui fará parte da obtenção da celestial weapon de Tidus.

Continue seguindo à esquerda, passando por duas trincas e ao norte para outro desfiladeiro (onde há um chocobo e um “chifre” no meio), chegue perto da pessoa para ver uma animação. Volte, e siga para sudeste agora, em direção ao ponto verde que está no mapa. Mas não entre lá ainda, siga um pouco mais à direita (na sombra), bem no canto você encontrará um baú com 10 000 gil. Nota: se tiver com um chocobo, volte até o desfiladeiro incial (antes de descer à planície) e aperte X (ou O na versão internacional) na pena no canto direito para descobrir uma nova área. Como essa área tem um minigame importante e faz parte da obtenção de um aeon extra, confira-a na nossa seção de extras.
Pego o baú agora entre no ponto verde. Aqui é a Monster Arena, local muito importante e que representa a maior sidequest do jogo. Aqui você pode batalhar com qualquer monstro do jogo, desde que o capture. Mas o mais importante são os fiends opcionais que você libera aqui, capturando vários fiends normais. Eles liberam itens valiosos quando destrancados e mais itens importantes quando derrotados, além de um ap razoável. E vale lembrar que a maioria desses fiends opcionais são bem fortes e difíceis, necessitando bastante treino. É aqui também que está o mais difícil inimigo do jogo (na versão normal), Nemesis, liberado após capturar 10 de cada fiends e derrotar todos os outros fiends opcionais. Mais detalhes e tudo sobre a Monster Arena você confere na nossa seção de extras.
Agora fale com o camarada aqui e ele explicará sobre a Monster Arena, e pedirá que você capture os fiends de Spira para poder batalhar aqui. Escolha a segunda opção e compre alguma arma aqui (ou duas se preferir). Recomendo equipar em alguém que você não use muito ou ache fraco, e que não tenha habilidades boas na arma atual (Kimahri é bom nesse caso). Note que há um espaço adicional, você pode customizar e colocar alguma boa habilidade aí. Para capturar fiends, você deve derrotá-los com a arma que contém Capture. Comece a fazer desde já isso com os fiends que você encontrar.
Salve aqui se quiser e continue ao norte, saindo de Calm Lands. Na próxima tela salve na save sphere (vem um chefe por aí), atravesse a ponte, veja a animação e enfrente mais um chefe:
Defender X
HP: 64 000
Força: Alta, seus ataques são muito fortes
Defesa: Alta, é resistente
Velocidade: Média, não muito rápido
Precisão: Média, pode errar alguns ataques
Evasiva: Fraca
Ataques: Ataque normal (alto dano), blast punch (tira metade do HP de um personagem), Haymaker (altíssimo dano em um personagem)
Esse aqui é forte. Power Break e Dark attacks não funcionam, então use protect em toda a equipe para amenizar o alto dano de seus ataques. Use hastega para aumentar sua velocidade, e ataque com Wakka, Tidus e Auron usando magais com Lulu, sempre com Protect e revivendo e curando com Yuna. Se carregar seus overdrives não exite em usá-los. O HP dele é um pouco alto, então fique sempre se curando e usando Protect, atacando até ele morrer.
Após a batalha você tem duas opções: seguir em frente para Mt. Gagazet ou descer pela direita e adentrar na Cavern of Stolen Faith, onde você vai encontrar inimigos decentes, alguns itens e o mais valioso, o Aeon secreto Yojimbo. Aconselho ir à caverna, já que você ganhará um bom ap extra e conseguirá Yojimbo, excelente Aeon. Para ver nosso guia da Cavern of Stolen Fauth, consulte nossa seção de extras.
Seguindo o caminho normal, atravesse a ponte e siga a seta vermelha. Ande até chegar a Mt. Gagazet.

MT. GAGAZET

Siga em frente aqui e veja a animação. Fale com seu grupo e com os Ronsos e save na salve na save sphere (vem outra luta daqui a pouco). Ande em frente e veja animação. Kimahri vai lutar sozinho contra Biran e Yenke:
Biran/Yenke Ronso
HP: 9 424, 7 068
Força: Média
Defesa: Média
Velocidade: Média
Precisão: Alta
Evasiva: Fraca
Ataques: diversos, incuindo magias e técnicas de Kimahri
Será apenas Kimahri contra os dois Ronsos. Não se preocupe, será fácil, se você não usou muito Kimahri ou acha ele ruim (com toda a razão) a batalha não irá ser complicada. Bem, nessa batalha você pode aprender vários overdrives, alguns inéditos. Se eles usarem uma técnica que você não tem, use Lancet para aprendê-la. Ataque algum fisicamente quando estiverem separados, e quando estiverem juntos não faça isso, porque um deles irá bloquear o ataque e o dano será bastante reduzido. Quando estiverem separados, aproveite para atacar, e quando estiverem jutnos, use um overdrive que atinja os dois, ou aproveite pra se curar com hi-potions. Continue atacando e se curando até um dele morrer. Agora o outro ficará em berserk, o que vai fazer ele ficar mais forte. Continue atacando e curando-se sempre que o HP estiver baixo, até derrotar o outro.

Depois da batalha veja a animação e siga a seta vermelha, para entrar em Mt. Gagazet. Daqui siga em frente, e veja a cena em que os ronsos cantam a canção de Yevon. Depois entre na entrada à esquerda para abrir um baú com 2 mega-potion. Agora entre em outra pequena abertura à direita, para subir e ficar um patamar acima do chão. Siga até o final aqui para encontrar um baú com 20 000 gil. Volte e siga em frente, examinando o objeto cravado no chão para ver uma cena. Continue à esquerda, subindo a montanha. Quando chegar num local com três aberturas, pegue um caminho que tem à esquerda para achar uma Braska’s Sphere. Escolha a primeira opção (take a look) para olhar. Ela mostra a passagem de Lord Braska por Mt. Gagazet, 10 anos trás.

Continue o caminho pela esquerda, e quando chegar num local com uma área maior, examine a pedra pra mais uma aula de Lulu. Continue em frente (não desça) e vire a pequena curva para encontrar um baú com um Defending Bracer. Volte e pegue o caminho da direita para descer novamente. Vire à direita, e você encontrará uma pessoa. Esse é Wantz, irmão de O’ Aka. O coitado do O’ Aka foi preso por ser considerado traidor. No entanto o irmão dele continua o negócio, e você pode comprar armas e itens com ele, se quiser. Obs: Se ele não apareceu, é porque você não doou dinheiro pra O’ Aka no começo do jogo, ou não falou com ele algumas vezes.
Continue seu caminho abaixo, e quando chegar à curva vire outra curva à esquerda para descer num local com dois baús: um com uma HP Sphere e outro com uma Lv 4 Key Sphere. Suba de novo e siga em frente, virando à direita depois. Subindo a montanha, examine mais uma pedra e Lulu vai falar novamente. Continue subindo, salve na save sphere (vem um velho conhecido agora, e não será muito fácil), e siga a seta vermelha para sair da trilha da montanha.
Dica: se quiser encha a barra de Overdrive dos seus personagens Aeons aqui, irá facilitar a batalha que vem logo mais.
Quando estiver preparado, saia dessa tela, ande e veja a animação. Enfrente Seymour pela terceira vez:
Seymour Flux
HP: 70 000, 4 000 e 2 000 (Mortiorchis)
Força: Média pra alta, um tanto forte
Defesa: Média
Precisão: Total ou bem alta
Evasiva: Nula ou bem fraca
Velocidade: Média
Ataques: Lance of atrophy (dano e status zombie), Banish (se invocar algum aeon ele o expulsa), Full- Life (mata quem estiver em zombie), Dispel (tira efeitos positivos), Reflect (repele magais), Flare (alto dano mágico em um personagem), Cross Cleave (dano alto em todos do grupo), total anihilation (dano massivo em todos, game over)
Aqui o negócio é o seguinte: você deve derrotá-lo antes de seu ataque de aniquilação, pois esse é forte demais e matará facilmente sua equipe. E não adianta por aeon na frente, é game over. Portanto parta com tudo pra cima dele, com seus melhores ataques e overdrives. Se carregou os overdrives de seus Aeons, descarregue tudo. Usar poison nele é muito bom, pois ele tomará dano de 1400 toda vez que fizer alguma ação. Use hastega em todo o grupo para aumentar sua velocidade, e mande a ver com seus ataques. Novamente ele tem aquele bichinho, acerte nele para quando ele morrer tirar vida de Seymour. Melhor ainda, use overdrives e ataques que acertem os dois pra estar tirando dano duplo de Seymour Flux. Quando ele usar seu Lance of atrophy, imediatamente use um remedy, por que senão ele matará quem estiver com zombie com seu full-life. Mantenha seu HP sempre alto para sobreviver ao seu perigoso Cross Cleave (Protect no grupo todo é bom). Quando ele usar Dispel use Hastega no grupo de novo e Protect. Fique curando e se protegendo sempre que necessário, e atacando com tudo o que tiver. Quando a mensagem “mortiorchis is ready to anhillate” aparecer, significa que no próximo turno Seymour acabará com o grupo no ataque que citei acima. Não perca tempo agora e ataque-o sem piedade. Overdrives de Aeons funcionam bem aqui, garantindo um dano de 9999 (ou mais com Bahamut). Se ele chegar ao próximo turno e você ainda não tiver matado ele, invoque algum aeon e o ataque. Ele vai expulsá-lo e você terá mais uns turnos pra atacar. Continue atacando e se ainda não matou, use outro Aeon antes de ele usar seu ataque matador. Repita o processo até conseguir matá-lo de vez sem levar o ataque, se todos os seus aeons morrerem e você ainda não o tiver matado, reze para ver se alguém de seu grupo sobrevive ao ataque final dele (eu nunca consegui nem sei de ninguém que conseguiu, não importando se estiver com protect ou bem treinado...). Se morreu com o ataque, carregue todos os overdrives de seus Aeons da próxima vez e descarregue nele, assim você conseguirá matá-lo antes do ataque. Não é uma batalha difícil, só necessita de rapidez e preparação.
Depois da árdua batalha, veja a animação (Liquid Snake? O maldito Seymour não morreu ainda, você ainda tem um confronto final com ele pra finalmente Yuna o enviar), siga em frente e salve na save sphere aqui se quiser (você com certeza vai querer depois da última batalha...), e vá para a próxima tela.
Aqui veja a animação em CG e depois assista a conversa. Você controlará Tidus em seu sonho, ande em frente e vire à esquerda no navio. Entre pela porta à esquerda. Na sala veja o fayth, que contará uma surpreendente revelação. Ele sai da sala, siga-o. Lá fora suba as escadas e fale com ele novamente. Ele contará mais coisas hiper-reveladoras. 1000 anos atrás Zanarkand foi destruída na guerra contra Bevelle, e o povo sobrevivente criou uma nova Zanarkand a partir de suas memórias – uma Zanarkand sonho. Ela não existia de verdade, assim como as pessoas que viviam ali. E isso incui Tidus... Depois da reveladora animação, Tidus acordará e o grupo seguirá seu caminho normalmente. Siga até a seta vermelha, e na próxima tela ande até uma save sphere. Salve se quiser. Aqui haverão batalhas, e alguns inimigos fortes – incluindo o clássico Behemot. Aonde está a save sphere, pegue o caminho à esquerda, e prossiga em frente até chegar na água. Aqui somente Wakka, Tidus e Rikku entrarão. Prossiga em frente até a próxima tela, e aqui vire à direita para sair da água. Daqui você avistará dois baús à frente. Volte e saia da água lá na frente, prossiga e agora você deve acertar a bola de Wakka bem no meio brilhante. Aperte X (ou O na versão internacional) um pouco antes da abertura aparecer, fique tentando até conseguir. Acertando pegue o baú que surgiu à frente, contendo uma Lv 1 Key Sphere. Agora volte todo o caminho até terra firme, e agora com o grupo todo de volta vá até a save sphere (salve se quiser) e ande até a escada (seta vermelha). Daqui siga para a esquerda, e vá para a água novamente. Nade em frente até a próxima tela, e aqui nade até o fim para encontrar três bolas coloridas. Você deve mandar cada um dos três para a bola certa. A sequência é a seguinte: Rikku na bola verde, Tidus na bola azul e Wakka na bola veremelha. Fazendo isso você liberará um baú com uma raríssima Fortune Sphere (ativa os luck nodes – também raríssimos). Agora volte tudo até terra firme, e siga pelo caminho que surgiu à direita (seta vermelha). Porém aconselho você voltar para pegar outros itens. Da save sphere tome agora o caminho da direita. Na água nade até a próxima tela. E daqui pegue os dois baús que você avistou lá de cima: um com uma return sphere e outro com uma recovery ring. Agora pode subir pelo caminho da esquerda (seta vermelha).

Subindo uma cena acontece. Auron fala de Yunalesca, a dama que espera o summoner que consegue chegar até Zanarkand, para lhe dar o Final Aeon – para destruir Sin. Siga em frente e salve (outra batalha daqui a pouco). Siga até a saída e enfrente mais um chefe:

Sanctuary Keeper
HP: 40 000
Força: Média
Defesa: Média
Velocidade: Média
Precisão: Alta
Evasiva: Baixa
Ataques: Curaga (cura 9999 dele), Photon Wings, (atinge todos com bom dano, podendo causar status negativos), Mana Breath (atinge todos podendo causar status negativos), Tail Sweep (idem ao Mana Breath e Photon Wings), Reflect, Regen
Esse aqui não tem nada de mais, apenas use um refletc para que ele não cure 9999 todo turno. Overdrives de Aeons são uma boa pedida, fora isso dê seus melhores ataques sempre se curando. Hastega e protect no grupo é bom, e só preste atenção quando ele usar reflect em alguém, nesse caso use Dispel com Yuna para que ele não use Curaga e se cure. Também sempre cure os status negativos que ele causa, com Esuna ou itens. Curse pode ser curado com Dispel. Continue atacando-o mantendo sempre o reflect e se protegendo até ele morrer.
Depois da batalha continue pelo caminho até chegar a Zanarkand.

ZANARKAND RUINS

Aqui você verá novamente a mesma cena do começo do game. Depois de vê-la a música continua, e siga para a próxima tela. Aqui siga a seta vermelha pegando o baú com uma fortune sphere no caminho. Continue em frente até ver mais uma cena, assista-a e continue, pegando o baú na abertura à esquerda, que contém um Spiritual Targe. Siga em frente até a próxima tela, aqui você pode salvar se quiser. Siga pela porta do templo.
Agora escute o monge e prossiga (você não vai jogar blitzball, como sugere a música). Veja os faiths e siga a seta vermelha, e quando passar por debaixo de uma plataforma, suba nela por um caminho à direita (oculto no mapa) e abra o baú para 10 000 gil. Na curva tem mais uma save sphere se quiser, continue o caminho. Na bifurcação acima veja a animação, e vire a segunda entrada à direita para obter uma Friend Sphere. Continue seguindo a seta vermelha, e depois de ver os faiths correndo pegue uma entrada oculta à esquerda para abrir um baú com uma Lv 3 Key Sphere. Siga em frente e veja a cena mostrando Auron, Jetch e Braska. Continue em frente e abra o baú na próxima tela à direita, para obter uma Luck Sphere. Suba as escadas e veja a cena, salvando se quiser. Na próxima tela mais um cloister of trials:
Cloister of Trials – Zanarkand Temple
-Nessa tela pise no ponto logo no começo do tabuleiro para ativar a tela. Você deve fazer os símbolos indicados.
-Se não conseguir ver a seqüência, aqui vai a ordem: primeiro ponto no centro (logo no começo), segundo ponto no canto à esquerda, ponto logo acima do último, ponto acima de outro ponto acima do primeiro que você ativou, ponto logo acima do último à direita. Se errar algum deve voltar do começo.
-Fazendo a seqüência certa pedestais surgirão, pegue a kilika sphere na tela do próximo tabuleiro, volte e empurre o pedestal de cima da direita para fazer um símbolo surgir na próxiam tela.
-Siga pela porta que se abriu, insira novamente a kilika sphere no buraco e faça novamente os símbolos: primeiro ponto perto da tela, e outro logo abaixo deste à esquerda, outro à direita dos que você ativou, bem perto, outro abaixo à direita (depois de um ponto que está abaixo de dois grudados), (do lado deste e abaixo você pode ativar os pontos vermelhos, se não ativou acima), no canto à esquerda ative os dois azuis (os primeiros que vem acima à esquerda).
-Fazendo corretamente você ativa um dos seis símbolos, pegue a kilika sphere e coloque no pedestal abaixo do que você empurrou para outro símbolo surgir.
-Empurre o pedestal abaixo desse para outra seqüência aparecer. Siga para o tabuleiro e faça:
-primeiro ponto perto da tela, ponto logo depois à direita, ponto abaixo do primeiro à esquerda (que está no limite do tabuleiro e logo abaixo de outro), ponto à direita (abaixo de outro que está grudado), ponto no limite à esquerda (acima), ponto bem abaixo à direita (o último), ponto abaixo (o último do tabuleiro no centro).
-Fazendo corretamente outro símbolo surgirá, volte para a sala anterior e empurre o pedestal mais acima da esquerda para outra seqüência:
-os três primeiros pontos são iguais a seqüência de antes, veja lá se não lembra; o próximo ponto é logo abaixo do primeiro, e os dois próximos estão no canto da esquerda embaixo (os dois últimos à esquerda), o outro é no centro debaixo à esquerda (acima do último), outro está no canto da esquerda acima (como na seqüência anterior), e o último está à direita (ao lado de um símbolo).
-Fazendo corretamente outro símbolo surgirá, volte para a outra sala e empurre o pedestal da esquerda abaixo. Eis a seqüência:
-os três primeiros são iguais novamente, veja acima se não lembra; o próximo é o último da esquerda abaixo (bem no limite), o próximo é no centro de baixo (no limite também), o outro é no canto da direita bem acima (no limite), e o último é no canto da esquerda, no limite.
-Fazendo corretamente vem outro símbolo, pegue a besaid sphere da tela e insira no pedestal restante da sala anterior para o último símbolo.
Desculpe se não fui suficientemente claro, mas é difícil descrever isso sem imagens...eu recomendo você fazer esse sozinho mesmo, é mais fácil. E nem é tão complicado assim.
Aqui salve o jogo, pois um chefe virá em seguida...quando estiver pronto siga pela entrada:
Spectral Keeper
HP: 52 000
Força: Alta
Defesa: Média
Velocidade: Média
Evasiva: Fraca
Precisão: Alta
Ataques: contra-ataques (média força), berserk tail (chance de atingir um aliado e deixá-lo em berserk), gliph mine (explode as plataformas selecionadas com alto dano).
Antes de tudo, seria bom se você tivesse armaduras com berserk ward ou berserk proof. Essa luta é bem interessante, você lutará em plataformas que você pode se mover. Quando atacar o chefe, ele contra-atacará quem estiver em sua frente, por isso o truque é deixar apenas um personagem (de preferência com HP alto como Auron e Wakka) para levar o mínimo de dano (ou até mesmo nenhum personagem pra ele dar miss). Mova os outros com o trigger command move. Caso seja atingido pelo berserk use Esuna. Quando ele indicar as plataformas, saia com o personagem que estiver ali para não ser atingido pleo Gliph Mine. Continue atacando e se movendo estrategicamente, fugindo do gliph mine e deixando apenas um personagem na frente, e curando o berserk se necessário. Protect de Yuna é bem-vindo também, assim como overdrives de Aeons. Não exite também em usar o overdrive de seus personagens. Não vai ser difícil se mover os personagens bem e usar os mais fortes ataques.
Após a batalha veja a cena e desça o elevador para finalmente se e ncontrar com Lady Yunalesca, que te dará o Final Aeon para derrotar Sin. Salve o jogo lá embaixo (vai ter mais uma batalha daqui a pouco), e siga para a próxima sala para ver outra cena. O monge mostra Zaon, o primeiro a ser sacrificado para derrotar Sin.
Siga pelo portal azul e veja Yunalesca. Ela explica que para derrotar Sin e invocar o Final Aeon o summoner e algum outro devem ser sacrificados. Veja também Jetch dez anos atrás decidindo ser o sacrificado. Mas derrotando Sin ele volta depois de dez anos, num ciclo infinito. Será que Tidus e Yuna continuarão o ciclo?
Depois da cena entre no ponto verde e veja mais uma cena: ela explica que o Aeon que derrota Sin se torna o novo Sin, ou seja, a pessoa sacrificada se tornará Sin. Foi o que aconteceu com Jetch... o grupo está decidido em quebrar esse ciclo sem fim, igual Auron dez anos atrás. Yuna decide que ninguém será sacrificado e que o Final Summoning deve ser abolido, e agora você deve lutar com Yunalesca:
Yunalesca
HP: 24 000 (1ª forma), 48 000(2ª forma), 60 000(3ª forma)
Força: Média
Defesa: Média
Precisão: Total
Evasiva: Fraca (a não ser que esteja em darkness)
Ataques: Blind (deixa em darkness) sleep (deixa em sleep), ataque normal (baixo dano em um aliado), silence (deixa em silence), Absorb (suga HP de um aliado com médio dano), Hell Bitter (tira HP e deixa em zombie), Mega-Death (morte a todos), Curaga (cura ou dano em quem estiver com zombie), Mind blast (dano e confuse em todos)
Ela em sua primeira forma será suave, ataque-a com ataques físicos ou magias até ela morrer. Ela sempre contra-atacará com status negativos, então cure-se com itens ou Esuna. Ter habilidades contra isso é muito bom. Guarde seus overdrives para depois. Em sua segunda forma ela usa seus tentáculos para tirar dano e deixar em zombie, cure-se com itens. Ela vai usar Regen e se seu personagem estiver em zombie, irá tirar HP continuamente então tire o zombie imediatamente. Continue atacando e mantendo o HP alto (só cure quando tiver tirado o zombie). Antes de matá-la, deixe todo mundo em zombie para a próxima forma, pois ela usará Mega-Death, que é morte para todos. Mas estando como zumbi você não pode morrer não é mesmo? Mantenha-se sempre com zombie, usando dispel caso regen venha. Nessa forma ela será forte, use quantos overdrives puder, sempre deixando em zombie. Se precisar se curar use uma holy water e cure-se, mas não deixe todo mundo normal para não morrer com Mega-Death. Se ela usar curaga em quem estiver com zombie reviva. Aguente até ela usar seu Mind Blast, seu pior ataque, que causa dano e confuse em todos. Confuse proof ou ward é muito bom para essa batalha. Caso seja atingido pelo confuse ataque quem foi atingido com Lulu ou Yuna, para parar o efeito. Um Auron com confuse pode ser mortal. Continue atacando e se curando, deixando em zombie pelo menos dois do grupo. Cuidado com o mind blast e Regen. Aproveite e solte seus overdrives todos aqui. Ela não será tão difícil, a maioria morre aqui por causa do mind blast ou mega-death, mas deixando em zombie e se curando corretamente você consegue. O confuse pode ser facilmente tirado com o hell bitter dela ou com Yuna ou Lulu (se acertarem o golpe).
Após a batalha veja outra cena, e pegue o baú à esquerda (no fim onde há uma escada que te leva de volta ao mesmo andar), que contém o Sun Crest, necessário na celestial Weapon de Tidus. Se estiver com a versão internacional, é essencial que pegue agora, porque depois este lugar vai estar guardado por Dark Bahamut, e você só o vencerá com muito, mas muito treino...

Pego o baú desça a escada da frente e fale com Auron na próxima sala. Ele fará revelações surpreendentes. Eu simplesmente amo quando Tidus diz “Por que me protegeu?”, e Auron simplesmente mostra o vídeo e diz “Eis porque”. De qualquer forma siga aem frente depois do vídeo e salve na save sphere. Suba o elevador e saia do templo, seguindo a seta vernelha. Lá fora veja uma animação mostrando Sin. Na airship veja a cena. Depois de momentos agoniantes de puro silêncio, fale com o pessoal no comando de Tidus, e salve se quiser. Saia da cabine, compre algo com Rin se quiser e continue, até encontrar Yuna e Kimahri. Veja a cena e volte até a cabine, escute o plano do grupo: tocar o Hymn of the Faith para deixar Sin dócil, já que Jetch gostava da música. Salve agora, e fale com Cid para ser levado para qualquer lugar de Spira com a airship. Se quiser treinar, ou fazer missões paralelas pelo mundo pode fazer, mas o destino padrão agora é Highbridge, selecione-o na lista.

HIGHBRIDGE

Ande até os guardas e veja a cena. Seu grupo vai falar com Mika sobre Sin, e a decisão do grupo de quebrar o ciclo. Ele fala de Yu Yevon, a fonte do mal que está dentro de Sin. Falando com o Faith, responda: “I think so!” E depois “Defeat Yu Yevon”. O grupo finalmente descobre uma maneira: derrotar Yu Yevon. Se quiser outras respostas, experimente. Veja o restante da cena, Yuna desconfia do segredo de Tidus. Lá fora eles decidem fazer o Hym of the Faith, para adentrar Sin e derrotar o grande mestre Yu Yevon. Decidido, salve o jogo (agora você pode escolher a opção board airship em qualquer save sphere para ir para a airship) e escolha o destino Sin na lista. Prepare-se para a batalha: vá para o elevador, salve e escolha a opção Up. Aqui veja a brilhante animação em CG e batalhe contra Sin:
Left Fin, Right Fin
HP: 65 000 cada
Força: Média
Defesa: Fraca
Velocidade: Média para fraca
Precisão: Alta
Evasiva: Fraca
Ataques: Normal (dano em todos), Gravija (dano demi em todos), Negation (tira status)
Essa será uma batalha bem fácil (falta muito ainda pra batalha final), será apenas um pouco longa. Você estará longe de Sin, então ataque com Lulu e Wakka (ou Yuna se tiver Black Magic), curando quando necessário. Quando quiser pode se aproximar (trigger command move in) e atacar com todos para mais dano. Agora ele pode usar gravija, mas é só se curar. Caso as coisas apertem use o trigger command pull back. De resto não tem segredo, só continue atacando e se curando, até derrotar os dois fins. Depois vem outro “chefe”, que nem vou listar aqui características, por ser muito fácil. Ele é o último Sinspawn, Genais. Um mega flare acaba com ele na hora, se não der pra soltar ataque por alguns turnos (se curando caso precise) até ele morrer, fácil. Depois vem o core, outro facílimo.
Depois da fácil e longa batalha contra Sin e a ridícula contra Sinspawn, veja mais uma linda CG e, no comando de Tidus, salve novamente e saia da cabine. Ande pela airship até o elevador. Pegue-o e lá em cima fale com Yuna. Veja a cena e mais uma CG. Prepare-se para mais um confronto com Sin. Recomendo altamente que carregue seus overdrives e de seus Aeons para a próxima batalha. Quando estiver pronto, salve na save sphere e vá até o elevador. Suba e batalhe:
Overdrive Sin
HP: 140 000
Força: Total (com seu overdrive)
Defesa: Média
Precisão: Total
Evasiva: Nula
Velocidade: Baixa
Ataques: Normal (dano baixo em todos do grupo), Overdrive (Game Over)
Curto e grosso: você deve matá-lo antes de seu overdrive. Caso contrário, game over. Não adianta pôr summon na frente ou defender. É Game over. Sabendo disso, acerte-o com tudo o que tiver. Tudo mesmo. E rápido. Use hastega com Tidus para ter mais velocidade, e enquanto ele estiver longe ataque com Wakka e magias. Quando ele se aproximar use Auron, Tidus ou alguém com ataque físico forte. Se suas magais estiverem boas, continue usando. E tudo com haste, é claro. Por isso pedi pra você carregar os overdrives, descarregue tudo (principalmente aeons). Spare change de Rikku é bom também, se estiver quase perdendo pode tacar 100 000 gil para 9999 de dano. Pode fazer isso já que o fim do jogo está próximo e não vai precisar de tanto dinheiro. Faça quantas vezes quiser se necessário. O ataque dele não tem nada de mais, então nem perca tempo curando. Continue atacando sem parar, com haste e spare change se necessário. Se estiver bem treinado pode matá-lo sem nem usar overdrives, mas se estiver muito difícil carregue todos os de seus Aeons e descarregue. Atacando sem parar e com overdrives você conseguirá vencê-lo. Apenas faça o máximo de dano possível.
Seu grupo vai estar fora de Sin, salve se quiser. Seguindo a seta vermelha você entra em Sin e vai para o último lugar do jogo. Final Fantasy X, este maravilhoso e épico jogo está em seu final (assim como minhas horas de digitação), agora é a hora de fazer extras, treinar e se preparar para o confronto final. Recomendo que você pegue as celestial weapons e Aeons secretos, além de outros extras. Fazendo isso você estará suficientemente treinado para a batalha final. Se quiser ir direto, tudo bem, mas treine bem dentro do Sin. Se tiver completado todos os caminhos da sphere grid para o personagem (apenas o de suas habilidades) e tiver ataques como holy, ultima e doublecast, quick hit, etc já está pronto e pode seguir se quiser. Mas fazer os extras irá facilitar sua vida. Você quem sabe. Se quiser ir direto volte para a airship e vá pelos locais de Spira em busca dos extras (veja tudo em nossas seções). Se estiver preparado ou se sentir confiante siga a seta vermelha.

INSIDE SIN

Aqui você vai andando e o caminho vai surgindo, siga em frente. Só tenho um alerta em relação à inimigos: cuidado com o Behemot King, que usa Meteor antes de morrer. Defenda-se contra esse golpe ou invoque algum Aeon. De resto são inimigos um pouco fortes e de HP alto, aproveite para ganhar bastante ap. Continue e quando o caminho se dividir, pegue o caminho da esquerda. Continue andando e, passando a cachoeira, pegue o caminho da frente. Após a cachoeira siga à direita, e quando o caminho se dividir novamente, vá pelo de baixo. Siga até o fim e pegue o item no baú para uma Special Sphere. Desça pela cachoeira ou volte, e dessa vez siga em frente. Observe um pequeno caminho à esquerda. Siga nele para encontrar um baú com um Elixir. Volte e continue em frente. Quando o caminho se dividir novamente, pegue o caminho da esquerda descendo para achar um baú contendo uma Wizard Lance. Não desça a cachoeira. Volte e pegue o caminho da esquerda descendo para um baú com uma Lv 3 Key Sphere. Daqui suba sempre em frente, até chegar na save sphere. Salve (é hora de enviar Seymour de vez). Suba as escadas e vá até Seymour para enfrentá-lo:
Seymour Omnis
HP: 80 000
Força: Alta
Defesa: Média
Velocidade: Média
Precisão: Alta
Evasiva: Baixa
Ataques: Magias (dos 4 elementos), sendo ataque quádruplo; Dispel (tira status positivos), Ultima (dano massivo em todos do grupo)
Esse usa magais muito fortes, e acerta quatro de uma vez, com alto dano, então Shell é meio indispensável aqui. Use hastega logo no começo pra ter vantagem de velocidade. Use Shell ou com Yuna ou o item Lunar Curtain de Rikku. Ataque-o principalmente com magias de Lulu (ou Yuna se tiver) do elemento oposto ao que está nas bolas (se estiver vermelho, use Blizzard, azul, Firaga, amarelo, Water, azul em outro tom, Thunder). É só usar a magia certa no momento. Doublecast ajuda muito. Continue atacando principalmente com magias e usando Shell em todos para sobreviver, sempre curando com Yuna. Auron pode causar bom dano, mas prefira magias. Se quiser usar os Aeons, use do elemento oposto, ou não-elementais como Valefor e Bahamut. Overdrives tanto dos personagens quanto dos Aeons são muito úteis. Se alguém morrer reviva e não se esqueça de recolocar Haste e Shell. Quando ele usa Dispel, use Shell e Hastega novamente. Continue atacando com magias, usando Shell e se curando, mantendo sempre o HP no máximo porque em certo momento ele usará Ultima para um dano catastrófico. Com Shell e HP alto não vai ter problemas. Use Aeons pra bloquear caso necessite. Continue até ele morrer, vai ser um pouco difícil, mas você chega lá.
Seymour finalmente foi enviado, e agora você está na reta final. Salve o jogo novamente se quiser, e siga em frente pelo caminho. Só tenho 3 recomendações quanto aos fiends: primeiro, Demolith, tome cuidado coms eu rbeath que causa petrificação. Esteja imune ou ivnoque algum Aeon. Great Marlboro: causa o abd breath que deixa em vários status negativos. Novamente, proteja-se com equipamento ou invoque algum Aeon. E por fim, tome novamente ucidado com o Meteor do Behemot King. Quando evr um símbolo (ponto verde) à esquerda examine-o. Você deve matar 10 inimigos pra liberar a passagem. Mas tem que ser nessa área, se se afastar talvez não conte. Fique na área e conte quantos você matou. Quando chegar em 10, entre na passagem e outra barreira aparece. Você deve matar mais 10. Mate-os e a próxima barreira exige 15, Paciência, é a última. Matando todos você ganah um baú com uma mísera (por tudo o que você fez) Lv 4 Key Sphere. Seguindo em frente passe pelo priemiro buraco e verifique a esquerda onde há rochas. Tidus empurrará e abre caminho para um baú com um Defending Bracer. Continue em frente e quando encontrar uma área grande, va pela esquerda e entre numa abertura meio escondida. Toque no símbolo e abra o baú para um Megalixir. Continue em frente, e na tela que umas plataformas sobem do chão, pegue o caminho de cima (à esquerda). Tidus cairá da ponte, continue por esse caminho até a próxima tela. Aqui estará a última save sphere do jogo. Continue em frente se quiser acabar logo com isso ou à direita se quiser treinar mais e pegar mais itens. Caso seguiu direto pule para o próximo parágrafo. Na tela à direita desça tudo (apertando X ou O) e pegue o baú lá embaixo com uma Laevatein. Agora suba tudo de novo (também apertando X ou O) e volte à tela anterior. Daqui siga de uma vez a seta vermelha e para o fim do jogo:
Siga em frente e veja a torre caindo. Siga em direção ao símbolo rosado. Entrando aqui não há mais volta, então se tem mais alguma coisa pra afzer antes do fim não entre. Dentro do símbolo, você deve pegar 10 objetos para prosseguir. Fique andando e eles vão aparecendo, quando ver um vá até ele. Se encostar nos cristais entrará em batalhas, tente evitar isso. Se encostar neles fuja da batalha (direcinal para a direita e Escape), porque vai demorar e não tem mais volta, então o ap que você ganhar vai ser inútil. Note que ao pegar os objetos você ganha itens. Equipe-os ou use-os se necessário. Quando pegar os 10 objetos você sairá desse lugar, e dará de cara com seu pai Jetch. Se recebeu dano das batalhas nãos e esqueça de curar para a batalha final. Se aproxime de Jetch para ver a cena pré-batalha. Tidus e seu grupo devem derrotar Jetch para pdoer chegar em Yu Yevon. Pai e filho estão cara a cara, e Tidus demonstra seu ódio. Prepare-se para enfrentar Jetch, ao som de Otherworld:
Braska’s Final Aeon (Jecht)
HP: 60 000 (1ª forma), 120 000 (2ª forma)
Força: Alta
Defesa: Média
Velocidade: Alta
Precisão: Média (erra às vezes, na primeira vez que o derrotei devo a vitória por causa de um miss dele)
Evasiva: Baixa
Ataques: Normal (alto dano e na segunda forma ainda mais dano e atinge todos do grupo, overdrive (na primeira forma atinge um personagem com alto dano, na segunda forma atinge todos com dano massivo, fuja desse), Power Wave (pagodas aumentam seu overdrive e curam 1500 HP), Curse (status negativos em um personagem)
Você pode usar Elixir, Phoenix down ou full-life para matá-lo na hora, devido a seu status zombie. Mas não faça isso... não jogue fora a emoção dessa última batalha. Essa na teoria não é o último confronto, mas na prática é (você já vai ver doq eu estou falando). Bem, na primeira forma, economize tudo, overdrives e ataques mais fortes; além do trigger command de Tidus. Não use-o. Guarde tudo pra segunda forma. Bem, proteja-se com ahstega e protect logo no início. Mande seus melhores ataques. Ignore as pagodas, que curam e aumentam o overdrive de Jecht. Caso queira facilitar e destrui-las, use doublecast de ultima. Não eprca tempo atacando-as separadamente. Note que elas tem inicialmente 5000 HP, mas quando morrem o HP delas se torna igual ao que você desferiu o dano. Por exemplo, se tirou 20 000 delas o HP delas agora vai ser 20 000. Se quiser destrui-las use Ultima ou ataques que atinjam todos (como overdrives de Aeons). Depois que mata-las depois de alguns turnos elasd voltam. Cuidaod com o ataque de Jecht, por isso o Protect. No overdrive dele pode sofrer o ataque, mas depois reviva o personagem (Full-Life é recomendado). Ataque-o com Ultima, Holy e ataques normais (quick hit se tiver), curando-se sempre. Se a spagodas derem curse use Esuna ou remedy. Continue atacando Jecht economizando seu melhor, até a primeira forma acabar. Na segunda forma o verdadeiro Jecht se revela. Ele tem um ataque fortíssimo que atinge todos, protect é meio indispensável aqui. Além do protect use Hastega também (se tiver perdido). Continue atacando-o com seu melhor (se tiver carregado os overdirves dos Aeons, descarregue tudo para alto dano e ainda de quebra possibilidade de destruir as pagodas). Continue com holy, ultima e ataques normais, usando overdrives quando carregados, Dê o seu melhor agora. Cure-se sempre de seu ataque forte, revivendo se necessário. Use sem dó seus megalixir e elixir, já que está no final do jogo mesmo. Use o trigger command de Tidus quando o overdrive dele carregar, mas cuidado porque você só pode usar o trigger command duas vezes. Se já usou as duas vezes use um Aeon pra bloquear. Mas cuidado, quando o HP dele estiver em menos da metade ele usará como overdrive o Ultimate Jecht Shot, que causa um dano mortal. Evite isso a qualquer custo. Continue evitando seu overdrive e atacando com tudo que tem, sempre se curando e revivendo se necessário. Gaste o quanto quiser dos melhore itens. Sempre com protect e haste como proteção. Se tiver ataques fortes e uma boa defesa você o vencerá. Apena suse seus melhores ataques e cure sempre seu HP com megalixir e elixir, evitando o overdrive dele. Quando acabar, parabéns, você praticamente terminou o jogo.
O que você vai ver agora é uma das cenas mais emocionantes do jogo, pessoalmente é uma das minhas favoritas. Aprecie a bela cena e agroa você deve destruir seus Aeons. Sem segredo nenhum, invoque-os na ordem que preferir com Yuna e os mate. Você não pode morre, pois está com Auro-Life. Apenas ataque-os da maneira que quiser, se estiver forte o bastante poderá destrui-los com apenas 1 golpe. Sem nenhuma instrução aqui, simplesmente ataque-os até destruir todos. Se tiver pegoos aeons secretos vai ter de destrui-los também. Destruídos tods vem a última batalha do game, contra o “poderoso” Yu Yevon, numa batalha decepcionante:
Yu Yevon
HP: 99 999
Força: Nula (você não pode morrer)
Defesa: Baixa
Velocidade: Baixa
Precisão: Total
Evasiva: Nula
Ataques: Curaga (cura 9999 de Yu Yevon), Ultima (dano massivo em todos, mas você é revivido mesmo...), Gravija (tiro HP percentual de todos do grupo), Power Wave (as pagodas curam 1500 Hp de Yu Yevon), Osmose (tira MP de todos os personagens)
Acredite, sua última batalha foi contra Braska’s Final Aeon. O que você vai ver agora é decepcionante. Yu Yevon não tem nada de assustador, e você não pode perder devido ao Auro-Life. Se quiser mesmo perder tente se petrificar. Tudo o que você tem que afzer é soltar Reflect nele, para que o Curaga que ele solta (curando 9999 HP) cure alguém de seu grupo. Melhor ainda é zombie attack, que faz com que Ives de se curar ele tire 9999 de si mesmo. Já que é impossível perder e ele é ridículo, sem mais recomendações, ataque com o que bem entender, do jeito que quiser, até seus indignos 99 999 HP acabem... Parabéns, você terminou Final Fantasy X

Assista a emocionante e belíssima animação final desse incrível jogo. Espero que o tenha ajudado nessas dezenas de horas de jogo, e que Final Fantasy X tenha te proporcionado a mesma ou mais satisfação que ele me proporcionou. O jogo e o detonado terminam aqui, mas Final Fantasy X tem muitos extras, e garanto que valem a pena serem feitos (principalmente a versão Internacional). Estamos cuidando de criar as outras seções para FFX e logo você poderá vê-las aqui na FFB. Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas